Bruxelas contesta e pormete resposta a tarifas recíprocas dos EUA

A Comissão Europeia criticou hoje a política comercial de tarifas recíprocas proposta na quinta-feira pelo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, prometendo uma resposta firme.

© D.R.

Em comunicado, o executivo comunitário refere que “a política comercial recíproca” proposta por Trump “é um passo na direção errada”.

“A UE reagirá com firmeza e de imediato contra os obstáculos injustificados ao comércio livre e equitativo, nomeadamente quando os direitos aduaneiros forem utilizados para pôr em causa políticas legais e não discriminatórias”, salientou.

Além disso, reiterou o seu empenho “num sistema de comércio mundial aberto e previsível que beneficie todos os parceiros”.

A Comissão salientou ainda terem sido “as regras previsíveis e transparentes e direitos aduaneiros baixos” que fizeram prosperar o comércio mundial e acusou os EUA de porem em causa compromissos negociados há décadas para reduzir as barreiras comerciais.

O presidente Donald Trump apresentou na quinta-feira o seu plano de aumentar as tarifas dos Estados Unidos para igualar as taxas de impostos que outros países cobram sobre as importações, afirmando que “é justo para todos”.

“Decidi, por uma questão de justiça, que vou cobrar uma tarifa recíproca”, afirmou Donald Trump durante a assinatura da proclamação na Sala Oval, acrescentando: “É justo para todos. Nenhum outro país pode reclamar”.

Últimas de Economia

O índice mundial de preços dos alimentos registou em agosto um aumento de 6,9% face ao mesmo mês do 2024, informou hoje a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) disse hoje que a gestão atual da TAP tem demonstrado "uma ineficiência notável no planeamento da operação", o que, defendeu, "se traduz em custos elevados com trabalho suplementar".
A companhia aérea irlandesa de baixo custo Ryanair informou hoje que concluiu a instalação de medidores de bagagem de mão maiores em 235 aeroportos em toda a Europa.
Entre janeiro e setembro de 2025, 13.522 funcionários públicos aposentaram-se através da Caixa Geral de Aposentações (CGA), um número ligeiramente inferior ao do mesmo período do ano passado. Contudo, o destaque vai para o aumento das pensões mais elevadas uma vez que, segundo dados publicados em Diário da República e revelados pelo Jornal de Notícias, 393 reformas superaram os 5.000 euros mensais brutos, mais 30 do que em 2024.
A contabilização de prestações como o apoio ao cuidador informal, o complemento por dependência e o Seguro Social Voluntário como rendimento está a levar à perda de apoios como o abono de família, segundo o Jornal de Notícias.
O preço do cabaz alimentar essencial, composto por 63 produtos, subiu cerca de 17 euros no último ano, atingindo agora um valor médio de 271 euros, de acordo com dados da DECO Proteste, citados pela SIC Notícias. A variação corresponde a um aumento de aproximadamente 2% face a agosto de 2024.
A remuneração dos novos depósitos a prazo dos particulares caiu em junho pelo 19.º mês consecutivo, para 1,39%, atingindo o valor mais baixo desde maio de 2023, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).
A Ryanair vai reduzir em 16% a operação em Espanha durante o inverno, o que inclui fechar a base de Santiago de Compostela e deixar de voar para Vigo (ambos na Galiza), anunciou hoje a companhia aérea irlandesa.
As renegociações de crédito à habitação caíram em julho para 346 milhões de euros, num recuo de 32,4% em termos homólogos, segundo dados hoje publicados pelo Banco de Portugal (BdP).
Os preços da produção industrial homólogos aumentaram, em julho, 0,2% na zona euro e 0,4% na União Europeia (UE), com Portugal, em contraciclo, a apresentar o terceiro maior recuo (-3,6%), divulga hoje o Eurostat.