Salário mínimo na UE varia entre 551 euros na Bulgária e 2.638 euros no Luxemburgo

O salário mínimo nos Estados-membros da União Europeia variou, em janeiro, entre os 551 euros por mês na Bulgária e os 2.638 euros no Luxemburgo, entre os 22 países onde a medida vigora, divulga hoje o Eurostat.

© D.R.

Portugal – onde o salário mínimo é pago em 14 prestações que o Eurostat reúne em 12 meses, o que dá um valor mensal de 1.015 euros – está num grupo de seis Estados-membros com valores entre os 1.323 de Espanha (desde 01 de julho de 2024) e os 1.000 euros de Chipre.

Este grupo inclui ainda a Eslovénia (1.253 euros em 31 de dezembro de 2024), a Polónia (1.091) e a Lituânia (1.038 euros).

Com salários mínimos acima de 1.500 euros por mês encontravam-se, em janeiro, o Luxemburgo (2.638 euros), a Irlanda (2.281), os Países Baixos (2.193), a Alemanha (2.161), a Bélgica (2.070) e a França (1.802 euros).

Os menores salários mínimos, com prestações abaixo dos mil euros mensais, são pagos na Croácia (970 euros), Grécia (968), Malta (961), Estónia (886), República Checa (826), Eslováquia (816), Roménia (814), Letónia (740), Hungria (707) e Bulgária (551 euros).

Para os países fora da zona euro, o Eurostat usou a taxa de câmbio em vigor em 31 de dezembro de 2024.

O serviço estatístico da UE divide ainda os países em grupos de paridade do poder de compra (PPC), estando Portugal no segundo (entre 1.000 e 1.500 PPC), com a Espanha (1.453), a Eslovénia, a Roménia, a Croácia, a Lituânia, a Grécia, Chipre, Malta e Hungria (1.030 PPC).

O grupo com PPC acima dos 1.500 euros inclui a Alemanha (1.992), Luxemburgo, Países Baixos, Bélgica, Irlanda, França e Polónia (1.523).

Abaixo dos 1.000 euros de PPC estão a Eslováquia (que lidera com 973 euros), República Checa, Estónia, Bulgária, Letónia e Estónia (878 PPC).

Últimas de Economia

A balança comercial da zona euro registou um défice de 10,3 mil milhões de euros em setembro, segundo dados divulgados pelo Eurostat, com um aumento significativo nas importações e uma redução nos excedentes.
As câmaras de Lisboa e do Porto arrecadam, em conjunto, cerca de 1,18 milhões de euros por dia com impostos associados à compra de imóveis. A capital recebe 858 mil euros diários, enquanto o Porto encaixa aproximadamente 320 mil euros.
A escalada dos preços da habitação está a aumentar as receitas das câmaras municipais. Quanto maior o valor das transações imobiliárias, maior poderá ser o montante arrecadado pelas autarquias através do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT).
No terceiro trimestre, os portugueses pagaram mais 27,6 cêntimos por litro de gasolina e mais 25,7 cêntimos por litro de gasóleo do que os automobilistas espanhóis. Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), os impostos representam quase metade do preço da gasolina e mais de 40% do gasóleo.
O cabaz alimentar monitorizado pela Deco Proteste aumentou 79 cêntimos, fixando-se nos 256,73 euros, informou hoje a associação de defesa do consumidor.
Cerca de dois mil clientes da E-Redes estavam sem energia às 12:30 de hoje, devido ao agravamento do tempo, segundo a empresa, que mantém o Estado de Regime Perturbado.
Os proprietários de terrenos rústicos e mistos que ainda não regularizaram os seus imóveis através do Balcão Único do Prédio (BUPi) enfrentam agora novos encargos. O regime de gratuitidade terminou a 30 de setembro e determinados procedimentos podem custar 250 euros.
A inflação acelerou para 3,8% em outubro, em termos homólogos, o que compara com uma taxa de 3,6% no mês anterior, segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que confirmam a estimativa rápida.
As portagens das autoestradas vão aumentar 3,83% em 2027, tendo em conta a taxa de inflação homóloga para outubro, sem habitação, divulgada hoje pelo INE, acrescida dos 0,1% de compensação às concessionárias.
A receita fiscal do Estado está a crescer a um ritmo superior a 14 milhões de euros por dia. O valor evidencia o crescimento da cobrança fiscal e volta a colocar a carga tributária sobre famílias e empresas no centro da discussão económica.