Cortiça aplaude acordo UE/EUA com “importância estratégica” para Portugal

A Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) congratulou-se hoje com a inclusão dos produtos de cortiça na lista de isenções do acordo comercial entre os EUA e a União Europeia, destacando a “importância estratégica” desta decisão para Portugal.

© D.R.

“A isenção de tarifas é determinante para inverter as recentes tendências das exportações portuguesas de cortiça, garantindo maior competitividade no acesso a um dos mercados mais relevantes para o setor”, sustenta a associação em comunicado.

Segundo destaca, esta decisão é “especialmente relevante” num contexto de “elevada internacionalização da indústria, presente em todos os países produtores de vinho”, e em que “não existe margem para uma estratégia de diversificação de mercados no curto e médio prazo”.

Para a Apcor, trata-se do “reconhecimento internacional da especificidade geográfica única da cortiça”, cuja matéria-prima é produzida exclusivamente na bacia mediterrânica, com Portugal a destacar-se como o maior produtor mundial.

“A singularidade desta produção confere aos produtos de cortiça um caráter de exclusividade global, tornando extremamente complexa a deslocação dos atuais centros de produção europeus para eventuais dinâmicas de reindustrialização da economia americana”, enfatiza.

De acordo com a associação, os EUA são atualmente o quarto maior produtor mundial de vinho, com uma quota de cerca de 10% da produção global, sendo que a ausência de alternativas locais ou internacionais capazes de substituir a rolha de cortiça “reforça a importância estratégica destes produtos no mercado americano, em particular para a sua indústria vitivinícola”.

Agradecendo ao Governo português, à Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), à embaixada de Portugal nos EUA e à delegação local da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) o “empenho e contributo decisivos para alcançar este resultado”, a Apcor considera que este é “um momento de enorme importância para a fileira da cortiça e para a economia nacional”.

“A defesa dos interesses de um setor em que Portugal é líder mundial foi assegurada graças a um esforço conjunto e coordenado de várias entidades, permitindo reforçar a posição estratégica dos nossos produtos no mercado americano”, sublinha.

A Comissão Europeia defendeu hoje que “alcançou a meta” com o acordo comercial com os Estados Unidos da América (EUA) que dá “estabilidade e previsibilidade” e que é o “cenário mais favorável” que Washington deu a país parceiro.

“Alcançámos a meta”, disse o comissário para o Comércio e Segurança Económica, Maroš Šefčovič, sobre o acordo comercial com os EUA que “carrega um peso considerável”.

O comissário considerou que a outra opção era “uma guerra comercial com direitos alfandegários estratosféricos que prejudicariam todos”.

Segundo Maroš Šefčovič, as tarifas de 15% à UE são “o cenário mais favorável que os EUA aplicaram a um parceiro”, trazendo “estabilidade e previsibilidade” às empresas e cidadãos do bloco político-económico europeu.

De acordo com a declaração conjunta, divulgada hoje, Bruxelas e Washington comprometem-se com “um quadro para comércio e investimento transatlânticos que sejam justos, equilibrados e com benefícios mútuos”.

Últimas do País

O helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) sediado em Macedo de Cavaleiros funciona a partir de hoje 24 horas por dia, juntando-se aos de Évora e Loulé, anunciou hoje aquele organismo do Ministério da Saúde.
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) acusou hoje a SATA Holding de estar a "impedir o acesso" a "informação fundamental" para o futuro da Azores Airlines, em vez de "criar condições de negociação real".
A Infraestruturas de Portugal (IP) vai realizar um "levantamento técnico exaustivo" das necessidades da Estrada Nacional 2 (EN2), que liga Chaves a Faro, para melhorar as condições de segurança do traçado, revelou o Governo.
A HyperMetal, empresa que encomendou uma máquina para produzir motores de foguetões, projeto único na Europa e apoiado por fundos da UE, pode ver o investimento em risco devido ao projeto alternativo da linha de alta velocidade em Gaia.
Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão atrasar os relógios uma hora na próxima madrugada para que seja dado início ao horário de inverno.
O Governo aprovou a criação do novo sistema de acesso a consultas e cirurgias, que vai permitir aos doentes acompanharem a sua posição na lista de espera e escolherem o hospital onde querem ser atendidos.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três homens suspeitos de terem assaltado, à mão armada, um distribuidor de gás na Amadora.
Escolas encerradas com alguns professores e funcionários no interior e pais e alunos do lado de fora das grades foi um cenário repetido hoje em vários estabelecimentos de ensino lisboetas, dia de greve nacional.
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou ontem, quinta-feira, a detenção, em Loures, de uma mulher de 32 anos procurada pelas autoridades alemãs no âmbito de um mandado de detenção europeu.
A Polícia Judiciária deteve, na Figueira da Foz, um homem de 37 anos com dupla nacionalidade luso-francesa, condenado em França a três anos de prisão por crimes de burla.