FMI e Argentina trabalham para novo um programa de assistência

O Fundo Monetário Internacional (FMI) indicou hoje que as negociações com o Governo da Argentina para um novo programa de assistência prosseguem "de forma construtiva e frequente".

© FMI

“As conversações continuam de forma construtiva e frequente”, disse numa conferência de imprensa em Washington a porta-voz do FMI, Julie Kozack.

A porta-voz explicou que o novo programa de assistência “procurará consolidar o progresso alcançado até ao momento, ao mesmo tempo que aborda os desafios pendentes que o país enfrenta”.

Uma missão do FMI visitou recentemente Buenos Aires para conversações com as autoridades argentinas sobre este novo programa, um diálogo que, segundo disse, foi “construtivo”.

A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, reuniu-se em janeiro em Washington com o presidente argentino, Javier Milei, tendo sido decidido que as equipas de negociadores devem trabalhar “de forma expedita” nas funcionalidades do novo programa.

Em março de 2022, o Conselho Executivo do FMI aprovou um acordo de financiamento para a Argentina no valor de cerca de 44 mil milhões de dólares, o qual já passou por oito das dez revisões contempladas.

No seu mais recente relatório trimestral publicado em janeiro, o FMI manteve a previsão de crescimento da Argentina para 2025 em 5%.

Últimas do Mundo

Um número indeterminado de alunos foi raptado de uma escola católica no centro da Nigéria, anunciou hoje um responsável local, assinalando o segundo rapto deste tipo no país numa semana.
Sheikh Hasina, outrora a mulher mais poderosa do Bangladesh, cai agora como carrasco nacional: um tribunal condenou-a à morte por orquestrar a carnificina que matou 1.400 manifestantes e feriu 25 mil.
A violência contra cristãos disparou em 2024, com mais de 2.200 ataques que vão de igrejas incendiadas a fiéis assassinados, revelando uma Europa cada vez mais vulnerável ao extremismo e ao ódio religioso. Alemanha, França, Espanha e Reino Unido lideram a lista negra da cristianofobia.
O procurador-geral de Espanha, Álvaro García Ortiz, foi esta quinta-feira, 20 de novembro, condenado pelo Tribunal Supremo do país por um delito de revelação de informações pessoais e em segredo de justiça através do reenvio de um 'e-mail' a jornalistas.
O crescimento económico na OCDE desacelerou para 0,2% no terceiro trimestre, menos duas décimas que no segundo, com uma evolução diferente entre os países membros e uma queda significativa da atividade do Japão.
Cerca de mil pessoas, incluindo mais de 130 alpinistas, foram hoje retiradas das proximidades do vulcão Semeru, na ilha de Java, que entrou em erupção na quarta-feira, disseram as autoridade indonésias.
A ação, hoje anunciada pela Europol, decorreu na quinta-feira, no âmbito do Dia da Referenciação, e abrangeu Portugal, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Reino Unido.
Os Estados Unidos anunciaram hoje a chegada ao mar das Caraíbas do seu porta-aviões USS Gerald Ford, oficialmente no âmbito de operações de combate ao narcotráfico, mas que ocorre em plena escalada das tensões com a Venezuela.
Milhares de filipinos reuniram-se hoje em Manila para iniciar uma manifestação de três dias anticorrupção, enquanto a Justiça investiga um alegado desvio de milhões de dólares destinados a infraestruturas inexistentes ou defeituosas para responder a desastres.
Várias pessoas morreram hoje no centro da capital sueca, Estocolmo, atropeladas por um autocarro num incidente que provocou também vários feridos, afirmou a polícia sueca em comunicado.