Elevador da Glória ao abandono: sem manutenção desde agosto por causa do preço

O concurso público lançado pela Carris para a manutenção do Elevador da Glória foi cancelado em agosto, depois de todas as propostas apresentadas terem ficado acima do preço-base estipulado, revelou o jornal ECO.

© LUSA/MIGUEL A. LOPES

O concurso, aberto a 28 de abril, previa um contrato de três anos para assegurar a manutenção do histórico ascensor, com um valor-base de 1,9 milhões de euros, sem IVA. No entanto, a 14 de agosto, a Carris decidiu anular o procedimento, uma vez que nenhuma das propostas recebidas se enquadrava no montante definido.

“Esta oportunidade foi cancelada em 14/08/2025, pelas 17h05, sendo a data oficial do cancelamento 01/09/2025, às 17h16, devido ao seguinte motivo: Tendo em consideração que as propostas apresentadas pelos concorrentes são superiores ao preço-base, foi aprovada a decisão de não adjudicar o Processo n.º 046/2025, bem como revogada a decisão de contratar, nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 79.º do CCP”, refere a comunicação consultada pelo ECO.

O elevador, que descarrilou na quarta-feira provocando 15 mortos e 23 feridos, estava, assim, sem manutenção diária desde o final de agosto, nomeadamente sem a verificação dos cabos de tração.

O Ministério Público abriu um inquérito para apurar as causas do acidente.

Últimas do País

A violência psicológica e emocional representa quase 78% dos casos de violência doméstica contra adultos mais velhos, sendo as vítimas maioritariamente mulheres e os supostos agressores filhos, noras ou genros, conclui um estudo hoje divulgado.
Nos primeiros seis meses do ano, em média, 17 pessoas praticaram o crime de furto por carteirista por dia, segundo os dados divulgados hoje pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que registou mais de três mil ocorrências.
Um vigilante do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) da Amadora foi esfaqueado esta quarta-feira por um formando daquela instituição.
O concurso público lançado pela Carris para a manutenção do Elevador da Glória foi cancelado em agosto, depois de todas as propostas apresentadas terem ficado acima do preço-base estipulado, revelou o jornal ECO.
Onze detidos por tráfico de droga nos distritos de Leiria, Lisboa e Santarém ficaram sujeitos a apresentações bissemanais às autoridades policiais, medida de coação aplicada pelo Tribunal de Leiria, disse hoje um dos seus advogados.
O tribunal que está a julgar a Operação Marquês deu hoje 10 dias ao Ministério Público (MP) e arguidos para se pronunciarem sobre o pedido de extinção do processo contra Ricardo Salgado feito pela defesa do ex-banqueiro.
O número de mortos do acidente de quarta-feira no elevador da Glória subiu para 17, anunciou hoje a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, Margarida Castro Martins.
O descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, provocou 15 vítimas mortais, segundo o INEM.
Os crimes cometidos por grupos organizados de pessoas que se dedicam a roubos, tráfico de droga e cibercrime quase que triplicaram em 2024 comparativamente a 2023 na área da Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGR-P), segundo um relatório hoje divulgado.
O ano de 2025 é o terceiro pior de sempre em termos de área ardida até 31 de agosto, indica o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), avançando que 17% dos grandes incêndios começaram à noite.