Cinco detidos, carros e tabaco apreendidos em operação rodoviária da GNR e AT

 A GNR e a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) detiveram na quarta-feira cinco pessoas e apreenderam 26 carros e 1,85 litros de tabaco líquido numa operação de fiscalização que foi condicionada pelo mau tempo, anunciaram as autoridades.

©D.R.

No total, foram fiscalizados, no âmbito da operação Network VII, 6.574 veículos que transitavam nas principais estradas nacionais, referem a GNR e a AT num comunicado hoje divulgado.

Segundo a nota, cinco pessoas foram detidas, duas das quais por posse de arma proibida e uma por não ter carta de condução válida.

Na ação, direcionada para infrações tributárias e aduaneiras, foram ainda apreendidos 26 veículos de matrícula estrangeira por circularem de forma irregular em Portugal, precisou fonte policial.

A mesma fonte adiantou que, no distrito de Évora, foram apreendidos 1.800 ml de tabaco líquido com nicotina, e, no distrito de Lisboa, outros 50 ml de tabaco líquido sem nicotina (25 cigarros eletrónicos descartáveis) por infrações fiscais.

Durante a operação, a AT e a GNR levantaram ainda “328 autos de notícia por infrações fiscais” e a GNR outros 506 por violações da “legislação rodoviária, de estrangeiros, de condições de trabalho e ambiental”, indicam, no comunicado, as autoridades.

De acordo com a fonte policial, estas operações conjuntas decorrem habitualmente duas vezes por ano e, na ação de quarta-feira, foram fiscalizados menos 2.000 veículos do que na anterior, devido às condições climatéricas registadas na quarta-feira.

Ao todo, participaram na ação 403 inspetores da AT e 503 militares da GNR de todo o país.

Últimas do País

A bebé que nasceu de uma cesariana de emergência no Hospital Amadora-Sintra morreu esta manhã, um dia depois da morte da mãe, que deu entrada na unidade em paragem cardiorrespiratória, disse à Lusa fonte do hospital.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 70 ocorrências entre a meia-noite e as 07h00 de hoje, relacionadas com o mau tempo, a maior parte inundações, queda de árvores e limpeza das vias.
As corporações de bombeiros ainda não receberam os cerca de 20 milhões de euros referentes às despesas extraordinárias feitas durante o combate aos incêndios rurais deste ano, segundo a Liga dos Bombeiros.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Leiria deteve um jovem em situação irregular no país e notificou outro para abandonar voluntariamente o território nacional, após uma operação preventiva efetuada no centro da cidade.
O aumento galopante dos preços da habitação em Portugal está a colocar muitos pensionistas numa situação de grande fragilidade económica, obrigando-os a contrair dívidas ou, nos casos mais graves, a viver apenas em quartos arrendados.
A Polícia Judiciária está a investigar um alegado crime de violência sexual cometido contra uma adolescente de 14 anos, em Viseu.
A leitura do acórdão do processo das golas antifumo foi adiada para 14 de novembro, depois de hoje o juiz presidente do coletivo ter feito um despacho de alteração não substancial de factos, passível de contestação pelas defesas.
Matosinhos passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na vertente Gastronomia, juntando-se a uma lista restrita de municípios portugueses distinguidos pela organização pelo seu contributo na promoção da cultura e das indústrias criativas, foi hoje revelado.
A Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra abriu um inquérito interno às circunstâncias da morte, hoje, de uma grávida que esteve no hospital na quarta-feira para uma consulta, em que foi detetada uma situação de hipertensão, anunciou a instituição.