Cerca de um terço dos polícias da PSP têm entre 50 e 59 anos

Cerca de metade do efetivo da PSP ultrapassa os 40 anos e um terço tem entre 50 e 59 anos, indica o balanço social desta polícia de 2024, destacando que continuam a sair mais polícias do que a entrar.

© Facebook/PSP

Segundo o balanço social da PSP de 2024, o efetivo policial da Polícia de Segurança Pública a 31 de dezembro do ano passado era de 20.687, sendo cerca de 85% agentes, 10% chefes e 4,18% oficiais, e 10.272 tinha mais de 40 anos.

O documento, disponível na página eletrónica da PSP, avança que é no escalão etário dos 55 aos 59 anos que existe uma maior incidência de efetivos com 18,88% (4.012), seguido dos 45-49 anos com 17,15% (3.643) e na faixa etária dos 50-54 anos com 16,16 % (3.433).

O balanço social da PSP precisa também que no ano passado saíram desta força de segurança 830 polícias e apenas entraram 704, dos quais 502 foram admitidos através de novos recrutamentos de agentes e oficiais.

O relatório dá conta de que a maioria dos polícias saiu da PSP em 2024 para a aposentação.

De acordo com o documento, em média 18 polícias faltaram por dia ao trabalho e mais de metade das ausências foi por questões de doença, sendo cerca de um quarto devido a acidentes de serviço ou doença profissional.

Em relação às penas disciplinares aplicadas em 2024, a PSP revela que 14 polícias foram demitidos, 22 foram suspensos de funções, 99 foram multados e 19 foram alvo de repreensões escritas.

A polícia, que não menciona os motivos das penas disciplinares, salienta que foram decididos 1.162 processos, dos quais 1.009 foram arquivados

“Do ano 2023 para o ano 2024, transitaram 710 processos disciplinares. Durante o ano 2024, foram instaurados 1.233 novos processos disciplinares e decididos 1162, tendo transitado 707 para o ano seguinte”, refere ainda PSP.

Últimas do País

Vinte pessoas foram detidas esta madrugada em operações de fiscalização rodoviária nos concelhos de Lisboa, Amadora e Sintra, a maior parte delas por condução sob influência do álcool, anunciou o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (COMETLIS).
A sardinha portuguesa foi reconhecida com o selo azul MSC, que distingue as pescarias com melhores práticas internacionais, anunciou hoje o Ministério da Agricultura e do Mar, que sublinha a oportunidade de abertura a novos mercados com a certificação.
Cerca de 30.000 comprimidos, cápsulas e outras apresentações individuais de medicamentos ilegais foram apreendidos em Portugal na operação Pangea XVII, que decorreu em 90 países, e os fármacos para a disfunção erétil continuam no topo da lista.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) e o município da Batalha assinaram hoje um protocolo para a instalação de 23 câmaras de videovigilância naquele concelho do distrito de Leiria, sendo o próximo passo a autorização da tutela.
O Sindicato Independente dos Médicos alertou hoje para as falhas no acesso às urgências obstétricas na região de Lisboa e pediu medidas que evitem percursos prolongados ou tempos de espera "incompatíveis com a segurança clínica das utentes.
O procurador-geral do estado do Rio de Janeiro afirmou hoje à Lusa que a organização criminosa Comando Vermelho (CV) já se estabeleceu em Portugal, ainda que num estado embrionário.
Pelo menos 12 voos foram cancelados hoje no Aeroporto Internacional da Madeira, entre chegadas e partidas, e um divergiu devido ao vento forte na zona leste da ilha, situação que está condicionar a operação já desde segunda-feira.
A proposta do Governo que reduz as taxas do IRS este ano em 500 milhões de euros foi hoje aprovada no parlamento com os votos a favor do PSD, CDS-PP, CHEGA, IL, PAN e JPP, e a abstenção do PS.
O bastonário da Ordem dos Médicos classificou hoje a morte do bebé de uma grávida que teve dificuldades em obter assistência hospitalar como “mais um caso trágico” que reflete “uma grande desorganização” no SNS.
O Procurador-Geral da República disse hoje que as suas declarações foram mal interpretadas, que nunca disse que José Sócrates tinha de provar a sua inocência, mas sim que o julgamento é o local próprio para a prova de inocência.