Adolescente sueco detido na Austrália por suspeita de recrutar assassinos

Um adolescente sueco foi acusado na Austrália de utilizar aplicações (app) de comunicação encriptadas para facilitar assassinatos por encomenda na Suécia e na Dinamarca, anunciaram hoje as polícias dos três países.

© D.R.

A polícia australiana acusou o jovem, de 15 anos, de “alegadamente usar uma aplicação encriptada para facilitar assassinatos por encomenda no estrangeiro por um grupo criminoso transnacional”, disseram as polícias australiana, dinamarquesa e sueca, numa declaração conjunta.

“Na Austrália, o jovem é suspeito de tentar recrutar pessoas para cometer assassinatos por encomenda na Dinamarca e na Suécia, no âmbito de conflitos de gangues da região nórdica”, avançou o responsável da Unidade Nacional de Crimes Especiais da polícia dinamarquesa, Lars Feldt-Rasmussen, citado no comunicado.

O jovem foi detido perto de Sydney, através de um mandado de busca, acrescentou a polícia, referindo que o seu pedido de fiança foi negado numa audiência no Tribunal de Menores de Surry Hills.

O suspeito deverá voltar a comparecer no mesmo tribunal a 11 de junho.

O rapaz enfrenta duas acusações relacionadas com a utilização de “um dispositivo ligado a uma rede de telecomunicações com intenção de cometer um crime grave”: uma das acusações é de assassinato e outra de conspiração para cometer homicídio.

De acordo com o comunicado, são ambas “puníveis com pena de prisão perpétua”.

Numa declaração separada, a polícia dinamarquesa disse que o adolescente era cidadão sueco.

A Suécia tenta há vários anos conter tiroteios e ataques com engenhos explosivos ligados a ajustes de contas entre gangues criminosos rivais.

Os perpetradores são geralmente jovens adolescentes contratados como assassinos por terem menos de 15 anos, a idade em que se passa a ter responsabilidade criminal na Suécia.

A violência relacionada com gangues suecos também foi relatada nas vizinhas Noruega e Dinamarca.

Últimas do Mundo

O número de insolvências de empresas na Alemanha atingiu em 2025 o nível mais alto dos últimos 20 anos (17.604), de acordo com uma análise divulgada hoje pelo Instituto Leibniz de Investigação Económica de Halle (IWH).
A igreja católica de Espanha vai assumir a reparação de centenas de vítimas de abusos sexuais cujos casos não podem já ter resposta por via judicial, segundo um acordo assinado hoje entre a Conferência Episcopal e o Governo.
A justiça britânica aplicou penas de prisão a três residentes de Epping, em Essex, que, somadas, superam a condenação do imigrante ilegal responsável por crimes sexuais que desencadearam os protestos.
Os aeroportos europeus de Amesterdão, Bruxelas e Paris tiveram hoje de cancelar centenas de ligações aéreas, incluindo para Portugal, devido à queda de neve e vento, de acordo com as autoridades locais.
A secção do Ministério Público federal alemão responsável pelo combate às ameaças terroristas anunciou hoje que vai investigar a hipótese de terrorismo e sabotagem no apagão em parte de Berlim, ocorrido sábado.
Os agricultores da União Europeia (UE) terão ao seu dispor, no próximo quadro financeiro plurianual 2028-2034, um montante reservado de 293,7 mil milhões de euros, garantiu hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Um ato de sabotagem contra a rede elétrica mergulhou bairros inteiros do sudoeste de Berlim no caos, afetando dezenas de milhares de pessoas, empresas e serviços essenciais. As autoridades alemãs falam agora num ataque deliberado reivindicado por um grupo extremista.
Mais de 150 residentes tiveram hoje de ser retirados de um complexo de habitação pública em Hong Kong, devido ao segundo incêndio a atingir um bairro social em dois dias.
O Governo português confirmou e lamentou hoje a morte da cidade portuguesa que foi desaparecida após o incêndio ocorrido numa Estância de Esqui em Crans-Mointana, na Suíça, na noite do fim de ano.
Milhares de residências no sudoeste de Berlim afetadas por um corte de quase 24 horas no fornecimento de energia elétrica recuperaram-no esta madrugada, enquanto as autoridades investigam uma possível sabotagem.