Portugal no pódio dos países com maior crescimento de receitas da Cellnex

As receitas da operação da Cellnex em Portugal cresceram 20% em 2024, em comparação com o ano anterior, colocando o mercado no 'pódio' das maiores subidas da empresa que gere infraestruturas de telecomunicações.

© DR

O grupo anunciou hoje que fechou 2024 com um aumento de 7,7% do total das receitas para 3,9 mil milhões de euros, face ao período homólogo, o que permitiu reduzir os prejuízos em 90% para 28 milhões de euros.

Questionado sobre os números da operação portuguesa, onde entrou em 2020 quando comprou as torres móveis da Altice Portugal, o presidente executivo do grupo, Marco Patuano, comentou que Portugal tem sido um caso de sucesso, que tem estado a ser replicado em outros mercados, como na Holanda.

Já o administrador financeiro, Raimon Trias, detalhou que “tem estado no TOP3”, em termos de proveitos. Apesar de não divulgar o valor total das receitas, adiantou que aumentaram mais de 20%.

“Em termos de contribuição para o grupo, Portugal está a ganhar tração e a aproximar-se dos principais mercados”, entre os quais a França, Itália, Polónia e Reino Unido, salientou o presidente executivo do grupo.

No que toca à entrada da Digi em Portugal, no final do ano passado, Marco Patuano comentou apenas que a operadora romena “tem um modelo disruptivo”, preferindo não comentar “estratégias comerciais dos clientes”.

A Cellnex, sediada em Espanha, opera em 10 países europeus, e gere um portfólio de cerca de 110 mil sites [torres], dos quais 6.703 sites em Portugal, a maioria dos quais através da aquisição destes ativos à Meo e à Nos.

Últimas de Economia

O reembolso do IRS totalizou 1.377,4 milhões de euros até maio, abaixo dos 2.020,6 milhões de euros reportados no mesmo período do ano passado, indicou a síntese de execução orçamental.
O Tribunal de Contas (TdC) anunciou hoje que concedeu o visto ao contrato do INEM para o transporte aéreo de emergência médica, no âmbito do concurso público que prevê a operação de quatro helicópteros pela empresa Gulf Med.
O valor do Adicional ao IMI totalizou 154,5 milhões de euros em 2024, um aumento de 5,68% face ao ano anterior, segundo dados da Autoridade Tributária.
A meia dúzia de ovos ficou mais cara quase 28% desde janeiro, atingindo os 2,06 euros no final de junho, segundo dados da Deco enviados à Lusa.
Os hóspedes e as dormidas no setor do alojamento turístico aumentaram 2,6% e 1,3% em maio, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A taxa de inflação homóloga terá aumentado para 2,4% em junho, mais 0,1 pontos percentuais do que no mês anterior, segundo a estimativa rápida divulgada, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Termina, esta segunda-feira o prazo para o pagamento do IMI por parte dos proprietários de imóveis numa prestação única caso o valor seja inferior a 100 euros ou da primeira prestação se o montante for superior.
A CP - Comboios de Portugal registou lucros pelo terceiro ano consecutivo, mas metade do valor atingido em 2023. Porém, o número de passageiros transportados cresceu 8,7%, segundo dados hoje divulgados.
Cerca de um terço dos trabalhos em Portugal são "antigos", ou seja, são desempenhados há 20 anos ou mais, de acordo com um estudo que será apresentado no Fórum do Banco Central Europeu (BCE), em Sintra.
A atribuição do subsídio de refeição em cartão tem um impacto fiscal positivo de 87 milhões de euros e aumenta o Produto Interno Bruto (PIB) em 1,74 mil milhões de euros, segundo um estudo promovido pela SVoucher.