Técnicos auxiliares de saúde marcam greve para 06 junho

Os trabalhadores da saúde vão fazer uma greve em 06 de junho pela valorização dos trabalhadores e carreiras, segundo o pré-aviso da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS).

© D.R.

De acordo com o pré-aviso, os trabalhadores vão estar em greve entre as 00:00 e as 24:00 do dia 06 de junho, estando assegurados os serviços mínimos nos serviços que funcionem ininterruptamente 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Serão também assegurados os tratamentos de quimioterapia e hemodiálise já anteriormente iniciados.

Em concreto, os trabalhadores da saúde exigem a valorização dos trabalhadores, da carreira profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) e a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho para os trabalhadores com Contrato Individual de Trabalho (CIT).

Numa nota publicada na sua página na internet, o FNSTFPS sublinha que os técnicos auxiliares de saúde estão cansados de “discursos e palavras bonitas” sem que se verifiquem ações concretas pela valorização e dignificação das carreiras.

“Aos Governos do PS e da AD até ao momento faltou vontade política para reconhecer e colocar esta carreira no mesmo patamar das carreiras especiais da saúde, fazendo justiça às funções desempenhadas por estes profissionais”, refere o sindicato.

De acordo com o FNSTFPS, o “próximo Governo não pode continuar a ignorar estes trabalhadores e a menosprezar a sua importância no Serviço Nacional de Saúde e na garantia da qualidade dos cuidados prestados à população”.

Últimas do País

O Tribunal Constitucional (TC) rejeitou o recurso interposto pelo ex-presidente da Câmara de Pedrógão Grande Valdemar Alves no processo sobre a reconstrução das casas neste concelho após os incêndios de junho de 2017.
O julgamento do processo do Universo Espírito Santo relacionado com a alegada corrupção de ex-responsáveis do Banco do Brasil arrancou hoje, em Lisboa, com os quatro arguidos presentes a optarem por se remeter ao silêncio.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) iniciou uma auditoria ao uso de inteligência artificial nas entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que avaliará as fontes de financiamento, segurança e respeito pelos direitos dos utentes.
Um agente a paisana da PSP foi agredido hoje no interior da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), no Porto, no momento em que tentou acalmar um cidadão brasileiro que protestava, revelou à Lusa fonte da Polícia.
A GNR apreendeu mais de mil artigos com substâncias psicotrópicas proibidas numa operação direcionada a estabelecimentos dedicados à venda de produtos derivados de canábis no concelho de Albufeira, distrito de Faro, informou hoje a força de segurança.
Os trabalhadores da saúde vão fazer uma greve em 06 de junho pela valorização dos trabalhadores e carreiras, segundo o pré-aviso da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS).
Um relatório europeu hoje apresentado em Bruxelas alerta para um "aumento da mortalidade" em Portugal associada aos incêndios florestais, avançando que terão morrido no país entre 31 e 189 pessoas entre 2015 e 2018 devido ao fumo dos fogos.
Cerca de 12% dos votos dos emigrantes portugueses chegaram a Portugal até sexta-feira, estando prevista para 28 de maio a sua contagem, que poderá desempatar o PS e o CHEGA.
O debate instrutório do processo separado da Operação Marquês no qual o antigo primeiro-ministro José Sócrates responde por seis crimes foi agendado para 03 de junho, admitindo o tribunal que há risco de prescrição de alguns ilícitos.
O suspeito do homicídio de uma mulher grávida na Murtosa vai começar a ser julgado hoje à porta fechada, em Aveiro, por um tribunal de júri, composto pelo coletivo de juízes e oito jurados (quatro efetivos e quatro suplentes).