WhatsApp cria novas medidas de segurança para evitar fraudes e contactos indesejados

O WhatsApp anunciou que irá passar a exibir uma pré-visualização com informações sobre um grupo ou pessoas que não pertençam aos contacto para ajudar a alertar os utilizadores sobre a possibilidade de estarem perante uma fraude.

© D.R.

Nos primeiros seis meses do ano, a Meta (empresa que detém a aplicação de mensagens) eliminou 6,8 milhões de contas no WhatsApp ligadas a centros de fraudes criminosos dirigidas a utilizadores ‘online’ em todo o mundo.

Este reforço destinado a combater as fraudes na plataforma é apoiado por novas medidas e funcionalidades destinadas a oferecer mais informações sobre grupos e pessoas desconhecidas, informa a empresa em comunicado citado pela agência Europa Press.

O serviço de mensagens irá mostrar o que chamou de visualização de segurança, um ecrã com informações sobre um grupo quando alguém desconhecido tentar adicionar o utilizador.

Além de informações como a data de criação da conta ou o número de membros, também serão exibidas dicas para agir com segurança ‘online’ perante contactos não solicitados.

No que diz respeito às conversas individuais, a plataforma está também a explorar formas de alertar o utilizador quando este tentar iniciar uma conversa com uma pessoa que não é um contacto.

Estas medidas pretendem responder a um tipo de fraude em grande escala, que geralmente começa com uma mensagem de texto ou numa aplicação de encontros, para depois passar para uma aplicação de mensagens privadas, como o WhatsApp.

Últimas do Mundo

Os ministros da Defesa e do Ambiente do Gana morreram hoje na queda de um helicóptero, sem registo de sobreviventes, anunciou a presidência, após o desaparecimento da aeronave, que transportava três tripulantes e cinco passageiros.
A polícia espanhola deteve e identificou hoje mais de 30 pessoas ao desmantelar uma rede criminosa que cometia fraudes 'online' a partir de Algeciras e causou um prejuízo de quase 300.000 euros a vítimas na Finlândia.
O WhatsApp anunciou que irá passar a exibir uma pré-visualização com informações sobre um grupo ou pessoas que não pertençam aos contacto para ajudar a alertar os utilizadores sobre a possibilidade de estarem perante uma fraude.
O primeiro-ministro israelita convocou uma reunião do gabinete de segurança para analisar “uma ocupação total da Faixa de Gaza”, revelou um alto funcionário à imprensa israelita, informação confirmada à EFE por fontes do gabinete de Benjamin Netanyahu.
As defesas aéreas russas abateram 93 drones ucranianos sobre seis regiões do país, sobre a Crimeia anexada e o Mar Negro, informou hoje o Ministério da Defesa russo.
A Arábia Saudita executou oito pessoas no sábado, anunciou hoje a imprensa estatal do país, demonstrando que o uso da pena de morte está a ser aprofundado pela monarquia do Golfo, especialmente para condenações relacionadas com drogas.
Cabo Verde apreendeu 21 apartamentos e dois estabelecimentos comerciais, avaliados em 2,7 milhões de euros, na ilha do Sal, numa investigação europeia sobre fraude e branqueamento de capitais que também passou por Portugal, foi esta sexta-feira anunciado.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou hoje que deseja uma "paz duradoura" na Ucrânia, reafirmando que as condições propostas por Moscovo, nomeadamente a cedência de território por Kyiv e a renúncia à NATO, permanecem inalteradas.
O Google DeepMind e o Google Earth Engine anunciaram o seu novo modelo de Inteligência Artificial (IA) AlphaEarth Foundations, que ajudará cientistas e investigadores a cartografar e monitorizar a Terra de forma "mais precisa e eficiente".
A instituição de ensino informou hoje que a investigação começou em maio, após a denúncia de várias das vítimas, que informaram as autoridades espanholas de fotografias em que apareciam nuas que tinham sido divulgadas no seu círculo de amigos.