Seis distritos sob aviso amarelo a partir de sexta-feira devido ao tempo quente

Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Lisboa, Beja e Portalegre vão estar sob aviso amarelo a partir de sexta-feira devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© D.R.

O aviso amarelo vai estar em vigor entre as 10:00 de sexta-feira e as 06:00 de sábado.

O IPMA colocou também o distrito de Lisboa sob aviso amarelo entre as 14:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira devido à previsão de vento forte, com rajadas de 70 quilómetros por hora, em especial na parte mais litoral e nas serras.

O aviso amarelo é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Instituto prevê a partir de quinta-feira uma subida das temperaturas, que pode ser superior a 40 graus Celsius em algumas regiões de Portugal Continental, em especial do interior.

“Prevê-se que o anticiclone localizado a sudoeste da região dos Açores se desloque gradualmente para leste/nordeste, intensificando e estendendo-se gradualmente em crista para o Golfo da Biscaia a partir de dia 24, e eventualmente para a Europa Central a partir de dia 25 ou 26”, refere o IPMA em comunicado.

O IPMA adianta que esta situação em “conjunto com uma região depressionária entre o norte de África e a Península Ibérica, origina sobre Portugal continental, o transporte de massas de ar quente e seco provenientes do interior da Península Ibérica, que a partir de dia 26 tendem a afetar igualmente o arquipélago da Madeira”.

Assim, prevê-se uma subida significativa da temperatura do ar a partir de quinta-feira, com valores de temperatura máxima acima de 30 graus na generalidade do território do continente, devendo atingir 40 graus em alguns locais, nomeadamente no interior da região Sul e no vale do Tejo.

A temperatura mínima deverá ultrapassar 20 graus em alguns locais do interior, em particular na região sul, vale do Tejo e Beira Baixa.

A previsão aponta ainda para uma intensificação do vento na faixa costeira ocidental e nas terras altas a partir de hoje, o qual será moderado a forte de norte/noroeste, por vezes com rajadas.

No arquipélago da Madeira, as temperaturas máximas “poderão rondar ou mesmo ultrapassar 30 graus, em especial na vertente sul e nas regiões montanhosas”.

Últimas do País

O homem que morreu em Bragança depois de estar mais e uma hora e 20 minutos à espera da ambulância morava a dois quilómetros da sede da Viatura Médica de Emergência, que demorou cinco minutos a chegar ao local.
Cerca de 4.000 professores vão aposentar-se anualmente durante a próxima década, segundo uma estimativa divulgada hoje pelo Governo, que anunciou que vai financiar os custos de formação de novos docentes e incentivar o aumento de vagas nas universidades.
O monumento em homenagem ao antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, localizado na praça com o seu nome, nas Antas, no Porto, foi hoje vandalizado, denunciou o CHEGA, que esta tarde apresenta no local a candidatura de Miguel Corte-Real à Câmara Municipal.
Seis em cada dez jovens de 18 anos passa em média quatro ou mais horas por dia a navegar na Internet, revelam hoje os resultados de um inquérito do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD).
Os tratamentos para a hepatite C ultrapassaram os 36.300 com taxas de cura acima de 97%, revela o relatório do Programa Nacional para as Hepatites Virais (PNHV) 2025 hoje apresentado em Matosinhos, no distrito do Porto.
Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Lisboa, Beja e Portalegre vão estar sob aviso amarelo a partir de sexta-feira devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou entre os dias 07 e 18 de julho 482 ações de visibilidade, a maioria em zona e concentração de pessoas, no âmbito da operação "Come on", relacionada com o turismo.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) deu hoje um parecer negativo ao projeto de lei do PCP que propõe o encerramento do comércio geral aos domingos e feriados.
O primeiro túnel do Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL), com uma extensão de cinco quilómetros, ficou hoje concluído, ligando Campolide a Santa Apolónia, com o objetivo de prevenir as cheias e reaproveitar a água das chuvas.
O Tribunal de Guimarães condenou hoje a 17 anos de prisão o professor primário da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, acusado de 3.734 crimes de abuso sexual de crianças cometidos na sala de aulas sobre 11 alunas.