Papa esperado na varanda da Basílica de São Pedro apesar da incerteza sobre a sua saúde

Impensável há apenas algumas semanas, a presença do Papa Francisco no Vaticano é esperada hoje pelos católicos de todo o mundo para as celebrações da Páscoa, a festa mais importante do ano.

© D.R.

O Papa, de 88 anos, que se encontra em convalescença há um mês depois de ter sofrido uma grave pneumonia, poderá aparecer às 12:00 (10:00 TMG) na varanda da Basílica de São Pedro, em Roma, para dar a sua tradicional bênção “Urbi et Orbi” (à cidade e ao mundo), transmitida pelo canal de televisão do Vaticano.

Segundo o gabinete de imprensa da Santa Sé, o papa tenciona estar presente, mas não o confirmou. Tal dependerá do seu estado de saúde e das condições climatéricas, acrescentou a comunicação do Vaticano.

Ainda fraco e com dificuldades em falar, apesar de uma melhoria das suas capacidades respiratórias, Francisco, se comparecer, deverá delegar num colaborador a leitura do seu texto, no qual passa em revista os conflitos e as crises no mundo.

Pela primeira vez desde a sua eleição em 2013, o líder de 1,4 mil milhões de católicos faltou à maior parte dos eventos da Semana Santa, incluindo a Via-Sacra no Coliseu na sexta-feira e a Vigília Pascal no sábado à noite, cuja presidência delegou a cardeais.

Este sábado à tarde, porém, pouco antes do início da vigília, o papa fez uma breve aparição pública na Basílica de São Pedro, recolhendo-se em oração diante de um ícone da Virgem Maria, antes de saudar os fiéis e distribuir rebuçados a algumas crianças.

A missa de Páscoa, que comemora a ressurreição de Cristo, terá lugar às 08:30 TMG de hoje na Praça de São Pedro, decorada com milhares de flores holandesas e com a presença de cerca de 300 padres, bispos e cardeais.

Os organizadores esperam uma multidão ainda maior do que o habitual devido ao Jubileu de 2025, o “Ano Santo” da Igreja Católica, que se realiza a cada quarto de século e atrai milhares de peregrinos à capital da Igreja Católica.

Se aparecer aos crentes, Francisco poderá também encontrar-se com o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, que foi recebido no sábado pelo cardeal Parolin, o número 2 da Santa Sé, dois meses depois de tensões diplomáticas devido às críticas de Jorge Bergoglio à política anti-migrante da Administração Trump.

Últimas do Mundo

A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.