Polónia anuncia aumento da presença militar norte-americana no país

O Presidente polaco Andrzej Duda afirmou hoje que a presença militar dos Estados Unidos na Polónia vai ser reforçada e anunciou a visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Polónia.

© Facebook de Andrzej Duda

Duda fez o anúncio no regresso de uma deslocação aos Estados Unidos, onde se reuniu com Donald Trump à margem da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC, na sigla em inglês).

O Presidente polaco manifestou satisfação pelo facto de Donald Trump planear aumentar a presença das Forças Armadas dos Estados Unidos na Polónia.

O mesmo assunto já tinha sido debatido durante a visita do secretário da Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, a Varsóvia.

De acordo com Duda, “não há receio de que a presença dos Estados Unidos na Polónia diminua, mas sim de que se intensifique”.

Além disso, o Presidente polaco anunciou também que Donald Trump aceitou um convite para visitar a Polónia, embora não tenha indicado a data.

O encontro entre Duda e Trump ocorreu numa altura em que o Presidente dos Estados Unidos se prepara para se reunir com outros líderes europeus, incluindo o Presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, em Washington.

Anteriormente, Duda referiu que o chefe de Estado norte-americano tem conhecimento do projeto “Fort Trump”, uma proposta polaca para estabelecer uma base militar permanente dos Estados Unidos na Polónia.

O chefe de Estado polaco afirmou que Trump considera Varsóvia “um dos aliados mais credíveis”, em termos militares e económicos.

Últimas do Mundo

O Papa Francisco teve hoje alta, tendo deixado o Hospital Gemeli, em Roma, depois de 38 dias de internamento, em direção ao Vaticano.
O Papa Francisco vai receber alta hospitalar no domingo, após 37 dias de internamento no Hospital Gemelli, em Roma, devido a problemas respiratórios, anunciou hoje um dos médicos que o acompanha.
O aeroporto londrino de Heathrow vai reabrir parcialmente hoje e deverá estar a funcionar em pleno no sábado, anunciou a administração, pedindo aos passageiros que confirmem os voos junto das respetivas companhias aéreas.
As autoridades brasileiras realizaram hoje uma operação policial contra um grupo dedicado ao tráfico internacional de armas suspeito de enviar cerca de duas mil espingardas para o Comando Vermelho, a maior organização criminosa do Rio de Janeiro.
A Meta anunciou hoje a incorporação do seu 'chatbot' de inteligência artificial (IA) nas suas plataformas em 41 países europeus a partir desta semana, apesar dos "complexos sistemas regulatórios" da União Europeia.
O Comité de Ministros do Conselho da Europa recebeu 20 novos casos de Portugal em 2024 para supervisão de execução de decisões do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, havendo casos pendentes há mais de cinco anos, incluindo urgentes.
O Centro Criptológico Nacional (CCN) espanhol admitiu ter gerido mais de 177 mil ciberataques em 2024, dos quais 382 foram considerados críticos, o que representa um crescimento de 64% face ao ano anterior.
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, ameaçou aplicar à Venezuela "sanções severas e crescentes", caso este país recuse um “fluxo consistente de voos de deportação” de venezuelanos dos Estados Unidos.
As deteções de drogas nas águas residuais na Europa apontam para um aumento dos consumos de cocaína, anfetaminas e sobretudo MDMA/ecstasy, com Lisboa como a cidade portuguesa em destaque, segundo um estudo hoje divulgado.
A Comissão Europeia vai apresentar hoje um novo livro branco para o setor da defesa com medidas para reforço da segurança da União Europeia, como colaboração na contratação pública e preferência para empresas e fornecedores do espaço comunitário.