ULS Médio Tejo adjudica construção de edifício de Pedopsiquiatria

A Unidade Local de Saúde (ULS) Médio Tejo anunciou hoje a adjudicação de construção do novo edifício de Pedopsiquiatria na envolvente do Hospital de Tomar, representando um "reforço dos cuidados de saúde mental" para a infância e adolescência.

© D.R

“A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo vai dar um passo significativo no reforço dos cuidados de saúde mental para a infância e adolescência”, refere, em comunicado, a ULS Médio Tejo, com sede em Torres Novas (Santarém), tendo anunciado a adjudicação da construção do novo edifício de Pedopsiquiatria, localizado no Hospital de Tomar, e dado conta que a obra “vai ter início brevemente”, com um prazo estimado de execução de sete meses.

O novo edifício representa um investimento de cerca de um milhão de euros, incluindo IVA, e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um montante de 591 mil euros, e por recursos próprios da ULS do Médio Tejo, no valor de 317 mil euros.

Com este investimento, a ULS do Tejo “reforça a sua resposta em saúde mental na infância e adolescência, face ao aumento das necessidades de assistência e desafios que se colocam às gerações mais novas”, salienta o presidente do Conselho de Administração (CA) da instituição, citado em nota informativa.

“A saúde mental das nossas crianças e jovens é um pilar fundamental para a construção de um futuro mais saudável e promissor”, afirmou Casimiro Ramos, para quem “o reforço da Pedopsiquiatria, com a criação de uma infraestrutura moderna e dedicada, tem a ambição de disponibilizar uma resposta precoce e multidisciplinar em saúde mental que permita às crianças e jovens ultrapassar desafios e desenvolver todo o seu potencial”.

As instalações vão ser construídas de raiz numa área localizada junto à portaria principal do Hospital de Tomar, num edifício com 512 metros quadrados, que incluirá áreas de receção e atendimento, uma sala de espera, quatro gabinetes de consulta, duas salas dedicadas a terapias, uma sala de reuniões, espaços de apoio e outras áreas técnicas.

A empreitada do novo edifício, cujo projeto de execução está “enquadrado no âmbito das Reformas de Saúde Mental do PRR”, inclui ainda “áreas de lazer” com o objetivo de “criar um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades específicas de crianças, adolescentes e suas famílias”.

A ULS do Médio Tejo agrega o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, assegurando a prestação dos cuidados de saúde nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha (todos do distrito de Santarém) e Vila de Rei (distrito de Castelo Branco).

Últimas do País

Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam, na manhã desta quarta-feira, tempos de espera superiores a 14 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
Uma mulher do alegado grupo criminoso desmantelado em maio e que se dedicava ao auxílio à imigração ilegal, corrupção e branqueamento de capitais viu a sua medida de coação ser agravada para prisão preventiva, informou hoje a PJ.
O programa "ligue antes, salve vidas", para reduzir a pressão nas urgências, ainda não foi implementado em todas as unidades locais de saúde por falta de capacidade da linha SNS 24, reconheceu hoje o diretor executivo do SNS.
O presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) anunciou hoje que o regulador vai analisar contratos de seguros de proteção ao crédito, onde vê sinais de “algum desequilíbrio” na relação contratual com os clientes.
O casal acusado de triplo homicídio em Donai, no concelho Bragança, em julho de 2022 foi hoje condenado a 25 anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização à família das vítimas de 225 mil euros.
Um casal foi condenado a dois anos e nove meses de prisão, suspensa na sua execução, por enviar mensagens de telemóveis falsas a cobrar supostas dívidas em nome da EDP, revelou hoje a Procuradoria-Geral Regional do Porto.
“Vocês não respeitam nada. Uma cambada de racistas, um gangue de racistas.” Ataques e insultos dirigidos a líder parlamentar e deputados do CHEGA levaram comandante a intervir e a chamar a polícia.
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição avisa: prepare a carteira. Carne, peixe, fruta e legumes poderão subir até 7% já no próximo ano. Custos de produção disparam, exigências europeias apertam e o retalho admite que, apesar dos esforços, não vai conseguir travar totalmente os aumentos.
O número de livros impressos editados em 2024 caiu 14,3% para um total de 11.615 e o preço aumentou 2,6% face a 2023, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam hoje de manhã tempos de espera de cerca de 12 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.