Domingo? Temperaturas descem e há a possibilidade de aguaceiros dispersos

As temperaturas máximas vão descer entre 02 a 07 graus em Portugal continental no domingo, dia em que há a possibilidade de aguaceiros dispersos nas regiões do centro e sul, disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

©D.R.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os aguaceiros dispersos, a ocorrerem, não terão impacto nas zonas de incêndios.

“O que vai ajudar é a descida dos valores da temperatura máxima e o aumento da humidade relativa a partir da noite de 23 [sábado] para 24 [domingo], isso sim ajuda”, disse.

A previsão do IPMA para hoje e sábado, segundo Maria João Frada, é de céu pouco nublado ou limpo e está prevista uma pequena subida das temperaturas nas regiões do norte e centro, sendo os valores mais elevados no Vale do Tejo e interior do Alentejo e interior centro.

“Depois no domingo temos então de um modo geral mais nuvens na generalidade do território, neblina matinal e depois durante a tarde aumento temporário de nebulosidade com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, mas serão dispersos e nas regiões centro e sul”, adiantou.

Segundo Maria João Frada, no domingo, as temperaturas deverão descer, dependendo da região, 02 a 03 graus, podendo chegar a quedas de 05/06/07 graus Celsius.

Vamos chegar a domingo e vamos ter temperaturas máximas que vão ultrapassar os 30 graus, entre 30 e 33, apenas em alguns locais do interior, nas restantes mais baixas. No próximo domingo, teremos um vento mais fraco do quadrante oeste e mais entrada de humidade e mais favorável ao combate aos incêndios e até à extensão dos fogos”, indicou.

De acordo com a meteorologista do IPMA, os aguaceiros previstos para domingo, a ocorrerem serão muito dispersos.

“Há dois três dias, os modelos davam-nos indicação que seria precipitação mais consistente no norte e centro porque havia uma frente que atravessava o continente. Agora essa frente perde atividade e dissipa a oeste do território do continente. O que temos é apenas um vale e uma depressão dos níveis altos da atmosfera e a dar será do tipo aguaceiros que serão dispersos e podem não cair nos locais onde estão a ocorrer incêndios“, disse

Segundo a meteorologista, a partir de segunda-feira há uma depressão dos níveis altos da atmosfera sobre Portugal continental e poderão ocorrer ainda alguns aguaceiros, mas serão dispersos e trovoadas pouco prováveis.

“A partir da tarde [de segunda-feira], temos uma subida da máxima que se estende a terça-feira e em principio na quarta-feira, ainda falta muito, teremos uma descida da temperatura. Já não temos temperaturas tão elevadas como na primeira quinzena de agosto”, disse.

 

Últimas do País

O incêndio que se mantém ativo no concelho da Covilhã obrigou a alargar o apelo de confinamento à localidade de Bouça, informou hoje aquela Câmara do distrito de Castelo Branco.
As temperaturas máximas vão descer entre 02 a 07 graus em Portugal continental no domingo, dia em que há a possibilidade de aguaceiros dispersos nas regiões do centro e sul, disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.
O incêndio que atingiu o concelho de Seia, no distrito da Guarda, está circunscrito e decorrem hoje os trabalhos de consolidação e rescaldo, segundo uma publicação do município nas redes sociais.
A Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) congratulou-se hoje com a inclusão dos produtos de cortiça na lista de isenções do acordo comercial entre os EUA e a União Europeia, destacando a “importância estratégica” desta decisão para Portugal.
Um bombeiro ficou hoje ferido com gravidade no incêndio que começou em Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, disse fonte da Proteção Civil.
Mais de 20 concelhos dos distritos da Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF) da PSP, conhecida como ‘mini SEF’, entra hoje em vigor com 1.200 polícias aptos para controlo de fronteiras nos aeroportos.
O passado mês de julho foi o 7.º mais seco em Portugal desde 2000 e o 9.º mais quente desde 1931, sendo classificado como muito seco e muito quente, informou hoje o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
O homem que ficou ferido com gravidade num incêndio no Sabugal, na terça-feira, e que foi transferido para o Hospital de São João, no Porto, possui 75% da área corporal queimada e apresenta um quadro grave, revelou hoje fonte hospitalar.
Oito encomendas oriundas do Extremo-Oriente com mais de 2.000 notas falsas foram apreendidas pela Polícia Judiciária (PJ) no âmbito de uma operação com o apoio da Europol, anunciou hoje a força policial portuguesa.