GNR e município da Batalha assinam protocolo para videovigilância

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e o município da Batalha assinaram hoje um protocolo para a instalação de 23 câmaras de videovigilância naquele concelho do distrito de Leiria, sendo o próximo passo a autorização da tutela.

©GNR

O segundo comandante territorial de Leiria da GNR, Pedro Rosa, adiantou que o processo segue agora para o Comando Geral da Guarda, que, por sua vez, irá encaminhá-lo para o Ministério da Administração Interna.

Pedro Rosa sublinhou que este sistema “não substitui o patrulhamento normal”, mas “permite criar uma ferramenta que irá ser mais célebre, mais eficaz, no sentido de responsabilizar as pessoas que cometem esse tipo de crimes”.

As imagens das 23 câmaras, que serão instaladas na vila da Batalha, vão ser visualizadas na sala de situação da GNR de Leiria, por militares credenciados para o efeito, ao abrigo do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, podendo vir a estar disponíveis no posto, se houver condições para tal.

O comandante do posto da Batalha da GNR, Guilherme Sá, precisou que foi realizado um estudo inicial, abrangendo cerca de 50 câmaras, para cobrir “todas as entradas, os espaços públicos, as zonas escolares e os edifícios do município fora do perímetro da vila”.

No entanto, o projeto vai avançar numa primeira fase com prioridade para as escolas, turismo e serviços públicos, cobrindo ainda todas as agências bancárias. “Estas ferramentas ajudam muito à dissuasão por parte dos criminosos”, reforçou o comandante da GNR da Batalha.

A violência doméstica é o crime que se pratica em maior número e que a videovigilância não vai resolver. “No entanto, tivemos recentemente um fenómeno de furto no interior de veículo, que resolvemos numa semana. Poderíamos tê-lo resolvido, se calhar, em um dia ou dois com a ajuda das câmaras”, constatou Guilherme Sá.

“A taxa de criminalidade é suficientemente preocupante, basta-nos haver um crime para ficarmos preocupados para resolver”, insistiu.

O investimento da autarquia ainda é indeterminado. O presidente da Câmara da Batalha, Raul Castro (movimento independente Batalha é de Todos), explicou que o valor só será determinado depois da escolha das câmaras, um trabalho da responsabilidade da GNR.

“É um investimento futuro e de prevenção para evitar que aquilo que está a acontecer em outras urbes possa vir a contaminar a Batalha. É ter uma garantia de segurança pública e, por isso, este é mais um instrumento que fica ao dispor da GNR para nos ajudar nessa tarefa”, frisou Raul Castro.

No distrito de Leiria, a GNR iniciou também o processo de videovigilância na vila de Óbidos e tem estado em conversações com a Câmara de Leiria, sobre áreas da sua responsabilidade, como a zona do Itinerário Complementar 2 (IC2).

A vila da Batalha recebe anualmente milhares de turistas atraídos pelo Mosteiro de Santa Maria da Vitória, que resultou do cumprimento de uma promessa feita pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória na Batalha de Aljubarrota, travada em 14 de agosto de 1385 e que lhe assegurou o trono e garantiu a independência de Portugal.

O monumento é Património Mundial da Unesco — Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Em 2023, o Mosteiro da Batalha, como comummente é designado, recebeu 366.872 visitantes.

Últimas do País

A GNR desmantelou uma rede de tráfico de estupefacientes no concelho de Ponte de Sor, detendo quatro homens e uma mulher, entre 25 e 47 anos, e apreendeu mais de 7.000 doses de droga, foi hoje anunciado.
Os bombeiros conseguiram dominar esta madrugada o incêndio que começou no sábado de manhã em Sandomil, concelho de Seia, disse à Lusa fonte da proteção civil.
O suspeito de ter ateado o fogo que está a lavrar desde hoje de manhã no concelho de Seia, distrito da Guarda, está retido no Posto Territorial da GNR de Seia, disse à Lusa fonte da corporação.
O Ministério da Saúde assinou esta semana com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) o protocolo de negociação sobre os novos modelos de organização do trabalho destes profissionais de saúde, anunciou hoje a tutela.
O Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP deteve, na quinta-feira, em Lisboa, um homem de 23 anos, suspeito de exercer "de forma reiterada, violência física e psicológica sobre a sua bisavó, de 83 anos", anunciou hoje aquela polícia.
Mais de 200 operacionais, apoiados por 63 viaturas e 10 meios aéreos, combatem hoje um incêndio que deflagrou próximo Sandomil, no concelho de Seia, distrito da Guarda, de acordo com a Proteção Civil.
Os nove processos disciplinares instaurados pelos serviços prisionais a sete guardas, um chefe e um diretor de Vale de Judeus após a fuga de cinco reclusos foram concluídos com dois arquivamentos, duas suspensões e cinco multas.
Os elevadores históricos da Glória e do Lavra nunca foram fiscalizados pela Autoridade Nacional de Segurança Ferroviária (ANSF), ao contrário dos ascensores da Bica e de Santa Justa, avança o Público na edição de hoje.
A urgência polivalente do hospital de Évora está a limitar a admissão de utentes, desde as 11:00 de hoje e até às 20:00 de segunda-feira, devido à elevada afluência de doentes e redução da equipa clínica.
A Casa de Saúde de Santa Catarina, no Porto, afirmou hoje estar a avaliar os seus protocolos e a averiguar eventuais falhas após ter ocorrido um homicídio esta madrugada dentro das suas instalações.