El Salvador propõe à Venezuela trocar deportados por presos políticos, incluindo de Portugal

O Presidente salvadorenho propôs uma troca de prisioneiros com a Venezuela, sugerindo entregar venezuelanos deportados dos EUA, detidos em El Salvador, recebendo “presos políticos” na Venezuela, incluindo de nacionalidade portuguesa.

© Facebook Nayib Bukele

Para além do luso-venezuelano Williams Dávila, encontram-se detidos por motivos políticos na Venezuela outros três cidadãos portugueses com dupla nacionalidade, afirmou a organização não-governamental Foro Penal no início de março.

Numa publicação na rede social X, partilhada na noite de domingo, dirigindo-se ao Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, Nayib Bukele propõe “um acordo humanitário que inclua o repatriamento de todos os 252 venezuelanos que foram deportados [dos Estados Unidos], em troca da libertação e entrega de um número idêntico (252) dos milhares de presos políticos” detidos na Venezuela.

Na publicação, o Presidente de El Salvador elenca uma série de nomes de familiares de figuras da oposição na Venezuela, como Rafael Tudares, genro de Edmundo González, e Corina Parisca de Machado, mãe de Maria Corina Machado, de jornalistas, como Roland Carreño, e de ativistas, como Rocío San Miguel, detidos durante a repressão eleitoral do Governo no ano passado.

Nayib Bukele inclui também na lista “os quatro líderes políticos que procuraram asilo na embaixada da Argentina e outros presos políticos venezuelanos”, bem como “os quase 50 cidadãos detidos de outras nacionalidades: norte-americana, alemã, dominicana, argentina, boliviana, israelita, chilena, colombiana, equatoriana, espanhola, francesa, guianesa, neerlandesa, iraniana, italiana, libanesa, mexicana, peruana, porto-riquenha, ucraniana, uruguaia, portuguesa e checa”.

O luso-venezuelano Williams Dávila, o único cidadão português de dupla nacionalidade sob custódia das autoridades cuja identidade é conhecida, foi detido em 08 de agosto de 2024, após as eleições presidenciais de julho desse ano na Venezuela.

Antigo governador de Mérida, Williams Dávila, 73 anos, foi detido na Plaza los Palos Grandes (leste de Caracas) por homens armados, após uma vigília pelos presos políticos, em que participaram centenas de pessoas.

Portugal, a União Europeia e a Organização de Estados Americanos e a Comissão Interamericana dos Direitos Humanos têm exigido a libertação do luso-venezuelano.

Hoje, Nayib Bukele escreveu na publicação que “a única razão pela qual estão na prisão é por se terem oposto” a Maduro “e à sua fraude eleitoral”.

O chefe de estado salvadorenho termina o texto referindo que o Ministério dos Negócios Estrangeiros de El Salvador “irá enviar correspondência formal” ao Governo venezuelano.

O Governo dos Estados Unidos chegou a um acordo com Nayib Bukele para enviar os imigrantes detidos nos Estados Unidos para o Centro de Confinamento de Terroristas (Cecot), uma prisão de alta segurança sobre a qual tem havido alegações de abusos dos Direitos Humanos.

Como parte do acordo, cujos pormenores específicos não são conhecidos, Washington pagará a El Salvador seis milhões de dólares por ano para apoiar o sistema prisional daquele país centro-americano.

No total, os Estados Unidos enviaram mais de 200 imigrantes, na sua maioria venezuelanos, para esta prisão, acusando-os de pertencerem ao grupo criminoso transnacional Tren de Aragua.

De acordo com uma análise publicada na semana passada pela Bloomberg, 90% dos mais de 200 homens que os Estados Unidos prenderam em El Salvador não têm registo criminal em solo norte-americano.

Últimas do Mundo

A justiça britânica aplicou penas de prisão a três residentes de Epping, em Essex, que, somadas, superam a condenação do imigrante ilegal responsável por crimes sexuais que desencadearam os protestos.
Os aeroportos europeus de Amesterdão, Bruxelas e Paris tiveram hoje de cancelar centenas de ligações aéreas, incluindo para Portugal, devido à queda de neve e vento, de acordo com as autoridades locais.
A secção do Ministério Público federal alemão responsável pelo combate às ameaças terroristas anunciou hoje que vai investigar a hipótese de terrorismo e sabotagem no apagão em parte de Berlim, ocorrido sábado.
Os agricultores da União Europeia (UE) terão ao seu dispor, no próximo quadro financeiro plurianual 2028-2034, um montante reservado de 293,7 mil milhões de euros, garantiu hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Um ato de sabotagem contra a rede elétrica mergulhou bairros inteiros do sudoeste de Berlim no caos, afetando dezenas de milhares de pessoas, empresas e serviços essenciais. As autoridades alemãs falam agora num ataque deliberado reivindicado por um grupo extremista.
Mais de 150 residentes tiveram hoje de ser retirados de um complexo de habitação pública em Hong Kong, devido ao segundo incêndio a atingir um bairro social em dois dias.
O Governo português confirmou e lamentou hoje a morte da cidade portuguesa que foi desaparecida após o incêndio ocorrido numa Estância de Esqui em Crans-Mointana, na Suíça, na noite do fim de ano.
Milhares de residências no sudoeste de Berlim afetadas por um corte de quase 24 horas no fornecimento de energia elétrica recuperaram-no esta madrugada, enquanto as autoridades investigam uma possível sabotagem.
A Polícia do Cantão de Valais anunciou hoje que foi aberta uma investigação criminal contra o casal francês que administrava o bar "Le Constellation" em Crans Montana, na Suíça, onde ocorreu um trágico incêndio na véspera de Ano Novo.
As pensões da Segurança Social portuguesa de 678 emigrantes no Luxemburgo e na Suíça foram suspensas por estes não terem provado atempadamente que estão vivos, mas estes valores serão pagos assim que realizadas as provas de vida, segundo dados oficiais.