ULS Médio Tejo adjudica construção de edifício de Pedopsiquiatria

A Unidade Local de Saúde (ULS) Médio Tejo anunciou hoje a adjudicação de construção do novo edifício de Pedopsiquiatria na envolvente do Hospital de Tomar, representando um "reforço dos cuidados de saúde mental" para a infância e adolescência.

© D.R

“A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo vai dar um passo significativo no reforço dos cuidados de saúde mental para a infância e adolescência”, refere, em comunicado, a ULS Médio Tejo, com sede em Torres Novas (Santarém), tendo anunciado a adjudicação da construção do novo edifício de Pedopsiquiatria, localizado no Hospital de Tomar, e dado conta que a obra “vai ter início brevemente”, com um prazo estimado de execução de sete meses.

O novo edifício representa um investimento de cerca de um milhão de euros, incluindo IVA, e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um montante de 591 mil euros, e por recursos próprios da ULS do Médio Tejo, no valor de 317 mil euros.

Com este investimento, a ULS do Tejo “reforça a sua resposta em saúde mental na infância e adolescência, face ao aumento das necessidades de assistência e desafios que se colocam às gerações mais novas”, salienta o presidente do Conselho de Administração (CA) da instituição, citado em nota informativa.

“A saúde mental das nossas crianças e jovens é um pilar fundamental para a construção de um futuro mais saudável e promissor”, afirmou Casimiro Ramos, para quem “o reforço da Pedopsiquiatria, com a criação de uma infraestrutura moderna e dedicada, tem a ambição de disponibilizar uma resposta precoce e multidisciplinar em saúde mental que permita às crianças e jovens ultrapassar desafios e desenvolver todo o seu potencial”.

As instalações vão ser construídas de raiz numa área localizada junto à portaria principal do Hospital de Tomar, num edifício com 512 metros quadrados, que incluirá áreas de receção e atendimento, uma sala de espera, quatro gabinetes de consulta, duas salas dedicadas a terapias, uma sala de reuniões, espaços de apoio e outras áreas técnicas.

A empreitada do novo edifício, cujo projeto de execução está “enquadrado no âmbito das Reformas de Saúde Mental do PRR”, inclui ainda “áreas de lazer” com o objetivo de “criar um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades específicas de crianças, adolescentes e suas famílias”.

A ULS do Médio Tejo agrega o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, assegurando a prestação dos cuidados de saúde nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha (todos do distrito de Santarém) e Vila de Rei (distrito de Castelo Branco).

Últimas do País

O Ministério do Ambiente e Energia foi hoje alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária, na sequência das anteriormente efetuadas na empresa Transtejo, por suspeita de fraude na obtenção de subsídios, segundo fonte ligada ao processo.
A Inspeção-geral da Saúde está a analisar se há indícios de responsabilidade financeira em três conselhos de administração do hospital de Santa Maria, incluindo o que foi liderado pela ministra da saúde, Ana Paula Martins.
A Transtejo foi hoje alvo de buscas por suspeitas de fraude na obtenção de subsídios, estando em causa 17 milhões de euros, anunciou a Polícia Judiciária, indicando que a operação decorreu de um inquérito dirigido pela Procuradoria Europeia.
Portugal teve a segunda maior quebra no índice de produtividade do trabalho agrícola, de 10,7%, em 2025, tendo o indicador aumentado 9,2% na UE em comparação com o ano anterior, divulga hoje o Eurostat.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou hoje para esquemas de recomendações de investimento fraudulentos em redes sociais, em particular em grupos de WhatsApp, que podem servir como um meio para manipulação de mercado.
Um homem de 29 anos foi detido hoje em Lisboa por suspeita de crimes de abuso sexual sobre uma mulher de 21 anos que se encontrava alegadamente em estado de embriaguez, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Três pessoas foram detidas e várias armas foram apreendidas hoje de manhã no âmbito de uma operação de prevenção criminal nas freguesias dos Olivais e Marvila, em Lisboa, disse à Lusa fonte da PSP.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu esta quarta-feira o aviso laranja emitido para seis distritos do norte e centro de Portugal continental devido à previsão de agitação marítima forte até sábado. O IPMA tinha emitido anteriormente aviso laranja até quinta-feira.
A ministra da Administração Interna admitiu hoje que “correu mal” nos aeroportos portugueses a introdução do novo sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários, mas recusou que seja da "exclusiva responsabilidade" da PSP.
Uma embarcação de pesca que se encontrava nas imediações conseguiu resgatar três dos sete tripulantes da embarcação, mas um deles não resistiu. Há ainda registo de quatro pescadores desaparecidos.