Resgatadas 72 pessoas em três barcos na costa das ilhas Baleares

Um total de 72 imigrantes de origem subsaariana foram hoje resgatados pela Guarda Civil de Maiorca e pelo Salvamento Marítimo de Espanha, em três barcos, nas costas da ilha de Cabrera, no arquipélago das Baleares. Todos os migrantes parecem gozar de boa saúde, informou a Delegação do governo nas Ilhas Baleares.

© Facebook Open Arms

O primeiro barco, que transportava 24 pessoas, foi intercetado a cerca de duas milhas náuticas (3,7 quilómetros) da costa às 00:15 (23:15 de terça-feira em Lisboa).

Os outros dois barcos — um com 23 passageiros e outro com 25 — foram resgatados à 01:15 (00:15 em Lisboa), a duas e a três milhas (entre 3,7 e 5,6 quilómetros) a sul, respetivamente, de Cabrera.

Desde o início do ano, 18 barcos com imigrantes chegaram às ilhas Baleares, com um total de 384 ocupantes, de acordo com uma contagem da agência de notícias EFE.

Horas antes, cerca de 500 imigrantes de origem magrebina e subsaariana foram resgatados nas costas de Lanzarote, Gran Canaria e El Hierro, situação que fez colapsar novamente os recursos de acolhimento, segundo as autoridades espanholas.

Devido a esta situação, 94 pessoas dormiram na doca de Arrecife, refere o Salvamento Marítimo de Espanha, que fez o resgate de 504 pessoas que viajavam em nove barcos precários, entre elas 13 menores.

Segundo a informação prestada pelo Salvamento Marítimo, o nono barco foi localizado a 122 quilómetros a sudoeste de El Hierro, após a chamada telefónica às 18:30 de terça-feira (hora das Canárias), e nele viajam cerca de 70 pessoas.

Pelas 16:51 (hora das Canárias), chegaram ao porto de Arrecife dois barcos assistidos pela embarcação de resgate Guardamar Polimnia, depois do Salvamento Marítimo ter recebido dois avisos da presença de dois barcos insufláveis localizados a 47 e 72 quilómetros, respetivamente, a nordeste de Lanzarote, nos quais viajavam um total de 97 imigrantes.

A primeira operação ocorreu após uma chamada para o 112 do próprio barco em que viajavam 56 homens, três mulheres e um menor de origem magrebina e subsaariana, e a segunda depois de um navio mercante e o avião de resgate Sasemar 102 terem avistado outro com 37 ocupantes magrebinos, 34 homens e três mulheres.

Todos os resgatados encontram-se bem de saúde, de acordo com o Salvamento Marítimo.

O dispositivo de emergência de Lanzarote, a ilha onde chegaram seis dos barcos, informou que estão a preparar uma tenda no porto de Arrecife para acolher 94 pessoas para dormir.

Últimas do Mundo

Cerca de 20 aeronaves de guerra chinesas sobrevoaram hoje os arredores de Taiwan, um dia antes do início das manobras militares anuais do Exército taiwanês, conhecidas como Han Kuang, informaram fontes oficiais da ilha.
O Pentágono, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, confirmou que vai enviar mais armamento para a Ucrânia, horas depois do Presidente Donald Trump ter mencionado a reversão da suspensão da entrega de armas.
O ministro das Finanças da Irlanda e atual presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, foi hoje reeleito líder do fórum informal dos governantes da moeda única, após os outros dois concorrentes se terem retirado da ‘corrida’.
O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Mao Ning, acusou o dalai-lama de estar "há muito tempo envolvido em atividades separatistas contra a China sob disfarce religioso" e de tentar "separar o Tibete da China"
A Polónia restabeleceu os controlos fronteiriços com a Alemanha e a Lituânia à meia-noite de domingo (23:00 em Lisboa), uma decisão que visa conter o fluxo de imigração ilegal.
Centenas de banhistas parisienses deram hoje um mergulho no Sena pela primeira vez desde 1923, o culminar de uma limpeza do icónico rio da capital francesa que começou com os Jogos Olímpicos de 2024.
A Polónia vai destacar cinco mil militares para os controlos fronteiriços com a Alemanha e a Lituânia, a partir de segunda-feira até pelo menos até 5 de agosto, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A ilha italiana da Sicília vai acolher o primeiro centro de formação para pilotos de caças F-35 fora dos Estados Unidos, anunciou hoje o ministro da Defesa de Itália, Guido Crosetto.
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, considerou hoje "uma vergonha" a Marcha do Orgulho Gay, que reuniu no sábado nas ruas de Budapeste dezenas de milhares de pessoas, apesar da proibição da polícia.
A Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), reunida esta semana no Porto, pediu hoje "atenção internacional urgente" para o rapto, deportação e "russificação" de crianças ucranianas.