ULS Médio Tejo adjudica construção de edifício de Pedopsiquiatria

A Unidade Local de Saúde (ULS) Médio Tejo anunciou hoje a adjudicação de construção do novo edifício de Pedopsiquiatria na envolvente do Hospital de Tomar, representando um "reforço dos cuidados de saúde mental" para a infância e adolescência.

© D.R

“A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo vai dar um passo significativo no reforço dos cuidados de saúde mental para a infância e adolescência”, refere, em comunicado, a ULS Médio Tejo, com sede em Torres Novas (Santarém), tendo anunciado a adjudicação da construção do novo edifício de Pedopsiquiatria, localizado no Hospital de Tomar, e dado conta que a obra “vai ter início brevemente”, com um prazo estimado de execução de sete meses.

O novo edifício representa um investimento de cerca de um milhão de euros, incluindo IVA, e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um montante de 591 mil euros, e por recursos próprios da ULS do Médio Tejo, no valor de 317 mil euros.

Com este investimento, a ULS do Tejo “reforça a sua resposta em saúde mental na infância e adolescência, face ao aumento das necessidades de assistência e desafios que se colocam às gerações mais novas”, salienta o presidente do Conselho de Administração (CA) da instituição, citado em nota informativa.

“A saúde mental das nossas crianças e jovens é um pilar fundamental para a construção de um futuro mais saudável e promissor”, afirmou Casimiro Ramos, para quem “o reforço da Pedopsiquiatria, com a criação de uma infraestrutura moderna e dedicada, tem a ambição de disponibilizar uma resposta precoce e multidisciplinar em saúde mental que permita às crianças e jovens ultrapassar desafios e desenvolver todo o seu potencial”.

As instalações vão ser construídas de raiz numa área localizada junto à portaria principal do Hospital de Tomar, num edifício com 512 metros quadrados, que incluirá áreas de receção e atendimento, uma sala de espera, quatro gabinetes de consulta, duas salas dedicadas a terapias, uma sala de reuniões, espaços de apoio e outras áreas técnicas.

A empreitada do novo edifício, cujo projeto de execução está “enquadrado no âmbito das Reformas de Saúde Mental do PRR”, inclui ainda “áreas de lazer” com o objetivo de “criar um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades específicas de crianças, adolescentes e suas famílias”.

A ULS do Médio Tejo agrega o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, assegurando a prestação dos cuidados de saúde nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha (todos do distrito de Santarém) e Vila de Rei (distrito de Castelo Branco).

Últimas do País

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia anunciou hoje uma concentração junto à residência do primeiro-ministro no dia da greve geral e plenários nos aeroportos a 18 de dezembro, admitindo mais protestos em janeiro caso o Governo "nada altere".
A PSP de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, deteve um jovem de 16 anos que se encontrava na posse de droga e de um sabre.
Mais de duas dezenas de cidadãos estrangeiros estavam a viver num imóvel sobrelotado no coração da cidade de Beja, revelou esta terça-feira a PSP.
O processo relativo à morte do estudante Manuel de Oliveira Gonçalves, conhecido por “Manu”, será apreciado em tribunal a partir de 26 de janeiro, no Tribunal Judicial de Braga. Estão já agendadas sessões adicionais para 4 e 18 de fevereiro e 4 de março.
Cerca de 70 mil dos 414 mil utentes da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria não têm médico de família atribuído e a "situação mais expressiva acontece nos concelhos de Leiria e Ourém", revelou esta entidade.
A Polícia Judiciária (PJ), através da diretoria do Norte, deteve oito indivíduos no âmbito da operação denominada Puro Verde, por suspeitas de práticas de corrupção relacionadas com a produção de vinho verde.
Todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela, que tinham sido fechados pelas 17h00 de terça-feira devido à queda de neve, já estão desimpedidos, disse a Proteção Civil.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu hoje ao Hospital de São João, no Porto, onde foi operado a uma hérnia, o tratamento recebido, e enalteceu o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Uma mulher de 20 anos foi detida por suspeita de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, sendo a vítima um menor de 13 anos que conheceu nas redes sociais, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Mais de uma em cada quatro turmas com alunos com necessidades educativas está sobrelotada, o que representa um aumento das escolas em incumprimento da legislação face ao ano passado, revela um inquérito da Fenprof.