Mais de 20 concelhos de cinco distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 20 concelhos dos distritos da Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PEDRO SARMENTO COSTA/LUSA

Vários concelhos do interior norte e centro e Algarve estão ainda em perigo muito elevado de incêndio rural e as restantes regiões do continente em perigo elevado, de acordo com o IPMA.

Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, com mais nebulosidade até ao meio da manhã no litoral Centro, vento por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas e pequena subida da temperatura máxima no interior e pequena descida no sotavento algarvio.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (na Guarda) e os 19 (em Faro) e as máximas entre os 23 (em Aveiro) e 34 (em Évora).

Nos próximos dias, segundo o IPMA, as temperaturas máximas vão sofrendo pequenas subidas e descidas.

Últimas do País

Um bombeiro ficou hoje ferido com gravidade no incêndio que começou em Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, disse fonte da Proteção Civil.
Mais de 20 concelhos dos distritos da Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF) da PSP, conhecida como ‘mini SEF’, entra hoje em vigor com 1.200 polícias aptos para controlo de fronteiras nos aeroportos.
O passado mês de julho foi o 7.º mais seco em Portugal desde 2000 e o 9.º mais quente desde 1931, sendo classificado como muito seco e muito quente, informou hoje o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
O homem que ficou ferido com gravidade num incêndio no Sabugal, na terça-feira, e que foi transferido para o Hospital de São João, no Porto, possui 75% da área corporal queimada e apresenta um quadro grave, revelou hoje fonte hospitalar.
Oito encomendas oriundas do Extremo-Oriente com mais de 2.000 notas falsas foram apreendidas pela Polícia Judiciária (PJ) no âmbito de uma operação com o apoio da Europol, anunciou hoje a força policial portuguesa.
O presidente da Câmara do Fundão disse hoje que a falta de recursos no terreno pode vir a comprometer em muito o combate ao fogo que lavra no concelho, caso nada se altere até ao final da manhã.
Quase 2.800 operacionais combatiam pelas 04:30 de hoje os cinco incêndios ativos mais preocupantes em Portugal continental, com o fogo de Arganil a mobilizar o maior número de meios, de acordo com a Proteção Civil.
Um homem de 75 anos morreu na terça-feira à noite atropelado pela máquina de rasto que operava no combate ao incêndio em Mirandela, no distrito de Bragança, disse à Lusa fonte da proteção civil.
Município da Covilhã lançou um "alerta de precaução" para as localidades de Coutada, Peso, Vales do Rio, Taliscas, Ourondinho, Unhais da Serra, Dominguizo e Tortosendo.