Autoridades intercetam veleiro com 1,6 toneladas de cocaína ao largo dos Açores

A Polícia Judiciária (PJ) intercetou ao largo dos Açores, com o apoio da Marinha Portuguesa, um veleiro com 1,6 toneladas de cocaína destinadas à Europa, tendo sido detidas na operação três pessoas, anunciou hoje a força policial.

© PJ

Em comunicado, a PJ precisa que a embarcação, “com cerca de 11 metros”, “fazia a travessia do oceano Atlântico entre a América do Sul e a Europa”, foi intercetada ao largo do grupo ocidental do arquipélago e transportava “cerca de 1.660 quilogramas de cocaína”.

Os três detidos são os tripulantes do veleiro, têm entre 43 e 51 anos e vão ser hoje apresentados a tribunal em Ponta Delgada para serem interrogados por um juiz e eventual aplicação de medidas de coação.

Segundo a PJ, a operação “Vikings” decorreu ao fim de dois anos de uma “complexa investigação” que visou “desmantelar uma organização criminosa de cariz internacional e com atuação transcontinental, dedicada à introdução de grandes quantidades de cocaína no continente europeu” e que, para tal, usava Portugal “como plataforma”.

Os três detidos e a droga, já apreendida, foram transportados até terra num navio da Marinha, devido “às fracas condições de segurança e navegabilidade” do veleiro.

Em paralelo com a interceção da embarcação e “em concertação com a PJ”, foi detido no âmbito de uma investigação aberta em Espanha, apelidada de “Aproa”, o alegado líder da organização criminosa.

O homem tinha na sua habitação 63 mil euros em numerário, “um dispositivo GPS, uma pistola ‘taser’, inúmeros equipamentos informáticos e de comunicações, alguns encriptados, assim como um montante não especificado de moeda estrangeira”.

Em Portugal, a investigação é do Departamento de Investigação Criminal da PJ, num inquérito titulado pelo Ministério Público de Évora.

A investigação contou ainda com a colaboração da Força Aérea Portuguesa, do Centro de Análise e Operações Marítimas-Narcóticos (uma unidade europeia sediada em Lisboa), da Polícia Marítima de Ponta Delgada e da Capitania do Porto de Ponta Delgada.

Além das autoridades espanholas, auxiliaram também na investigação a agência antidroga dos Estados Unidos, a Unidade Nacional de Crimes Especiais da Dinamarca e autoridades francesas e irlandesas.

Últimas do País

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) defendeu hoje que o Ministério da Saúde deve divulgar rapidamente as vagas disponíveis para a colocação de novos especialistas, alertando que devem abranger todas as necessidades das unidades locais de saúde.
A Unidade de Saúde da Ilha do Corvo, nos Açores, está a ser alvo de buscas, após as autoridades terem solicitado acesso às prescrições médicas emitidas nos últimos cinco anos naquela unidade, foi hoje revelado.
As autoridades de saúde estão a acompanhar um caso de tuberculose pulmonar detetado num hotel na região de Lisboa, estando a identificar contactos de risco e o seu encaminhamento para rastreio, disse hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
As escolas vão precisar de recrutar mais 39 mil professores até 2034/2035 para substituir os docentes aposentados, mas a oferta atual só consegue garantir 20 mil novos diplomados, segundo um estudo hoje apresentado em Lisboa.
A GNR apreendeu hoje 786 quilos de haxixe e deteve dois homens, de 42 e 55 anos, no rio Guadiana, junto à localidade do Pomarão, concelho de Mértola, distrito de Beja, informou a força de segurança.
O líder do CHEGA denunciou a absolvição de Clóvis Abreu no caso da morte de um agente da PSP. Ventura afirma defender a verdade e a autoridade, mas é agora alvo de uma queixa por difamação.
A nova funcionalidade do Instagram que permite descobrir conteúdos a partir da localização mais recente de amigos já está disponível em Portugal, embora represente um risco para a privacidade e segurança, alertam os responsáveis do projeto "Agarrados à Net".
Um em cada três professores em Portugal queixa-se do ruído e desordem nas aulas, segundo um inquérito internacional que mostra que os docentes mais jovens e menos experientes ficam habitualmente com as turmas mais complicadas.
A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP) teve hoje "uma reunião um pouco tensa" com a ministra da Administração Interna, que não garantiu "efeitos práticos" das negociações nos salários e carreiras já a 1 de janeiro de 2026.
O Tribunal Judicial de Leiria condenou hoje um arguido na pena única de sete anos de prisão por ter tentado matar três homens há precisamente um ano junto a um bar na cidade de Leiria.