Intrapolls: CHEGA sobe para 19% em março

Inquérito mostra que a Aliança Democrática registou a maior queda e o Partido Socialista não ganhou terreno significativo.

© Folha Nacional

O CHEGA subiu para 19% em março, segundo o inquérito mais recente da Intrapolls. No novo cenário legislativo de estimativa eleitoral, publicado esta segunda-feira, na rede social X (antigo Twitter), a Intrapolls indica que o partido liderado por André Ventura subiu cerca de 0,9 pontos percentuais (p.p.), ao contrário da coligação Aliança Democrática (AD) que registou a maior queda.
De acordo com a Intrapolls, a AD anotou a maior descida (-2,3 p.p.), seguida pelo Partido Socialista (PS) que não ganhou terreno significativo (+0,6 p.p.). A subir estão também a CDU e o Bloco de Esquerda, com +1,3 p.p. e +0,9 p.p. respetivamente.
Com estes resultados, o CHEGA mantém-se como a terceira força política, com 19%. Em primeiro lugar, está a AD (28,4%) e em segundo o PS (25,6%).
Estes resultados surgem a partir de 154 inquéritos, realizados pela Intrapolls, entre sábado (1 de março de 2025) e esta segunda-feira (3 de março de 2025). A Intrapolls é um projeto independente para recolha e análise de inquéritos políticos.

Últimas de Política Nacional

A Comissão Parlamentar das Infraestruturas, Mobilidade e Habitação aprovou esta semana o requerimento do Grupo Parlamentar do CHEGA para a audição da Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, e da Comissão de Utentes dos Transportes Públicos do Seixal (CUTS), na sequência do agravamento da situação da Transtejo na ligação fluvial Seixal–Cais do Sodré.
O partido CHEGA defende que as crianças cujos pais trabalham devem ter prioridade na inscrição nas creches do programa ‘Creche Feliz’. Para André Ventura, líder da oposição, esta medida é essencial para proteger as famílias trabalhadoras que, muitas vezes, se sentem prejudicadas no acesso a vagas.
O presidente do CHEGA, André Ventura, defendeu hoje que a ministra da Saúde já deveria ter dito que vai fazer uma auditoria completa ao INEM e que daí vai retirar consequências.
O CHEGA propõe a reposição imediata da aplicação da taxa reduzida de IVA a equipamentos energéticos, que deixou de se aplicar em 01 de julho, e acusa o Governo PSD/CDS-PP de aplicar um "imposto sobre o calor".
Quase 90 presidentes de câmara estão de saída nestas autárquicas por terem chegado ao limite de três mandatos consecutivos na mesma autarquia, a maior parte deles socialistas.
Para André Ventura, “se alguém comete um homicídio ou uma violação, não pode ficar impune só porque se passaram 10 ou 15 anos”.
O Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) tinha 515 mil pedidos de nacionalidade pendentes no primeiro semestre de 2025, de acordo com os dados atualizados hoje no Portal da Justiça.
O líder do CHEGA anunciou esta sexta-feira um compromisso com o primeiro-ministro para concluir ainda este mês o processo legislativo das alterações às leis da nacionalidade e imigração.
As propostas de lei do Governo de alteração aos diplomas da nacionalidade e da imigração baixaram à fase de especialidade sem serem votadas hoje na generalidade, bem como projetos-lei do CHEGA sobre as mesmas matérias.
O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, recusou hoje suspender o reagrupamento familiar de imigrantes pedido pelo CHEGA.