Preventiva para 13 arguidos após operação luso-espanhola contra tráfico

O Tribunal de Santarém decretou a prisão preventiva de 13 dos 33 detidos no âmbito de uma operação conjunta entre as autoridades portuguesas e espanholas contra uma rede internacional de tráfico de droga.

© D.R.

Em comunicado divulgado hoje, o Ministério Público informou que 33 arguidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial na segunda-feira, no tribunal de Santarém, no âmbito de um inquérito que investiga os crimes de associação criminosa, tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais.

Dos 33 detidos, o juiz colocou 13 em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, aplicando aos restantes arguidos as medidas de coação de apresentações periódicas às autoridades e proibição de contactos entre coarguidos.

Um dos detidos está ainda indiciado por branqueamento de capitais, por alegadamente ter dissimulado os lucros da atividade criminosa através da aquisição de bens em nome de terceiros.

As detenções ocorreram no passado dia 8 de julho, em cumprimento de mandados de detenção e de busca realizados em Portugal e em Espanha.

Durante as diligências, foram apreendidas “18 lanchas rápidas, 649 quilos de cocaína, 7.800 quilos de haxixe, armas de fogo e cerca de 773 mil euros em numerário”, lê-se no comunicado.

Segundo a acusação, os arguidos atuavam de forma organizada, em articulação com várias organizações criminosas internacionais, utilizando embarcações lançadas à água em Portugal para recolher droga “em Marrocos ou em alto mar, transportando-a posteriormente para Espanha”.

A investigação prossegue sob a direção da 2.ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Santarém, com a coadjuvação da Guarda Nacional Republicana.

Últimas do País

O número de inquéritos abertos pelo Ministério Público (MP) por suspeitas de criminalidade económico-financeira aumentou 69,6% entre 2023 e 2024, enquanto os inquéritos por cibercrime e violência conjugal diminuíram.
Um homem morreu hoje, após ter sido baleado no pescoço, em Rio Tinto, no concelho de Gondomar, revelaram à Lusa fontes da PSP e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje 64 suspeitos de pertencerem a um grupo transnacional organizado que terá conseguido ganhos de cerca de 14 milhões de euros através da prática de ‘phishing’.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje uma operação de fiscalização com especial enfoque nas fronteiras terrestres e junto dos operadores vitivinícolas para reprimir a entrada e circulação irregular de vinho no mercado português.
A segunda época de vacinação gratuita contra a infeção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças começa hoje e deverá abranger cerca de 76 mil menores, segundo as autoridades de saúde.
Dez distritos do continente e a costa sul da ilha da Madeira estão a partir de hoje e até quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Ministério Público (MP) arquivou o inquérito por violação de segredo de Estado que tinha aberto após ter sido apreendida, na Operação Influencer, uma 'pen-drive' com uma lista de agentes dos serviços de informação.
A praia da Nazaré está desde domingo interditada a banhos, pela terceira vez este verão, devido a uma "escorrência" detetada nesse dia, mantendo-se a medida até serem revelados os resultados das análises efetuadas às águas balneares.
O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Sintra decidiu hoje levar José Castelo Branco a julgamento nos exatos termos da acusação do Ministério Público (MP) por violência doméstica sobre Betty Grafstein.
As intervenções emergentes e críticas decorrentes dos incêndios rurais deste verão têm o valor de 3,7 milhões de euros, revelou o Ministério do Ambiente e Energia, adiantando existir uma dotação de 15 milhões de euros para ações urgentes.