Professores timorenses dispensados em 2023 exigem acordo antes de teste

Os 1.499 professores timorenses contratados e dispensados em 2023 pediram ao Governo de Timor-Leste para assinar um acordo com o Ministério da Educação antes da realização do teste especial, anunciado na semana passada.

© D.R.

“Aceitamos a realização do teste especial, mas, caso não sejamos aprovados, que solução dará o Ministério da Educação aos professores com diploma do ensino secundário para resolver esta situação?”, questionou, em declarações à Lusa, o porta-voz dos ex-professores contratados de 2023, Agostinho Pinto.

Segundo Agostinho Pinto, os 1.499 ex-professores contratados dedicaram-se ao setor da educação durante vários anos, alguns dos quais entre 10 e 20 anos, e por essa razão, o antigo executivo dignificou o seu sacrifício ao elevar o seu estatuto de voluntários para agentes da administração pública, com os seus nomes publicados no Jornal da República.

“Agora, o Ministério da Educação pretende fazer um teste para nós, mas com que intenção? Não sabemos”, questionou.

Agostinho Pinto reconheceu que o estatuto dos docentes é o de agentes da administração pública. No entanto, frisou que já preencheram os três requisitos exigidos: um contrato legal com o Ministério da Educação, a posse do diploma mínimo de bacharelato e a avaliação de desempenho com classificação positiva.

Acrescentou ainda que, apesar do cumprimento destes requisitos, o Ministério da Educação recusou proceder à avaliação de desempenho dos professores junto da Comissão da Função Pública para que estes fossem registados no Sistema Integrado de Gestão e Auditoria Pública.

“Achamos que não é necessário realizar um teste especial. Mas, se o Ministério da Educação nos obrigar a fazê-lo, primeiro tem de haver um acordo entre os professores dispensados e o ministério”, sugeriu.

O responsável explicou ainda que os agentes da administração pública que possuem apenas diploma do ensino secundário ou que não preencham os requisitos necessários para serem docentes terão a oportunidade, segundo proposta do Ministério da Educação, de fazer um contrato para exercer funções administrativas ou de assistente docente.

“Aceitamos o teste especial como uma via para contribuir para a solução. No entanto, preferimos que haja um debate antes de avançarmos para esse teste especial, caso contrário, o problema continuará a gerar descontentamento e insatisfação”, concluiu.

O Ministério da Educação de Timor-Leste anunciou na semana passada a realização de um teste especial para os professores contratados e dispensados em 2023 para lhes dar oportunidade de ingressar no sistema de ensino nacional.

Em 2024, o Ministério da Educação realizou também testes a antigos professores dispensados do sistema de ensino para estabelecer uma bolsa de candidatos.

No total, foram registadas 568 aprovações para um total de 2.400 vagas disponíveis.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia foi alvo de buscas policiais em Bruxelas devido a suspeitas na venda de 23 imóveis ao Estado belga em 2024. A investigação está a cargo do Ministério Público Europeu, que confirmou diligências de recolha de provas.
Dados recentes da agência europeia FRONTEX indicam que, entre 2024 e 2025, mais de 100 mil pessoas entraram ilegalmente em Espanha pelas rotas do Mediterrâneo Ocidental e das Canárias. Cerca de 73% provêm de países sem conflitos armados generalizados.
As perdas seguradas por catástrofes naturais atingiram em 2025 os 127.000 milhões de dólares (cerca de 106.681 milhões de euros), ultrapassando os 100.000 milhões de dólares pagos pelo setor segurador pelo sexto ano consecutivo.
Uma operação policial europeia que incluiu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha impediu a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de várias divisas.
A Comissão Europeia propôs hoje a criação de uma aplicação para reportar casos de cyberbullying e instou os Estados-membros a desenvolverem uma abordagem comum para combater o fenómeno, que atinge uma em seis crianças.
As autoridades francesas lançaram hoje um apelo por testemunhas depois de terem acusado um ex-professor de 79 anos de violação agravada e abuso sexual contra 89 menores em vários países entre 1967 e 2022.
A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.