Europol diz que IA está a impulsionar o crime organizado na UE

A Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol) advertiu hoje que a inteligência artificial (IA) está a impulsionar o crime organizado na UE à medida que se entrelaça com atividades de destabilização patrocinadas por determinados Estados.

© D.R.

O aviso foi feito no lançamento da última edição de um relatório sobre o crime organizado, publicado de quatro em quatro anos pela Europol, que é elaborado com base em dados da polícia de toda a União Europeia (UE) e que contribui para moldar a política de aplicação da lei no bloco europeu.

“A cibercriminalidade está a evoluir para uma corrida ao armamento digital que visa governos, empresas e indivíduos, os ataques com recurso à inteligência artificial estão a tornar-se mais precisos e devastadores”, afirmou a diretora executiva da Europol, Catherine De Bolle.

“Alguns ataques mostram uma combinação de motivos de lucro e destabilização, uma vez que estão cada vez mais alinhados com o Estado e com motivações ideológicas”, acrescentou.

O relatório, intitulado Avaliação da Ameaça da Criminalidade Grave e Organizada da UE 2025, afirma que os crimes vão desde o tráfico de droga ao tráfico de pessoas, lavagem de dinheiro, ataques cibernéticos e fraudes ‘online’, que prejudicam a sociedade e o Estado de direito “ao gerar receitas ilícitas, espalhar a violência e normalizar a corrupção”.

O volume de material sobre abuso sexual de crianças disponível em linha aumentou significativamente devido à IA, o que torna mais difícil analisar as imagens e identificar os infratores, segundo o relatório.

“Ao criar meios de comunicação sintéticos altamente realistas, os criminosos são capazes de enganar as vítimas, fazendo-se passar por indivíduos e desacreditar ou chantagear os alvos, a adição de clonagem de voz alimentada por IA e ‘deepfakes’ de vídeo ao vivo amplifica a ameaça, permitindo novas formas de fraude, extorsão e roubo de identidade”, lê-se no relatório.

Os Estados que procuram obter vantagens geopolíticas também estão a utilizar criminosos como contratantes, segundo o relatório, citando ciberataques contra infraestruturas críticas e instituições públicas “provenientes da Rússia e de países da sua esfera de influência”.

“Os atores da cibercriminalidade híbrida e tradicional estarão cada vez mais interligados, com os atores patrocinados pelo Estado a mascararem-se de cibercriminosos para ocultar a sua origem e os seus verdadeiros motivos de perturbação”, informa o relatório.

A IA e outras tecnologias “são um catalisador para o crime e impulsionam a eficiência das operações criminosas, ampliando sua velocidade, alcance e sofisticação”, lê-se no documento.

A Comissão Europeia prepara-se para lançar uma nova política de segurança interna.

“Temos de integrar a segurança em tudo o que fazemos”, afirmou o comissário europeu para os Assuntos Internos e a Migração, Magnus Brunner.

O comissário acrescentou que a UE pretende disponibilizar nos próximos anos fundos suficientes para duplicar o pessoal da Europol.

Últimas do Mundo

Milhares de agricultores juntaram-se este sábado, dia 10 de janeiro, em Athlone, no centro da Irlanda e em Ourense, Espanha, para protestar contra o acordo de comércio livre entre a União Europeia e o Mercosul, de acordo com as agências AFP e EFE.
A polícia de Devon e Cornualha informou que a vítima mortal é um homem com cerca de 50 anos que morreu na noite de quinta-feira após a queda de uma árvore sobre a caravana em que se encontrava.
As autoridades australianas declararam hoje o estado de catástrofe devido à dimensão dos incêndios florestais, que destruíram várias casas e devastaram vastas áreas de floresta no sudeste rural do país.
O número de insolvências de empresas na Alemanha atingiu em 2025 o nível mais alto dos últimos 20 anos (17.604), de acordo com uma análise divulgada hoje pelo Instituto Leibniz de Investigação Económica de Halle (IWH).
A igreja católica de Espanha vai assumir a reparação de centenas de vítimas de abusos sexuais cujos casos não podem já ter resposta por via judicial, segundo um acordo assinado hoje entre a Conferência Episcopal e o Governo.
A justiça britânica aplicou penas de prisão a três residentes de Epping, em Essex, que, somadas, superam a condenação do imigrante ilegal responsável por crimes sexuais que desencadearam os protestos.
Os aeroportos europeus de Amesterdão, Bruxelas e Paris tiveram hoje de cancelar centenas de ligações aéreas, incluindo para Portugal, devido à queda de neve e vento, de acordo com as autoridades locais.
A secção do Ministério Público federal alemão responsável pelo combate às ameaças terroristas anunciou hoje que vai investigar a hipótese de terrorismo e sabotagem no apagão em parte de Berlim, ocorrido sábado.
Os agricultores da União Europeia (UE) terão ao seu dispor, no próximo quadro financeiro plurianual 2028-2034, um montante reservado de 293,7 mil milhões de euros, garantiu hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Um ato de sabotagem contra a rede elétrica mergulhou bairros inteiros do sudoeste de Berlim no caos, afetando dezenas de milhares de pessoas, empresas e serviços essenciais. As autoridades alemãs falam agora num ataque deliberado reivindicado por um grupo extremista.