Associação alerta que 30% dos AVC afetam pessoas em idade ativa e pede reabilitação atempada

A Portugal AVC alertou hoje que 30% dos casos de acidente vascular cerebral afetam pessoas em idade ativa, sublinhando a importância do acesso a cuidados de reabilitação adequados e atempados para que os sobreviventes possam regressar ao trabalho.

© D.R.

A propósito do Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), que se assinala em 31 de março, a Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos lembra que se registam anualmente em Portugal cerca de 25 mil episódios de AVC, que continua a ser a principal causa de morte e incapacidade no país.

A associação defende que, “além da urgência no tratamento adequado, a recuperação e qualidade de vida após um AVC dependem de acesso a cuidados de reabilitação adequados e atempados”.

“No entanto, em Portugal continuam a registar-se grandes disparidades neste aspeto, e sobreviventes e famílias enfrentam muito frequentemente dificuldades no acesso a estes serviços, tornando essencial reforçar o apoio nesta área”, realça em comunicado.

Estudos recentes apontam que 30% dos Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) atingem pessoas em idade ativa, que têm de interromper a sua atividade profissional.

Daí a importância do acesso atempado a estes cuidados, após o AVC, “até como forma de minimizar a perda de qualidade de vida dos sobreviventes, seus familiares e cuidadores”.

“É urgente que se olhe para o retorno ao trabalho como muito importante para estas pessoas, mesmo que guardem sequelas, visíveis ou não”, defende o presidente da Portugal AVC, António Conceição.

Mas António Conceição considera fundamental que possa haver instrumentos, como a possibilidade de este regresso ser gradual, o acompanhamento por uma equipa especializada multidisciplinar ou a formação adequada que se torne necessária.

“Até em termos de vantagens para a sociedade e o Estado, é evidente: poder continuar a ser contribuinte ativo, em vez de mais um peso para a Segurança Social”, sublinha o responsável, citado no comunicado.

A Portugal AVC refere que a preocupação com “a falta de perceção da importância deste tema, absolutamente fundamental”, a levou a lançar o Prémio de Jornalismo, uma iniciativa da Associação com o apoio da AbbVie, que já vai na sua 3ª edição.

Com este prémio, a associação espera incentivar a produção de conteúdos que promovam “a sensibilização, quer para o impacto do AVC, quer para a importância da reabilitação e reintegração dos sobreviventes, contribuindo para uma sociedade mais informada e inclusiva”.

Podem concorrer ao prémio jornalistas de todo o país com peças publicadas ou transmitidas em imprensa (papel ou digital), rádio, televisão ou podcast/videocast, entre 01 de dezembro de 2023 e 30 de novembro de 2025.

O prazo para candidaturas termina a 15 de dezembro de 2025 e as submissões devem ser feitas para info@portugalavc.pt.

Para sublinhar a importância do Dia Nacional do Doente com AVC, foi lançado um repto aos municípios, que vão iluminar “vários edifícios muito significativos em todo o país” de púrpura, a cor europeia dos sobreviventes de AVC.

Últimas do País

O nível de alerta no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira subiu para V3 (fase de reativação), o mesmo grau atribuído ao vulcão de Santa Bárbara, revelou esta quarta-feira o Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores.
Portugal conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze nos Jogos Surdolímpicos, que hoje encerraram no Japão, na edição mais profícua de sempre, com destaque para Margarida Silva, André Soares e Joana Santos.
A reduzida autonomia dos Centros de Investigação Clínica e a falta de tempo nos planos curriculares das faculdades de medicina para integrar competências tecnológicas são os maiores desafios à inovação na saúde, conclui um relatório hoje divulgado.
A Comissão de Combate a Fraude no Serviço Nacional de Saúde será presidida por um magistrado e terá elementos permanentes da Polícia Judiciária, da Inspeção Geral da Saúde e das Finanças e do Infarmed, segundo a resolução hoje publicada.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) alertou hoje para o “alto risco de disseminação” da gripe aviária e determinou o confinamento das aves domésticas em todo o território do continente.
O Tribunal da Relação de Évora (TRE) mandou hoje repetir o julgamento dos seis arguidos absolvidos no processo da derrocada da Estrada Municipal 255 (EM255), entre Borba e Vila Viçosa, que provocou, em 2018, cinco mortos.
Cerca de 25 507 pedidos de nacionalidade portuguesa solicitados nos vários postos consulares de Portugal encontram-se pendentes, devido à falta de recursos humanos, que o Governo espera resolver com a admissão de novos profissionais, segundo o Ministério da Justiça.
Os trabalhadores sobrequalificados com ensino superior recebiam em 2023, em média, menos 36,8% do que aqueles cujas funções correspondem ao seu nível de formação, segundo um estudo, que indica ainda que a precariedade se mantém "muito elevada" no privado.
A PSP deteve até outubro 4.384 condutores por excesso de álcool e registou 3.602 contraordenações pelo mesmo motivo, num total de 7.986 infrações, um “aumento considerável” face ao mesmo período de 2024.
A população de lince ibérico teve um "crescimento espetacular" na última década, mas a espécie continua ameaçada, alertou hoje o coordenador do programa de conservação do felino LIFE Lynx Connect, Javier Salcedo.