Folha Nacional lança a sua 100ª Edição

“DEUS QUER, O HOMEM SONHA, A OBRA NASCE”

©️ Folha Nacional

Contar a história do Folha Nacional é falar sobre uma vontade enorme de informar os leitores sem qualquer tipo de censura. E porquê? Porque nós sabemos, e o leitor também sabe, que as notícias da comunicação social tradicional são enviesadas ou, pelo menos, não contam a verdade toda.

A primeira edição foi publicada a 10 de junho de 2022 e não seríamos honestos se não admitíssemos que houve avanços e recuos, peripécias e noites sem dormir antes da nossa grande estreia.

Ao longo destes quase três anos, muita tinta fizemos correr: tivemos partidos a atacarem-nos no Parlamento (é sinal que leem o nosso jornal), tivemos a Entidade Reguladora para a Comunicação Social à perna porque utilizámos variações do logótipo que a ERC entendeu ser uma adulteração à entidade gráfica do jornal. Enfim, fizemos bem o nosso trabalho e todas estas perseguições são motivo de orgulho para nós, porque significa que temos cumprido o nosso dever de informar, denunciar e incomodar o sistema instalado.

Inicialmente lançámos apenas uma capa, cujas notícias eram lidas no nosso site. Mas a verdade é que nos soube a pouco e, por isso, avançámos para uma edição em pdf, disponibilizada todos os sábados de manhã no site, enquanto era enviada por mail para os nossos subscritores. E daí a lançarmos a nossa edição impressa foi um pulinho: cinco meses.

A 5 de novembro chegou às papelarias, tabacarias, postos de combustível e supermercados do continente e ilhas a primeira edição impressa do Folha Nacional. E que sucesso foi com milhares de exemplares vendidos. O processo de encerramento do jornal foi bastante atribulado. Contávamos ter o jornal pronto às 20h para enviar para a gráfica, mas rapidamente chegaram as 22h, as 00h, as 02h e já eram quase 04h quando conseguimos finalizar tudo.

O grande desafio que tínhamos em mãos tinha sido cumprido e com sucesso e o feedback dos leitores compensou todo o esforço que aplicámos nesta missão.

A versão impressa começou por ser trimestral e, por isso, a 4 de fevereiro de 2023 seguiu para venda a segunda edição.

O feedback foi tão positivo que pensámos: “E se fizéssemos isto todas as semanas e de forma gratuita para os leitores?”

Ora, como dizia Fernando Pessoa, “Deus quer, o homem sonha e a obra nasce”. E, assim, desde 16 de fevereiro de 2023 que o nosso jornal é distribuído gratuitamente, todas as sextas-feiras de manhã em várias zonas do país.

A primeira tiragem foi de 5 mil exemplares, mas hoje, mais de dois anos depois, distribuímos praticamente 35 mil jornais todas as semanas e a procura continua a crescer, o que significa que muito em breve teremos uma tiragem de 50 mil jornais por semana.

Da nossa parte podemos garantir-lhe que vamos continuar a trabalhar para o informar, para lhe dar a conhecer factos que os outros omitem.

Da sua parte, contamos com o seu apoio e, claro, com as suas leituras!

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois homens suspeitos de matar uma pessoa em Mangualde, na sexta-feira, afirmou hoje aquela força de investigação criminal.
A CP - Comboios de Portugal disse hoje que a carreira 201 da Carris foi reforçada, devido à suspensão da circulação ferroviária na Linha de Cascais, entre Algés e Cais do Sodré.
A área ardida este ano quase que triplicou em relação ao mesmo período de 2024 e o número de incêndios rurais aumentou 68%, segundo as estatísticas do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR).
O Tribunal de Coimbra condenou hoje quatro de nove arguidos acusados de tráfico de drogas, entre 2021 e 2023, a penas efetivas de prisão, entre cinco e sete anos.
A discussão da lei sobre violência obstétrica baixou hoje à especialidade sem votação, na sequência da aprovação de dois requerimentos para debater os projetos de lei do CDS-PP e do Livre.
O Parlamento aprovou hoje a criação de uma comissão de inquérito para apurar as responsabilidades políticas e de gestão do INEM nos últimos anos, na sequência de uma proposta apresentada pela bancada da Iniciativa Liberal (IL).
Seis urgências vão estar encerradas no sábado e sete no domingo, sendo uma de Pediatria e as restantes de Ginecologia e Obstetrícia, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 12:00 de hoje.
Quarenta e nove pessoas foram detidas em Portugal e Espanha numa operação de combate ao narcotráfico da GNR com a cooperação da Guardia Civil espanhola, na qual também foram apreendidas 18 lanchas no valor de oito milhões de euros, foi hoje revelado.
Um homem residente em Sintra ficou em prisão preventiva por decisão judicial, por estar "fortemente indiciado" por 15 crimes de abuso sexual da sua enteada, na residência familiar, informou hoje o Ministério Público (MP).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três suspeitos de roubar e sequestrar, com recurso a arma de fogo, um homem de 55 anos em Palmeira, Braga, foi hoje anunciado.