ULS Médio Tejo adjudica construção de edifício de Pedopsiquiatria

A Unidade Local de Saúde (ULS) Médio Tejo anunciou hoje a adjudicação de construção do novo edifício de Pedopsiquiatria na envolvente do Hospital de Tomar, representando um "reforço dos cuidados de saúde mental" para a infância e adolescência.

© D.R

“A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo vai dar um passo significativo no reforço dos cuidados de saúde mental para a infância e adolescência”, refere, em comunicado, a ULS Médio Tejo, com sede em Torres Novas (Santarém), tendo anunciado a adjudicação da construção do novo edifício de Pedopsiquiatria, localizado no Hospital de Tomar, e dado conta que a obra “vai ter início brevemente”, com um prazo estimado de execução de sete meses.

O novo edifício representa um investimento de cerca de um milhão de euros, incluindo IVA, e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um montante de 591 mil euros, e por recursos próprios da ULS do Médio Tejo, no valor de 317 mil euros.

Com este investimento, a ULS do Tejo “reforça a sua resposta em saúde mental na infância e adolescência, face ao aumento das necessidades de assistência e desafios que se colocam às gerações mais novas”, salienta o presidente do Conselho de Administração (CA) da instituição, citado em nota informativa.

“A saúde mental das nossas crianças e jovens é um pilar fundamental para a construção de um futuro mais saudável e promissor”, afirmou Casimiro Ramos, para quem “o reforço da Pedopsiquiatria, com a criação de uma infraestrutura moderna e dedicada, tem a ambição de disponibilizar uma resposta precoce e multidisciplinar em saúde mental que permita às crianças e jovens ultrapassar desafios e desenvolver todo o seu potencial”.

As instalações vão ser construídas de raiz numa área localizada junto à portaria principal do Hospital de Tomar, num edifício com 512 metros quadrados, que incluirá áreas de receção e atendimento, uma sala de espera, quatro gabinetes de consulta, duas salas dedicadas a terapias, uma sala de reuniões, espaços de apoio e outras áreas técnicas.

A empreitada do novo edifício, cujo projeto de execução está “enquadrado no âmbito das Reformas de Saúde Mental do PRR”, inclui ainda “áreas de lazer” com o objetivo de “criar um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades específicas de crianças, adolescentes e suas famílias”.

A ULS do Médio Tejo agrega o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, assegurando a prestação dos cuidados de saúde nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha (todos do distrito de Santarém) e Vila de Rei (distrito de Castelo Branco).

Últimas do País

Os municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria estão a desenvolver um documento que garanta a isenção das autorizações da A8 e A19, tendo em conta os danos nas vias alternativas.
Militares da Guarda detetaram o jovem, de 19 anos, num terminal multibanco com "um comportamento suspeito". GNR apreendeu 400 euros em numerário.
Cerca de nove mil clientes da E-Redes nas localidades afectadas pela depressão Kristin, que passou pelo continente em 28 de janeiro, continuou pelas 13h00 de hoje sem energia eléctrica, informou a empresa.
As buscas para encontrar o casal de idosos do concelho de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, que está desaparecido desde terça-feira, foram retomadas na manhã de hoje com mais meios e o recurso a drones.
O presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, denunciou hoje o furto de 15 peças que fixam as comportas que integram o sistema de drenagem para evitar as inundações na cidade.
Seis distritos do litoral norte e centro de Portugal vão estar na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de melhorias marítimas, disse hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os Agricultores do Norte registaram 1.695 declarações de prejuízos devidos ao mau tempo, numa estimativa de 25 milhões de euros, das quais 70% têm origem no Douro, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
A Câmara de Leiria vai manter o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil e a declaração de situação de alerta ativadas, devido à depressão Kristin, que já envolveu quase 10.500 operacionais.
Três habitações ficaram soterradas e 20 pessoas de outras casas próximas foram realojadas devido a um novo deslizamento de terras, na sequência do mau tempo, ocorrido hoje na Costa da Caparica, concelho de Almada, informou a Proteção Civil.
A Câmara de Vila Franca de Xira estima “em cerca de 15 milhões de euros” os prejuízos resultantes das recentes intempéries, que originaram 483 ocorrências e obrigaram à deslocação de mais de 30 moradores, anunciou hoje a autarquia.