Rotura de “grandes dimensões” deixa Costa de Caparica sem água

Uma rotura de "grandes dimensões" numa conduta junto ao Itinerário Complementar 20 - Via Rápida da Caparica, levou hoje à interrupção do fornecimento de água na Costa de Caparica, informaram os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada.

© D.R.

Num aviso publicado na página da Internet, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Almada, no distrito de Setúbal, adiantam que têm uma equipa a reparar a rotura, não sendo “ainda possível prever a conclusão dos trabalhos e a normalização do abastecimento de água na zona afetada”.

“Pedimos desde já a melhor compreensão para os incómodos que possam ser causados estando ao dispor para atender qualquer dificuldade através do telefone 800 205 712 Piquete — Avarias e Roturas”, acrescentam os SMAS.

Na sequência da rotura, o trânsito no Itinerário Complementar (IC) 20 está condicionado ao quilómetro seis, no sentido Caparica-Almada, segundo a subconcessão Autoestradas do Baixo Tejo.

Esta é já a segunda rotura desde domingo, comunicada pelos SMAS, e que afeta a Costa de Caparica.

No domingo, segundo os SMAS, ocorreu uma outra rotura de grandes dimensões numa conduta adutora, afetando as localidades de Raposo, Lazarim, Costa de Caparica e Monte de Caparica.

Numa informação divulgada também hoje nas redes sociais, os SMAS indicam que os constrangimentos no abastecimento de água verificados no fim de semana já estão regularizados.

Contudo, adiantam os SMAS, “o excecionalmente elevado consumo de água que, de forma persistente, se tem verificado nos últimos dias, poderá originar, ocasionalmente, diminuições da pressão, ou perturbações pontuais no abastecimento”.

As interrupções de fornecimento de água têm gerado críticas nas redes sociais por parte de munícipes que, desde domingo, estão a ser afetados com a situação.

Últimas do País

Mais de 250 operacionais combatem um incêndio que deflagrou pelas 15:20 em Várzea dos Cavaleiros, no concelho da Sertã, em zona de pinhal, numa altura em que as condições meteorológicas são desfavoráveis no ataque às chamas.
O Tribunal de Coimbra decretou hoje a prisão preventiva para a mulher detida na terça-feira naquela cidade pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita do homicídio de cinco filhos no Brasil.
Uma rotura de "grandes dimensões" numa conduta junto ao Itinerário Complementar 20 - Via Rápida da Caparica, levou hoje à interrupção do fornecimento de água na Costa de Caparica, informaram os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada.
O incêndio que começou no sábado em Vila Real, se estendeu a Mondim de Basto e está hoje em resolução queimou cerca de 3.000 hectares de área na serra do Alvão, disseram à Lusa os presidentes dos municípios.
Um juiz da Comarca de Leiria interpôs uma ação contra o Estado por atraso da Justiça na sequência de um processo que aguarda por decisão do Tribunal Central Administrativo Sul (TCAS) há mais de sete anos.
A Força Aérea tem 10 aeronaves que podiam ser usadas para combater incêndios rurais, mas não os utiliza para este fim porque o Estado não comprou os "kits" que permitem adaptar os aparelhos para esta missão.
A violência doméstica contra homens adultos aumentou 48,2% entre 2021 e 2024, anunciou hoje a APAV, que apoiou 3.671 vítimas, das quais uma em cada quatro com mais de 65 anos e sujeitas a abusos prolongados e invisíveis.
O incêndio que lavra em Vila Real desde sábado foi dado como dominado pelas 07:45 de hoje, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O espaço dos escuteiros em Mascoselo, Vila Real, transformou-se num "quartel" onde se dão bebidas, comida e uma sombra aos bombeiros, mas dali também saem voluntários de mota para apoiar os operacionais espalhados pela serra fustigada pelo fogo.
Os incêndios florestais já consumiram este ano quase 42 mil hectares, oito vezes mais que no mesmo período de 2024 e o valor mais elevado desde 2022, segundo o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR).