PSP deteve no Aeroporto de Lisboa 10 pessoas e detetou 20 casos de documentos falsificados

A PSP deteve na última semana no Aeroporto de Lisboa dez cidadãos, um dos quais com um mandado da Interpol, e detetou três passageiros com documentos alheios e 17 por fraude documental, numa operação europeia hoje divulgada.

© D.R

Uma nota do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) dá conta que a PSP participou, entre 27 de janeiro 02 de fevereiro, no controlo fronteiriço no Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa, na operação da Interpol e da Frontex denominada “JAD (Joint Action Days STOPOVER 4”, “com o objetivo principal de reforçar o controlo da fronteira externa e promover a cooperação internacional”.

Em Lisboa, a operação da Polícia de Segurança Pública (PSP) contou com a colaboração de dois peritos da Interpol e, durante os dias em que decorreu, foram fiscalizados mais de 150.000 passageiros na fronteira, resultando em 41 recusas de entrada em território nacional.

No mesmo período de tempo, a Interpol verificou cerca de 55.000 passageiros, provenientes de mais de 300 voos, nas suas bases de dados, obtendo quatro resultados positivos (HITS).

“A operação ‘JAD STOPOVER 4’ destacou a importância da cooperação internacional no reforço da segurança das fronteiras e na prevenção de atividades ilícitas”, refere a PSP, reafirmando o seu compromisso em continuar a colaborar estreitamente para garantir a segurança e a integridade das fronteiras europeias.

Últimas do País

A campanha do Banco Alimentar Contra a Fome recolheu este fim de semana 2.150 toneladas de alimentos, avançou hoje a instituição de solidariedade social, menos 2,8% do que na campanha homóloga de 2024.
Um vigilante ao serviço da Urgência do Hospital de Santo Tirso foi agredido, na noite de domingo, por um grupo de cerca de vinte homens que entrou no serviço a exigir que um indivíduo alcoolizado fosse atendido de imediato.
O período para pagamento da última prestação do IMI superior a 100 euros decorre até terça-feira, por ser o primeiro dia útil após o final do prazo oficial de 30 de novembro, informou hoje o Ministério das Finanças.
Assim, Porto, Braga e Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo, entre as 18h00 e as 21h00 de hoje devido à previsão de precipitação, por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis pessoas morreram no despiste de um veículo ligeiro, na madrugada deste domingo, na Avenida das Forças Armadas, em Lisboa, que se incendiou após o embate. As vítimas serão jovens com idades entre os 18 e os 20 anos, avança a RTP.
Um pequeno incêndio deflagrou, na manhã de sábado, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, obrigando à transferência de dois doentes para outras unidades de saúde.
Os proprietários de imóveis com um IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) superior a 100 euros têm até hoje para pagar a última prestação deste imposto.
O preço da farinha e do açúcar tem vindo a baixar desde o início do ano, mas o valor dos ovos deverá encarecer os doces de Natal, ao registar, desde o início do ano, um aumento de quase 32%.
Cerca de 20% das 2.331 vagas abertas para os novos médicos escolherem a especialidade ficaram por preencher, anunciou hoje a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), alertando para a incapacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em fixar esses profissionais.
O Banco Alimentar Contra a Fome (BA) começa hoje uma nova campanha de recolha de alimentos, em 2 mil lojas e com a ajuda de mais de 41 mil voluntários, apelando “à partilha de alimentos com quem mais precisa”.