EUA sublinham “empenho a 100%” na segurança a Israel

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, disse ao seu homólogo israelita, Israel Katz, que o governo de Washington "está 100% empenhado na segurança de Israel" e que os dois países concordaram em "trabalhar em conjunto" para enfrentar o Irão.

© Facebook de Pete Hegseth

O Pentágono afirmou, num comunicado divulgado após a conversa telefónica, que os dois conversaram para “discutir interesses bilaterais, desenvolvimentos e oportunidades regionais e prioridades de assistência à segurança”.

“O secretário reafirmou que os Estados Unidos continuam 100 por cento empenhados na segurança de Israel e sublinhou o laço inquebrável que existe entre os Estados Unidos e Israel”, disse, antes de afirmar que os dois “concordaram que o Irão continua a ser uma ameaça à segurança regional e concordaram em trabalhar em conjunto para enfrentar este desafio”.

Por seu turno, Katz enalteceu a “grande conversa” com Hegseth e revelou, numa mensagem na sua conta nas redes sociais, que lhe agradeceu “o apoio da administração de Donald Trump na aceleração da ajuda militar a Israel, bem como o seu compromisso inabalável com a segurança de Israel”.

“Estamos de acordo. Todos os reféns têm de regressar a casa e o governo do Hamas em Gaza tem de ser afastado. O Irão continua a ser a maior ameaça à segurança regional”, disse, adiantando que vão trabalhar em conjunto “para impedir que o Irão obtenha armas nucleares”, afirmou, sublinhando que os laços entre os dois países são “inquebráveis”.

O gabinete de Katz avançou ainda, em comunicado, que o ministro da Defesa israelita informou Hegseth sobre a situação das operações “antiterroristas” levadas a cabo pelo exército na Cisjordânia, sublinhando a importância das “zonas de segurança” no Líbano e na Síria, segundo o The Times of Israel.

Israel não respeitou os termos do cessar-fogo no Líbano, em vigor desde 27 de novembro, ao não se retirar totalmente do sul do país e ao manter cinco posições, ao mesmo tempo que entrou em território sírio e ocupou várias zonas após a queda do regime de Bashar al-Assad, em dezembro, numa ofensiva de jihadistas e rebeldes.

O gabinete do ministro da Defesa israelita garantiu que Katz agradeceu ao seu homólogo norte-americano o seu “apoio” nestas ações, ao mesmo tempo que o informou sobre a situação em Gaza, onde Israel bloqueou a entrada de ajuda humanitária depois de ter exigido o prolongamento da primeira fase do cessar-fogo, facto que não foi aceite pelo Hamas por não fazer parte do pacto alcançado em janeiro.

Osama Hamdan, um alto responsável do Hamas, acusou na segunda-feira o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, de tentar reavivar a “agressão” contra a Faixa de Gaza e sublinhou que as autoridades israelitas “estão a trabalhar arduamente” para provocar o colapso do acordo de cessar-fogo, em vigor desde 19 de janeiro.

Últimas do Mundo

Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.