Suposta rede de verificação de factos russa partilha desinformação

A plataforma espanhola Maldita concluiu que a rede global de verificação de factos GFCN é uma iniciativa russa que pretende imitar outras redes internacionais de 'fact-checking', mas com supostos especialistas que compartilham desinformação.

© D.R.

“A chamada Rede Global de Verificação de Factos (GFCN) é uma iniciativa russa que imita – na forma, não na substância – as redes de verificação existentes, como a Rede Internacional de Verificação de Factos (IFCN) e a Rede Europeia de Padrões de Verificação de Factos (EFCSN)”, lê-se na investigação.

De acordo com a plataforma, o objetivo desta rede “é reunir jornalistas de verificação que compartilham os seus pontos de vista e valores”, algo que entra em conflito direto com a metodologia dos verificadores de factos independentes”.

Entre os promotores desta rede estão a agência de notícias Russa TASS, dependente do Kremlin, e a ANO Dialog, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2019 pelo Departamento de Informação e Tecnologia de Moscovo.

A agência de notícias foi suspensa por unanimidade pela Aliança Europeia de Agências de Notícias (EANA) por “não fornecer notícias imparciais”, enquanto a ANO Dialog, embora se identifique como organização independente, está sob sanções da União Europeia (Eu) e dos Estados Unidos, por realizar campanhas de interferências estrangeiras e desinformação, identificadas pelo Observatório Europeu dos Media Digitais (EDMO).

Atualmente a rede inclui cerca de 10 supostos especialistas em ‘fact-checking’, como Sonja van den Ende que difundiu campanhas de desinformação russa ou Juan Antonio Aguilar que administra o ‘site’ pró-Kremlin https://geoestrategia.eu/formacion.

A investigação conclui ainda que a rede russa não segue os princípios estabelecidos pela IFCN e EFCSN, como a independência editorial e política ou transparência financeira e organizacional.

Últimas do Mundo

Os emigrantes portugueses votaram em número recorde na primeira volta das presidenciais de 18 de janeiro, mas a abstenção mudou-se dos 96%, segundo os resultados da Administração Eleitoral.
Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.