Canadá anuncia novas tarifas alfandegárias sobre produtos dos EUA

O Canadá anunciou hoje que vai impor novas tarifas alfandegárias sobre determinados produtos norte-americanos a partir de quinta-feira, em resposta à taxação sobre o aço e o alumínio anunciada pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

© D.R.

As autoridades canadianas irão impor taxas alfandegárias de 25% sobre 29,8 mil milhões de dólares canadianos (18 mil milhões de euros) de importações norte-americanas, anunciou hoje Dominic LeBlanc, ministro das Finanças canadiano, numa conferência de imprensa conjunta com outros ministros.

Isto afetará principalmente produtos como computadores, equipamento desportivo e produtos de ferro fundido.

LeBlanc deixou ainda claro que o Governo canadiano “pode impor” mais tarifas em resposta às ações do Governo Trump.

“O nosso Governo continuará a trabalhar incansavelmente para convencer a Administração Trump a abandonar completamente estas tarifas, que são absolutamente injustificadas”, acrescentou LeBlanc.

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Mélanie Joly, disse hoje, na mesma conferência de imprensa, que “esta será uma luta diária”.

Joly alertou que durante a cimeira ministerial do G7, que começou hoje na cidade canadiana de Charlevoix, abordará a guerra comercial em todos os encontros que tiver com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.

“Em todas as reuniões, vou levantar a questão das tarifas para coordenar a nossa resposta com os europeus e pressionar os norte-americanos. Isto é muito mais do que economia. É sobre o futuro do nosso país. A soberania e a identidade canadianas não são negociáveis”, acrescentou Joly.

Estas novas tarifas juntam-se às que o Canadá já impôs desde o início de março sobre mais 30 mil milhões de dólares (cerca de 19 mil milhões de euros) em importações dos Estados Unidos, que vão desde bebidas alcoólicas a sumo de laranja e eletrodomésticos.

No total, o Canadá está atualmente a impor tarifas de 25% sobre quase 60 mil milhões de dólares (38 mil milhões de euros) de importações dos Estados Unidos.

À meia-noite de terça-feira, os Estados Unidos começaram a implementar tarifas sobre as importações de aço e alumínio de todo o mundo, somando-se às outras taxas que o Governo norte-americano impôs na semana passada sobre os produtos canadianos excluídos do tratado T-MEC – o acordo de livre comércio entre EUA, México e Canadá.

Últimas de Política Internacional

A NATO vai reforçar a vigilância e segurança no flanco leste da Aliança Atlântica, depois do incidente em que drones russos entraram no espaço aéreo da Polónia, anunciou hoje a organização.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, homenageou hoje, numa cerimónia solene no Pentágono, as vítimas dos atentados de 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque e Washington, que causaram cerca de 3.000 mortos.
O Presidente finlandês, Alexander Stubb, acusou hoje a Hungria e a Eslováquia de alimentarem a invasão da Ucrânia com as compras de recursos fósseis russos, durante uma visita à Ucrânia, ecoando críticas de Kiev.
A Comissão Europeia desembolsou hoje a oitava parcela do empréstimo de assistência macrofinanceira excecional (AMF), no valor de mil milhões de euros, de um total de 18,1 mil milhões de euros.
Peter Mandelson foi destituído do cargo de embaixador britânico nos Estados Unidos "com efeito imediato", na sequência de alegações sobre a sua relação com o abusador de menores norte-americano Jeffrey Epstein, comunicou hoje o Governo.
A Polónia, membro da União Europeia (UE) e da NATO, anunciou hoje que restringiu o tráfego aéreo na sua fronteira leste, após a invasão de cerca de 20 drones russos suspeitos no seu território.
O primeiro-ministro polaco anunciou esta quarta-feira que vai invocar o artigo 4.º do Tratado da NATO, que prevê consultas entre todos perante ameaças à segurança de um dos Estados-membros, na sequência da violação do seu espaço aéreo por drones russos.
A França regista hoje protestos que se fizeram sentir principalmente nos transportes e autoestradas, com mais de 100 detenções, a maioria em Paris, num dia em que estava previsto um bloqueio total convocado contra as medidas do Governo.
Manifestantes nepaleses incendiaram esta terça-feira o Parlamento na capital Katmandu, após a demissão do primeiro-ministro na sequência de protestos que causaram 19 mortos, anunciou um porta-voz da assembleia.
O Parlamento Europeu (PE) validou hoje o acordo entre a União Europeia (UE) e o Brasil que permite o intercâmbio de dados pessoais e não pessoais para combater a criminalidade grave e o terrorismo.