PSP deteve no Aeroporto de Lisboa 10 pessoas e detetou 20 casos de documentos falsificados

A PSP deteve na última semana no Aeroporto de Lisboa dez cidadãos, um dos quais com um mandado da Interpol, e detetou três passageiros com documentos alheios e 17 por fraude documental, numa operação europeia hoje divulgada.

© D.R

Uma nota do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) dá conta que a PSP participou, entre 27 de janeiro 02 de fevereiro, no controlo fronteiriço no Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa, na operação da Interpol e da Frontex denominada “JAD (Joint Action Days STOPOVER 4”, “com o objetivo principal de reforçar o controlo da fronteira externa e promover a cooperação internacional”.

Em Lisboa, a operação da Polícia de Segurança Pública (PSP) contou com a colaboração de dois peritos da Interpol e, durante os dias em que decorreu, foram fiscalizados mais de 150.000 passageiros na fronteira, resultando em 41 recusas de entrada em território nacional.

No mesmo período de tempo, a Interpol verificou cerca de 55.000 passageiros, provenientes de mais de 300 voos, nas suas bases de dados, obtendo quatro resultados positivos (HITS).

“A operação ‘JAD STOPOVER 4’ destacou a importância da cooperação internacional no reforço da segurança das fronteiras e na prevenção de atividades ilícitas”, refere a PSP, reafirmando o seu compromisso em continuar a colaborar estreitamente para garantir a segurança e a integridade das fronteiras europeias.

Últimas do País

As projeções das televisões para a abstenção nas eleições presidenciais de hoje indicam que deverá situar-se entre os 35,6% e os 43%.
A influência às urnas para a eleição do próximo Presidente da República situava-se, até às 12h00 de hoje, nos 21,18%, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
O escrutínio para eleger o Presidente da República decorre hoje e a tomada de posse do próximo chefe do Estado acontece em 09 de março, perante a Assembleia da República, como manda a Constituição de 1976.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) esclareceu hoje que os boletins de voto na segunda volta das eleições presidenciais terão os nomes de dois candidatos.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) aplicou 19 processos de contraordenação a oficinas de automóveis pela falta do livro de reclamações e por não terem taxas e impostos nos preços afixados.
O Infarmed recebeu mais cinco pedidos para a realização de ensaios clínicos em 2025, totalizando 209, e autorizou 190, segundo dados hoje divulgados, que revelam uma diminuição do tempo médio de decisão para 32 dias.
Carência de professores generaliza-se a todo o país e obriga escolas a recorrer a horas extraordinárias e soluções de recurso.
Portugal registou mais mortes em 2025, com mais 3.124 óbitos face a 2024, mas os óbitos de crianças com menos de um ano baixaram.
O Heliporto do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, registou mais de 200 aterragens desde que retomou a atividade há 10 meses, dando resposta a pedidos de todo o país, anunciou hoje a instituição.
Quinze distritos estão atualmente sob aviso amarelo devido à previsão de neve e agitação marítima por vezes forte, avançou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).