Professores timorenses dispensados em 2023 exigem acordo antes de teste

Os 1.499 professores timorenses contratados e dispensados em 2023 pediram ao Governo de Timor-Leste para assinar um acordo com o Ministério da Educação antes da realização do teste especial, anunciado na semana passada.

© D.R.

“Aceitamos a realização do teste especial, mas, caso não sejamos aprovados, que solução dará o Ministério da Educação aos professores com diploma do ensino secundário para resolver esta situação?”, questionou, em declarações à Lusa, o porta-voz dos ex-professores contratados de 2023, Agostinho Pinto.

Segundo Agostinho Pinto, os 1.499 ex-professores contratados dedicaram-se ao setor da educação durante vários anos, alguns dos quais entre 10 e 20 anos, e por essa razão, o antigo executivo dignificou o seu sacrifício ao elevar o seu estatuto de voluntários para agentes da administração pública, com os seus nomes publicados no Jornal da República.

“Agora, o Ministério da Educação pretende fazer um teste para nós, mas com que intenção? Não sabemos”, questionou.

Agostinho Pinto reconheceu que o estatuto dos docentes é o de agentes da administração pública. No entanto, frisou que já preencheram os três requisitos exigidos: um contrato legal com o Ministério da Educação, a posse do diploma mínimo de bacharelato e a avaliação de desempenho com classificação positiva.

Acrescentou ainda que, apesar do cumprimento destes requisitos, o Ministério da Educação recusou proceder à avaliação de desempenho dos professores junto da Comissão da Função Pública para que estes fossem registados no Sistema Integrado de Gestão e Auditoria Pública.

“Achamos que não é necessário realizar um teste especial. Mas, se o Ministério da Educação nos obrigar a fazê-lo, primeiro tem de haver um acordo entre os professores dispensados e o ministério”, sugeriu.

O responsável explicou ainda que os agentes da administração pública que possuem apenas diploma do ensino secundário ou que não preencham os requisitos necessários para serem docentes terão a oportunidade, segundo proposta do Ministério da Educação, de fazer um contrato para exercer funções administrativas ou de assistente docente.

“Aceitamos o teste especial como uma via para contribuir para a solução. No entanto, preferimos que haja um debate antes de avançarmos para esse teste especial, caso contrário, o problema continuará a gerar descontentamento e insatisfação”, concluiu.

O Ministério da Educação de Timor-Leste anunciou na semana passada a realização de um teste especial para os professores contratados e dispensados em 2023 para lhes dar oportunidade de ingressar no sistema de ensino nacional.

Em 2024, o Ministério da Educação realizou também testes a antigos professores dispensados do sistema de ensino para estabelecer uma bolsa de candidatos.

No total, foram registadas 568 aprovações para um total de 2.400 vagas disponíveis.

Últimas do Mundo

A Procuradoria-Geral da Rússia anunciou hoje que declarou "indesejável" a atividade da Associação dos Russos Livres, criada por emigrantes russos que se opõem à guerra na Ucrânia, entre eles alguns residentes em Portugal.
Várias pessoas ficaram hoje feridas em Munique quando um condutor dirigiu o seu carro contra um grupo, atropelando várias, avançou a polícia alemã.
A Maritime Rescue resgatou, nas últimas horas, 217 pessoas, incluindo nove mulheres e um menor, que navegavam em duas canoas e num bote de borracha, em El Hierro e Lanzarote, informou hoje o porta-voz desta federação internacional de resgate.
Duas fontes palestinianas próximas das conversações em curso para pôr fim à crise que ameaça a trégua entre Israel e o Hamas disseram hoje à France Presse que há progressos que podem conduzir à troca de prisioneiros no sábado.
A Ucrânia sofreu uma redução mais acentuada de soldados do que a Rússia em 2024, que tem beneficiado do apoio da Coreia do Norte e do Irão, afirma o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS).
O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, defendeu hoje que os países europeus da organização devem gastar "muito mais" na sua defesa, fazendo eco das exigências urgentes nesse sentido do presidente norte-americano, Donald Trump.
Um total de 72 imigrantes de origem subsaariana foram hoje resgatados pela Guarda Civil de Maiorca e pelo Salvamento Marítimo de Espanha, em três barcos, nas costas da ilha de Cabrera, no arquipélago das Baleares. Todos os migrantes parecem gozar de boa saúde, informou a Delegação do governo nas Ilhas Baleares.
Mais de seis dezenas de países, sem Estados Unidos e Reino Unido, assinaram uma declaração para uma inteligência artificial aberta, inclusiva e ética, divulgada hoje na Cimeira de Ação sobre a IA, em Paris.
O ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Luis Rubiales reiterou esta terça-feira, no tribunal em que está a ser julgado por agressão sexual, que teve consentimento da jogadora Jenni Hermoso para beijá-la em Sydney, em agosto de 2023.
Vários governos locais na China começaram a incorporar o modelo de inteligência artificial (IA) DeepSeek para ajudar nas tarefas administrativas e melhorar a assistência às necessidades públicas, informou hoje a imprensa local.