Venezuela lança operação militar na fronteira com a Colômbia

A Venezuela lançou esta sexta-feira uma operação militar no oeste do país, na região de Catatumbo, fronteiriça com a Colômbia, perto de uma zona onde combates entre grupos armados colombianos fizeram 54 mortos, anunciaram as autoridades venezuelanas.

“A operação ‘Relâmpago de Catatumbo’ começou, no âmbito do exercício popular, militar e policial ‘Escudo Bolivariano 2025’, ao longo da fronteira com o nosso país irmão Colômbia, em coordenação com o Governo do Presidente, Gustavo Petro”, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros num comunicado.

O ministro da Defesa, general Vladimir Padrino López, declarou à televisão estatal, que transmitiu imagens de soldados posicionados na zona, que “o objetivo” era “impedir que grupos armados tivessem acesso ao território venezuelano”.

Referindo-se aos combates na Colômbia, o ministro descreveu-os como um “conflito territorial nas rotas do tráfico de droga travado entre os grupos armados que lá vivem”.

Os confrontos em Catatumbo, no nordeste da Colômbia, causaram 54 mortos, 11 feridos e 12 desaparecidos desde meados de janeiro e do início da escalada de violência nesta zona fronteiriça com a Venezuela, indicaram na segunda-feira as autoridades colombianas locais, revendo em baixa o balanço anterior, de 80 mortos.

A guerrilha colombiana Exército de Libertação Nacional (ELN) tomou como alvo dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) que formaram um grupo armado rival não-signatário do acordo de paz de 2016, bem como civis, 48.000 dos quais foram deslocados.

O Governo colombiano enviou mais de 10.000 membros das forças de segurança para esta região de plantações de coca, o principal ingrediente da cocaína, droga de que a Colômbia é o maior produtor mundial.

Esta crise de segurança é a pior registada na Colômbia desde há uma década e destruiu as esperanças do Governo do Presidente de esquerda, Gustavo Petro, de desarmar o ELN, com quem tinha relançado as conversações de paz em 2022.

Os ataques do ELN também estão a prejudicar as relações entre Petro, o primeiro Presidente de esquerda da Colômbia, e a vizinha Venezuela, que se deterioraram após a contestada reeleição de Nicolás Maduro como Presidente venezuelano, em julho de 2024.

Os serviços secretos colombianos há anos suspeitam de que o território venezuelano está a ser usado como base de retaguarda por grupos armados, mas Caracas nega.

Na Venezuela, parte da região de Catatumbo é uma atração turística, atraindo visitantes para ver a frequência recorde de relâmpagos que cai em torno do Rio Catatumbo e do Lago Maracaibo em determinadas épocas do ano.

Últimas do Mundo

Corrida solidária muçulmana realizada em Londres apenas para homens levanta acusações de discriminação e está sob investigação pela Comissão de Igualdade e Direitos Humanos.
A Comissão Europeia multou hoje as marcas de moda de luxo Gucci, Chloé e Loewe em 157 milhões de euros por terem limitado os preços de revenda de produtos de roupa, calçado e acessórios durante oito anos.
A desflorestação atingiu 8,1 milhões de hectares em todo o mundo em 2024, de acordo com um relatório divulgado hoje, a menos de um mês da Conferência do Clima em Belém, no Brasil.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) Europa e a Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro (IARC) defenderam hoje políticas rigorosas sobre o álcool, como impostos elevados e restrições de venda, para reduzir o consumo e prevenir o cancro.
Pelo menos 14 pessoas morreram no desabamento de uma mina em El Callao, na Venezuela, após chuvas torrenciais terem atingido a região a sudeste de Caracas, informaram hoje as autoridades.
O Governo mexicano anunciou hoje que 64 pessoas morreram e 65 estão desaparecidas na sequência das fortes chuvas que atingiram cinco estados do centro do México entre 06 e 09 de outubro.
A Iberdrola vai queixar-se na justiça da presidente da Red Eléctrica, a operadora do sistema elétrico de Espanha, por declarações em que atribuiu responsabilidades do apagão de 28 de abril às empresas produtoras, noticiam hoje meios de comunicação social espanhóis.
Quase uma centena de pessoas ficaram feridas hoje na colisão entre dois comboios de alta velocidade no sul da Eslováquia, perto da fronteira com a Hungria.
O tráfego de passageiros nos aeroportos europeus cresceu 4,9% em agosto em termos homólogos, ficando 7% acima dos dados pré-pandemia da covid-19, segundo dados preliminares hoje divulgados pelo Airports Council International (ACI Europe).
A entrada em vigor do cessar-fogo entre Israel e o Hamas fez com que o preço do barril de petróleo americano caísse hoje para o seu nível mais baixo em seis meses, baixando a marca dos 60 dólares.