PJ desmantela rede de burlas “olá pai, olá mãe” e de ofertas de emprego fraudulentas

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje ter desmantelado uma rede de burlas “olá pai, olá mãe” e de ofertas de emprego fraudulentas que poderá ter feito milhares de vítimas.

©facebook.com/pjudiciaria

Em comunicado, a PJ divulgou que, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, desmantelou uma organização criminosa que se dedicava de forma reiterada ao cometimento de burlas, vulgarmente conhecidas por “olá pai, olá mãe” e ‘job scam’, cujos suspeitos “viviam desafogadamente e exclusivamente desta atividade ilícita”.

“Nas buscas realizadas à residência e empresa dos suspeitos, localizadas na área de Lisboa, foram apreendidos seis [aparelhos] SMS GATEWAYS, que operavam simultaneamente com 224 cartões SIM [de telemóvel], equipamentos informáticos, telemóveis e cerca de 13 mil cartões SIM, de várias operadoras nacionais e europeias, utilizados para a prática das burlas com recurso a tecnologia informática”.

Ainda segundo a PJ, os aparelhos aprendidos “permitiam remeter mensagens de forma massiva e terão lesado um número indeterminado de vítimas, presumivelmente na ordem dos milhares”.

“Foram constituídos dois arguidos, um homem de 21 anos e uma mulher de 31, encontrando-se o terceiro suspeito em parte incerta”, adiantou.

À agência Lusa, fonte da PJ de Leiria afirmou que a investigação foi iniciada em 2024 e em causa estão crimes de burla qualificada, associação criminosa e branqueamento.

Os suspeitos são estrangeiros e “haverá ligações familiares entre os três”, adiantou a fonte, explicando que, nesta fase da investigação, ainda não é possível dimensionar o número de burlas tentadas e consumadas.

A PJ pede às vítimas que, em caso de burla, “retenham o máximo de informação”, pois a tendência é para apagar ou bloquear a informação que chega ao telemóvel.

Concretamente no caso de burlas “olá pai, olá mãe” ou falso familiar, a PJ recomenda que se confirme a veracidade relativamente ao autor do pedido de dinheiro, pois a frequência deste fenómeno deve levar a duvidar das solicitações.

Quanto às ofertas de emprego, a fonte esclareceu que, “nos primeiros momentos, as pessoas recebem, efetivamente, quantias baixas, o que vai estimular a continuidade das mensagens”, sendo levadas a investir mais “para abrir uma carteira de clientes ou realizar tarefas”, levando a que fiquem sem dinheiro.

Últimas do País

Vinte pessoas foram detidas esta madrugada em operações de fiscalização rodoviária nos concelhos de Lisboa, Amadora e Sintra, a maior parte delas por condução sob influência do álcool, anunciou o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (COMETLIS).
A sardinha portuguesa foi reconhecida com o selo azul MSC, que distingue as pescarias com melhores práticas internacionais, anunciou hoje o Ministério da Agricultura e do Mar, que sublinha a oportunidade de abertura a novos mercados com a certificação.
Cerca de 30.000 comprimidos, cápsulas e outras apresentações individuais de medicamentos ilegais foram apreendidos em Portugal na operação Pangea XVII, que decorreu em 90 países, e os fármacos para a disfunção erétil continuam no topo da lista.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) e o município da Batalha assinaram hoje um protocolo para a instalação de 23 câmaras de videovigilância naquele concelho do distrito de Leiria, sendo o próximo passo a autorização da tutela.
O Sindicato Independente dos Médicos alertou hoje para as falhas no acesso às urgências obstétricas na região de Lisboa e pediu medidas que evitem percursos prolongados ou tempos de espera "incompatíveis com a segurança clínica das utentes.
O procurador-geral do estado do Rio de Janeiro afirmou hoje à Lusa que a organização criminosa Comando Vermelho (CV) já se estabeleceu em Portugal, ainda que num estado embrionário.
Pelo menos 12 voos foram cancelados hoje no Aeroporto Internacional da Madeira, entre chegadas e partidas, e um divergiu devido ao vento forte na zona leste da ilha, situação que está condicionar a operação já desde segunda-feira.
A proposta do Governo que reduz as taxas do IRS este ano em 500 milhões de euros foi hoje aprovada no parlamento com os votos a favor do PSD, CDS-PP, CHEGA, IL, PAN e JPP, e a abstenção do PS.
O bastonário da Ordem dos Médicos classificou hoje a morte do bebé de uma grávida que teve dificuldades em obter assistência hospitalar como “mais um caso trágico” que reflete “uma grande desorganização” no SNS.
O Procurador-Geral da República disse hoje que as suas declarações foram mal interpretadas, que nunca disse que José Sócrates tinha de provar a sua inocência, mas sim que o julgamento é o local próprio para a prova de inocência.