Cinco detidos, carros e tabaco apreendidos em operação rodoviária da GNR e AT

 A GNR e a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) detiveram na quarta-feira cinco pessoas e apreenderam 26 carros e 1,85 litros de tabaco líquido numa operação de fiscalização que foi condicionada pelo mau tempo, anunciaram as autoridades.

©D.R.

No total, foram fiscalizados, no âmbito da operação Network VII, 6.574 veículos que transitavam nas principais estradas nacionais, referem a GNR e a AT num comunicado hoje divulgado.

Segundo a nota, cinco pessoas foram detidas, duas das quais por posse de arma proibida e uma por não ter carta de condução válida.

Na ação, direcionada para infrações tributárias e aduaneiras, foram ainda apreendidos 26 veículos de matrícula estrangeira por circularem de forma irregular em Portugal, precisou fonte policial.

A mesma fonte adiantou que, no distrito de Évora, foram apreendidos 1.800 ml de tabaco líquido com nicotina, e, no distrito de Lisboa, outros 50 ml de tabaco líquido sem nicotina (25 cigarros eletrónicos descartáveis) por infrações fiscais.

Durante a operação, a AT e a GNR levantaram ainda “328 autos de notícia por infrações fiscais” e a GNR outros 506 por violações da “legislação rodoviária, de estrangeiros, de condições de trabalho e ambiental”, indicam, no comunicado, as autoridades.

De acordo com a fonte policial, estas operações conjuntas decorrem habitualmente duas vezes por ano e, na ação de quarta-feira, foram fiscalizados menos 2.000 veículos do que na anterior, devido às condições climatéricas registadas na quarta-feira.

Ao todo, participaram na ação 403 inspetores da AT e 503 militares da GNR de todo o país.

Últimas do País

O presidente do conselho de administração da E-Redes, José Ferrari Careto, afirmou hoje não haver previsibilidade sobre quando será possível ter o restabelecimento total de energia elétrica à região afetada pela depressão Kristin.
Com casas destruídas, dias sem eletricidade e prejuízos que contam-se em milhares de euros, o Governo respondeu à tempestade Kristin com cheques de poucas centenas. População aponta os apoios como “desfasados da realidade” e incapazes de responder aos custos reais de recuperação.
Um homem morreu na madrugada de hoje no concelho de Leiria por intoxicação com monóxido de carbono com origem num gerador, disseram à Lusa fontes da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Proteção Civil.
Luís Montenegro declarou o prolongamento do estado de calamidade até dia 8 de fevereiro, logo após a reunião de Conselho de Ministros, em São Bento.
O Governo reúne-se hoje em Conselho de Ministros extraordinário para analisar a situação de calamidade, as medidas de prevenção para os próximos dias e a recuperação das zonas afetadas pela depressão Kristin.
A pilhagem de cabos elétricos na Marinha Grande, distrito de Leiria, é um dos motivos para a falta de água no concelho, um dos mais fustigados pela tempestade da passada quarta-feira, disse hoje o presidente da Câmara.
Cerca de 180 mil clientes da E-Redes continuavam hoje às 08:00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada da passada quarta-feira.
Todas as dez freguesias de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, estão sem fornecidas de energia elétrica, com exceção de algumas zonas na sede de concelho, informou o presidente da Câmara Municipal.
Cerca de 198 mil clientes das E-Redes continuaram hoje às 13h00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
Mais de 400 pessoas deram entrada nas urgências do hospital de Leiria com traumas devido a situações relacionadas com acidentes em trabalhos de limpeza e reconstrução, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria.