Escândalo no BdP. Centeno nomeia mulher de Mourinho Félix

Mário Centeno não será reconduzido como governador do Banco de Portugal, cargo que ocupa desde 2020. Embora ainda sem confirmação oficial, a decisão já foi avançada por vários meios, incluindo a SIC Notícias e o Diário de Notícias. O mandato termina no final de julho, e o Governo de Luís Montenegro terá optado por não propor a sua continuidade.

© Folha Nacional

Na reta final do seu mandato, Centeno foi alvo de críticas após nomear a esposa de Ricardo Mourinho Félix, ex-secretário de Estado das Finanças e sobrinho do treinador José Mourinho. A nomeação, divulgada pela SIC, levantou dúvidas sobre favorecimento e transparência dentro da instituição.

Outra polémica prende-se com a nova sede do BdP, num negócio imobiliário de elevado risco que Centeno decidiu suspender. A operação envolvia terrenos da antiga Feira Popular e foi formalizada com quatro sociedades do Grupo Fidelidade, a pouco mais de dois meses do fim do mandato. O banco aceitou pagar um sinal de 57,5 milhões de euros, prevendo-se um custo total entre 235 e 280 milhões, valores superiores aos 192 milhões inicialmente contratualizados para edifícios ainda por construir.

A saída de Centeno marca o fim de um ciclo iniciado em 2020, quando o ex-ministro das Finanças assumiu a liderança do banco central com o apoio do anterior Governo do PS.

O Presidente do CHEGA, André Ventura, reagiu à polémica afirmando que “não tem interesse em nomear figuras conhecidas ou próximas do partido”, defendendo a escolha de “alguém acima dos partidos, com independência e competência”.

Ventura referiu-se a Centeno como “um dos ‘boys’ de António Costa”, sublinhando que o atual contexto parlamentar é diferente do de 2020, com “uma maioria composta à direita”. Nesse sentido, questionou: “Se passámos a ser um país governado à direita, por que razão o Governador do Banco de Portugal continua a ser alguém identificado com a esquerda?”

Últimas de Economia

As novas tabelas de retenção do IRS vão, em regra, reduzir os reembolsos ou aumentar o valor a entregar pelos contribuintes na hora do acerto do imposto em 2026, mostram simulações da PwC.
A produção de azeite ascendeu a 180 mil toneladas em 2024, a segunda maior de sempre, e a de amêndoa atingiu um recorde de 91 mil toneladas, consolidando Portugal como o segundo maior produtor da UE, divulgou hoje o INE.
A sucursal da Revolut em Portugal arranca hoje, passando a disponibilizar IBAN português aos clientes, disse à Lusa o responsável da operação portuguesa, acrescentando que a Revolut quer ser o terceiro banco em clientes no prazo de três anos.
Mário Centeno não será reconduzido como governador do Banco de Portugal, cargo que ocupa desde 2020. Embora ainda sem confirmação oficial, a decisão já foi avançada por vários meios, incluindo a SIC Notícias e o Diário de Notícias. O mandato termina no final de julho, e o Governo de Luís Montenegro terá optado por não propor a sua continuidade.
Os lucros da Repsol caíram 62,9% até junho para 603 milhões de euros, num contexto marcado pela queda dos preços do crude, desvalorização do dólar e pelos efeitos do apagão de 28 de abril.
A Infraestruturas de Portugal (IP) afirmou hoje que o segundo concurso da linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa, que vai de Oiã (Oliveira do Bairro) a Coimbra, deverá ser relançado "a muito breve trecho".
A Segurança Social e a Caixa Geral de Aposentações (CGA) já vão processar as pensões de agosto de acordo com as novas tabelas de retenção na fonte do IRS, fazendo com que a pensão líquida seja mais alta no próximo mês.
A ERA Portugal atingiu os 59,5 milhões de euros em comissões imobiliárias no primeiro semestre, o melhor registo neste indicador desde o início da atividade no país, em 1998, avançou hoje a imobiliária, em comunicado.
O montante investido em certificados de aforro voltou a aumentar em junho, em termos homólogos, para 37.817 milhões de euros, um crescimento de 11,4%, segundo dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal (BdP).
O mercado liberalizado de eletricidade totalizou cerca de 5,7 milhões de clientes, para um consumo estimado de 44,6 gigawatts-hora (TWh) em maio, um aumento homólogo de 2,1% em clientes e de 5,6% em consumo.