A página na internet da ANA – Aeroportos de Portugal sinaliza o número de viagens afetadas e apela aos passageiros para confirmarem o estado do voo antes de se dirigirem ao aeroporto, localizado no concelho de Santa Cruz, considerando que as condições meteorológicas adversas podem condicionar a operação.
Não está em vigor qualquer aviso para vento forte na ilha, mas o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para o risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta no arquipélago.
No início da semana, cerca de 40 voos foram cancelados devido ao vento forte que assolou a zona do Aeroporto Internacional da Madeira, afetando centenas de passageiros.
Face à situação, o presidente do Governo da Madeira (PSD/CDS-PP), Miguel Albuquerque, disse, na quarta-feira, ser impossível existir um plano “capaz de responder ao cancelamento de 40 voos”, sublinhando que a gestão e operação do aeroporto da Madeira são da responsabilidade da ANA – Aeroportos de Portugal e que o executivo regional tem feito “pressão” para melhorar as condições operacionais na infraestrutura.