Francisco Alves Rito vence eleições para a presidência do Vitória de Setúbal

O jornalista Francisco Alves Rito, líder da lista A, foi eleito na sexta-feira presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2025-2028, com um total de 755 votos.

©Facebook de Francisco Alves Rito

O diretor do jornal ‘O Setubalense’, de 52 anos, foi o mais votado das duas listas candidatas, vencendo a eleição do clube da segunda divisão distrital da Associação de Futebol de Setúbal, frente ao oponente Fernando Belo (lista B), com 382 votos.

No total de 1.183 votos apurados no pavilhão Antoine Velge, o presidente da mesa da Assembleia-Geral cessante, David Mestre Leonardo, anunciou que se registaram 31 votos brancos e 15 nulos.

Após o triunfo, o sucessor de Carlos Silva, que, entre dezembro de 2020 e novembro de 2024, foi presidente da direção e, daí para cá, liderou a Comissão de Gestão depois de não se terem apresentado candidatos nas eleições de há quatro meses, apelou à união dos associados.

“A partir do momento em que encerraram as votações, agora, somos todos Vitória. Mostrámos à cidade, região e país que o Vitória está vivo. O Vitória precisa de grandes soluções, medidas de envergadura e de recursos avultados, mas também precisa do trabalho e o pequeno contributo de todos para as tarefas mais quotidianas”, disse.

Francisco Alves Rito, que agradeceu ao anterior presidente Carlos Silva a “dedicação ao clube no momento mais difícil da sua história”, sublinhou que a prioridade passa por garantir condições para a sustentabilidade económica do emblema vitoriano.

“A nossa primeira preocupação é a sobrevivência do clube e a sua sustentabilidade económica, de forma a ganhar condições para ser relançado e para podermos olhar para o futuro com confiança”, vincou.

Na quarta-feira, pelas 19:00, no Auditório Municipal Charlot, o novo presidente do Vitória de Setúbal e os restantes órgãos sociais são empossados, numa cerimónia que contará com a presença de elementos do executivo da Câmara Municipal de Setúbal, liderada por André Martins.

Últimas de Desporto

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) venceu hoje a Volta à Suíça, ao triunfar na oitava e última etapa em cronoescalada, em que anulou a diferença de 33 segundos para o então líder, o francês Kévin Vauquelin (Arkéa-B&B Hotels).
Teresa Bonvalot conquistou hoje o seu sexto título de campeã portuguesa de surf, ao triunfar na etapa açoriana da Liga da modalidade, disputada em São Miguel.
A seleção portuguesa conquistou hoje pela segunda vez a Liga das Nações de futebol, ao bater na final a Espanha por 5-3 no desempate por grandes penalidades, após 2-2 no final do tempo regulamentar e prolongamento.
Portugal tem hoje a possibilidade de conquistar o terceiro título da sua história, na final da Liga das Nações de futebol, mas para isso tem de ultrapassar uma Espanha imbatível há dois anos.
O piloto australiano Oscar Piastri (Mclaren) venceu hoje o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, nona prova da temporada, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O Paris Saint-Germain sagrou-se hoje campeão europeu pela primeira vez na história, ao golear o Inter Milão, por 5-0, na final da Liga dos Campeões de futebol, em Munique, na Alemanha.
Uma força de 5.400 polícias e gendarmes vai ser destacada para a capital de França e arredores, no sábado, para evitar distúrbios durante a final da Liga dos Campeões entre o PSG e o Inter de Milão, em Munique.
O piloto britânico Lando Norris (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, oitava das 24 etapas do Mundial, e aproximou-se do líder do campeonato.
As inglesas do Arsenal conquistaram hoje pela segunda vez a Liga dos Campeões feminina de futebol, ao vencerem o bicampeão em título FC Barcelona por 1-0, na final da edição 2024/25, disputada no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
O número um nacional de ténis, Nuno Borges, considera ter feito uma boa preparação em terra batida para Roland Garros, o que lhe dá "alguma confiança" para o 'major' francês, entre 25 de maio e 08 de junho, em Paris.