Venezuela lança operação militar na fronteira com a Colômbia

A Venezuela lançou esta sexta-feira uma operação militar no oeste do país, na região de Catatumbo, fronteiriça com a Colômbia, perto de uma zona onde combates entre grupos armados colombianos fizeram 54 mortos, anunciaram as autoridades venezuelanas.

“A operação ‘Relâmpago de Catatumbo’ começou, no âmbito do exercício popular, militar e policial ‘Escudo Bolivariano 2025’, ao longo da fronteira com o nosso país irmão Colômbia, em coordenação com o Governo do Presidente, Gustavo Petro”, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros num comunicado.

O ministro da Defesa, general Vladimir Padrino López, declarou à televisão estatal, que transmitiu imagens de soldados posicionados na zona, que “o objetivo” era “impedir que grupos armados tivessem acesso ao território venezuelano”.

Referindo-se aos combates na Colômbia, o ministro descreveu-os como um “conflito territorial nas rotas do tráfico de droga travado entre os grupos armados que lá vivem”.

Os confrontos em Catatumbo, no nordeste da Colômbia, causaram 54 mortos, 11 feridos e 12 desaparecidos desde meados de janeiro e do início da escalada de violência nesta zona fronteiriça com a Venezuela, indicaram na segunda-feira as autoridades colombianas locais, revendo em baixa o balanço anterior, de 80 mortos.

A guerrilha colombiana Exército de Libertação Nacional (ELN) tomou como alvo dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) que formaram um grupo armado rival não-signatário do acordo de paz de 2016, bem como civis, 48.000 dos quais foram deslocados.

O Governo colombiano enviou mais de 10.000 membros das forças de segurança para esta região de plantações de coca, o principal ingrediente da cocaína, droga de que a Colômbia é o maior produtor mundial.

Esta crise de segurança é a pior registada na Colômbia desde há uma década e destruiu as esperanças do Governo do Presidente de esquerda, Gustavo Petro, de desarmar o ELN, com quem tinha relançado as conversações de paz em 2022.

Os ataques do ELN também estão a prejudicar as relações entre Petro, o primeiro Presidente de esquerda da Colômbia, e a vizinha Venezuela, que se deterioraram após a contestada reeleição de Nicolás Maduro como Presidente venezuelano, em julho de 2024.

Os serviços secretos colombianos há anos suspeitam de que o território venezuelano está a ser usado como base de retaguarda por grupos armados, mas Caracas nega.

Na Venezuela, parte da região de Catatumbo é uma atração turística, atraindo visitantes para ver a frequência recorde de relâmpagos que cai em torno do Rio Catatumbo e do Lago Maracaibo em determinadas épocas do ano.

Últimas do Mundo

O novo sistema europeu de controlo de fronteiras externas para cidadãos extracomunitários vai entrar em funcionamento a partir de 12 de outubro em Portugal e restantes países do espaço Schengen, anunciaram hoje as autoridades.
Vestígios de ADN recolhidos em dois objetos encontrados perto do local do homicídio do ativista conservador Charlie Kirk correspondem ao do suspeito detido pelas autoridades, anunciou hoje o diretor do FBI, Kash Patel.
O alemão Christian Brückner, principal suspeito no caso do desaparecimento da criança ‘Maddie’ McCann, em 2007 numa estância balnear algarvia, recusou ser ouvido pela Polícia Metropolitana de Londres (‘Met’), informou hoje esta força policial.
Pelo menos 19 mulheres e crianças morreram após um autocarro ter caído a um rio em Zanfara, um estado no noroeste da Nigéria, avançou hoje a agência France-Presse (AFP).
André Ventura pediu a prisão de Pedro Sánchez, elogiou os confrontos em Múrcia e atacou a imigração em massa. Em Madrid, defendeu uma Europa “com menos imigrantes” e criticou ativistas pró-Gaza. Líder do CHEGA diz ter “orgulho tremendo” no que aconteceu em Espanha.
O funeral do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, assassinado na quarta-feira, vai realizar-se a 21 de setembro no estado do Arizona, anunciou hoje a organização Turning Point, da qual era fundador.
Cerca de 110 mil pessoas participaram hoje num protesto pela “liberdade de expressão" em Londres, convocado pelo ativista britânico de direita radical Tommy Robinson, segundo estimativas da polícia londrina.
Pelo menos 21 pessoas ficaram feridas, três em estado grave e duas em estado "potencialmente grave", numa explosão no bar Mis Tesoros, que também afetou o prédio de habitação onde se situa, no bairro madrileno de Puente de Vallecas.
O robô explorador da agência espacial dos Estados Unidos (EUA), NASA, descobriu rochas num canal de rio seco que podem conter potenciais sinais de vida microscópica antiga, informaram os cientistas.
O gigante de 'software' Microsoft escapou a uma multa da Comissão Europeia que suspeitava de abuso de posição dominante no mercado relacionado com a sua aplicação de videoconferência Teams, que separou de outros programas.