Amnistia alerta para “aumento alarmante” de detenções de ativistas na Venezuela

A Amnistia Internacional (AI) alertou para um "aumento alarmante" das detenções de ativistas na Venezuela e exigiu que as autoridades libertem pessoas que, segundo o grupo de defesa dos direitos humanos, foram detidas arbitrariamente.

“Estamos a acompanhar relatos de um aumento alarmante de detenções de pessoas ligadas a sindicatos, partidos políticos, organizações comunitárias e outros grupos ativistas”, afirmou a organização, em comunicado, na sexta-feira.

A AI disse que as detenções “confirmam infelizmente padrões de uma política de perseguição de opiniões e dissidência no contexto de processos eleitorais” e exigiu que as autoridades “libertem todos os detidos arbitrariamente”.

Horas antes, o Governo da Venezuela anunciou a detenção do político Juan Pablo Guanipa, acusado de pertencer a uma “rede terrorista”, enquanto a líder da oposição relatou mais de 50 detenções no país, em vésperas de eleições legislativas e regionais.

A AI observou que “os estados preocupados com a crise na Venezuela têm a obrigação de exigir justiça”. “Lembramos que os crimes contra a humanidade não prescrevem”, acrescentou.

Guanipa, que é próximo da líder da oposição María Corina Machado e estava a viver na clandestinidade, “é um dos líderes desta rede terrorista”, declarou o ministro do Interior, Diosdado Cabello, num discurso na televisão estatal, alegando que “o plano completo” de subversão está em telemóveis e num computador portátil apreendidos.

Cabello anunciou também a detenção de outras pessoas ligadas à alegada conspiração, incluindo estrangeiros.

O dirigente detido foi membro do parlamento controlado pela oposição, eleito em 2015 e chegou a vice-presidente parlamentar em 2020, sob presidência de Juan Guaidó.

Segundo María Corina Machado, além de Guanipa foram detidos no país caribenho “mais de 50 dirigentes políticos e sociais, defensores dos direitos humanos, jornalistas e ativistas”, num “terrorismo de Estado puro e simples”.

“Juan Pablo Guanipa é um homem corajoso e íntegro. É meu companheiro e meu irmão. Ele é um exemplo para todos os cidadãos e líderes políticos, dentro e fora da Venezuela”, disse Machado.

Pouco depois, uma mensagem foi publicada no perfil de Juan Pablo Guanipa na rede social X: “Se estão a ler isto, significa que fui raptado pelas forças do regime de Nicolas Maduro”.

“Não sei o que me vai acontecer nas próximas horas, dias e semanas. Mas estou certo de que venceremos a longa luta contra a ditadura”, acrescenta a mensagem.

O maior bloco de oposição da Venezuela, a Plataforma Democrática Unitária, disse, também na X, que “rejeita a onda de perseguição que foi desencadeada contra um número indeterminado de cidadãos nas últimas horas”.

As eleições de domingo na Venezuela estão a ser boicotadas por uma grande parte da oposição, que acusa o Presidente Nicolás Maduro de fraude na sequência das eleições presidenciais de julho de 2024, que o reconduziram para um terceiro mandato.

Últimas do Mundo

Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.
Os comboios suburbanos estão parados em toda a região espanhola da Catalunha por tempo indeterminado depois de um acidente na terça-feira em que morreu uma pessoa e cinco mortes com gravidade.