Homem agredido e ferido com gravidade no Memorial do Holocausto em Berlim

Um homem foi hoje à noite agredido e gravemente ferido por um atacante no recinto do Memorial do Holocausto de Berlim, que assinala o genocídio dos judeus pelos nazis, informou a polícia da capital alemã.

© D.R.

“Um desconhecido atacou o homem” por volta das 18:00 locais (17:00 de Lisboa) e depois pôs-se em fuga, acrescentou a porta-voz da polícia berlinense.

Foi lançada uma grande operação policial em toda a zona para tentar encontrá-lo, enquanto a vítima foi transportada para o hospital. Várias testemunhas do ataque receberam também cuidados dos serviços de emergência.

Inaugurado em 2005 no centro da capital, perto da Porta de Brandeburgo e da embaixada dos Estados Unidos, o memorial, com mais de 2.000 lápides de betão, recorda os mais de seis milhões de judeus exterminados pelo regime de Adolf Hitler durante o Terceiro Reich (1933-1945).

A zona foi isolada, eram visíveis três veículos de bombeiros, cerca de dez veículos da polícia e um foco de luz foi posicionado por cima do local para o iluminar.

As autoridades não forneceram, até agora, pormenores sobre o motivo da agressão.

Mas esta ocorreu no mesmo dia em que a polícia comunicou a detenção de um cidadão russo de 18 anos suspeito de planear um “atentado politicamente motivado” em Berlim, a dois dias das eleições legislativas na Alemanha.

Segundo vários órgãos de comunicação social, entre os quais os diários Tagesspiegel e Bild, o suspeito é um checheno que terá planeado um atentado contra a embaixada de Israel em Berlim.

Os jornais falam de motivações islamitas e o suspeito foi hoje presente a um juiz de instrução.

Últimas do Mundo

O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.