Domingo? Temperaturas descem e há a possibilidade de aguaceiros dispersos

As temperaturas máximas vão descer entre 02 a 07 graus em Portugal continental no domingo, dia em que há a possibilidade de aguaceiros dispersos nas regiões do centro e sul, disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

©D.R.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os aguaceiros dispersos, a ocorrerem, não terão impacto nas zonas de incêndios.

“O que vai ajudar é a descida dos valores da temperatura máxima e o aumento da humidade relativa a partir da noite de 23 [sábado] para 24 [domingo], isso sim ajuda”, disse.

A previsão do IPMA para hoje e sábado, segundo Maria João Frada, é de céu pouco nublado ou limpo e está prevista uma pequena subida das temperaturas nas regiões do norte e centro, sendo os valores mais elevados no Vale do Tejo e interior do Alentejo e interior centro.

“Depois no domingo temos então de um modo geral mais nuvens na generalidade do território, neblina matinal e depois durante a tarde aumento temporário de nebulosidade com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, mas serão dispersos e nas regiões centro e sul”, adiantou.

Segundo Maria João Frada, no domingo, as temperaturas deverão descer, dependendo da região, 02 a 03 graus, podendo chegar a quedas de 05/06/07 graus Celsius.

Vamos chegar a domingo e vamos ter temperaturas máximas que vão ultrapassar os 30 graus, entre 30 e 33, apenas em alguns locais do interior, nas restantes mais baixas. No próximo domingo, teremos um vento mais fraco do quadrante oeste e mais entrada de humidade e mais favorável ao combate aos incêndios e até à extensão dos fogos”, indicou.

De acordo com a meteorologista do IPMA, os aguaceiros previstos para domingo, a ocorrerem serão muito dispersos.

“Há dois três dias, os modelos davam-nos indicação que seria precipitação mais consistente no norte e centro porque havia uma frente que atravessava o continente. Agora essa frente perde atividade e dissipa a oeste do território do continente. O que temos é apenas um vale e uma depressão dos níveis altos da atmosfera e a dar será do tipo aguaceiros que serão dispersos e podem não cair nos locais onde estão a ocorrer incêndios“, disse

Segundo a meteorologista, a partir de segunda-feira há uma depressão dos níveis altos da atmosfera sobre Portugal continental e poderão ocorrer ainda alguns aguaceiros, mas serão dispersos e trovoadas pouco prováveis.

“A partir da tarde [de segunda-feira], temos uma subida da máxima que se estende a terça-feira e em principio na quarta-feira, ainda falta muito, teremos uma descida da temperatura. Já não temos temperaturas tão elevadas como na primeira quinzena de agosto”, disse.

 

Últimas do País

Um milhão e 800 mil pessoas a residir em Portugal vivem em famílias com rendimento inferior a 632 euros por mês, segundo dados divulgados esta sexta-feira pela Pordata, por ocasião do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
Cerca de 40% das Unidades de Saúde Familiar (USF) dizem ter falta de profissionais na equipa e mais de 80% registaram ausências prolongadas, que tiveram de ser colmatadas maioritariamente com profissionais da mesma equipa.
A adesão à greve de hoje dos enfermeiros é de 100% no bloco operatório do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e nas consultas externas do Hospital de Viseu, segundo dados avançados à Lusa pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
As regiões montanhosas e a costa sul da ilha da Madeira encontram-se sob aviso amarelo devido à chuva, pelo menos até às 06h00 desta sexta-feira, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A chuva vai regressar a Portugal continental a partir de domingo, dia em que as temperaturas máximas podem descer 5 a 7 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.
Um homem de 52 anos foi detido pela Polícia Judiciária da Guarda por liderar um esquema fraudulento que lesou pelo menos 20 pessoas em quase um milhão de euros em mais de uma década.
Portugal utilizou 95% da quota de pesca do tamboril, ficando esta captura proibida a partir das 00h00 da próxima terça-feira, avisou hoje a Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
Um homem de 54 anos foi hoje detido por ter agredido uma magistrada do Ministério Público (MP) antes de uma diligência no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra, confirmou à agência Lusa a PSP de Coimbra.
A delinquência juvenil aumentou 12,5% em 2024, com mais de dois mil crimes registados, segundo o RASI. Os crimes grupais também cresceram, sobretudo na Grande Lisboa, envolvendo jovens entre os 15 e os 25 anos.
Apesar do reforço orçamental de 200 milhões em julho, as dívidas voltaram a aumentar em agosto, o que expõe o subfinanciamento crónico dos hospitais, alerta o , presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.