Atendimentos em urgências do SNS diminuiu cerca de 4% em duas décadas

O número de atendimentos em serviço de urgência do Serviço Nacional de Saúde diminuiu cerca de 4% em duas décadas, entre 2003 e 2023, período em que o número de enfermeiros especialistas triplicou, segundo dados divulgados hoje pelo INE.

© D.R.

As estatísticas divulgadas no Dia do Serviço Nacional de Saúde referem que, em 2023, existiam em Portugal 242 hospitais, mais 38 comparativamente a 2003, dos quais 107 eram públicos ou em parceria público-privada (PPP) de acesso universal, ou seja, integravam o SNS ou os serviços regionais de saúde das Regiões Autónomas.

Nestes hospitais, a duração média de internamento foi de nove dias em 2023 (7,6 dias em 2003), ano em que foram realizadas quase 14 milhões de consultas externas, sobretudo de especialidades médicas (61%), destacando-se a Oncologia Médica, a Pediatria e a Psiquiatria, precisam as Estatísticas da Saúde do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Nesse ano, o número de atendimentos em serviço de urgência nos hospitais públicos ou em PPP de acesso universal foi de 6,5 milhões, o que reflete uma redução de cerca de 4% entre 2003 e 2023.

Em 31 de dezembro de 2023, estavam ao serviço nos hospitais públicos ou em PPP de acesso universal 23.551 médicos, dois terços dos quais eram especialistas, e 43.468 enfermeiros, 23% dos quais eram especialistas.

Nas últimas duas décadas, verificou-se sobretudo o aumento do número de hospitais privados, passando de 89 em 2003 para 130 em 2023.

Segundo o INE, o SNS e os serviços regionais de saúde das Regiões Autónomas têm sido, em conjunto, os principais agentes financiadores da despesa corrente em saúde, suportando, em média nos últimos quatro anos, 54,8% do total.

Em média, 28,9% da despesa corrente foi suportada diretamente pelas famílias, refere o INE, destacando ainda o aumento do peso relativo da despesa das sociedades de seguros nos últimos anos.

Últimas do País

Guardas prisionais detetaram na madrugada desta segunda-feira, numa camarata da cadeia de Alcoentre, um saco com 30 telemóveis, drogas, bebidas alcoólicas e uma corda, alegadamente deixado por intruso que penetrou no perímetro prisional, segundo fonte sindical.
O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) confirmou hoje que no segundo dia da greve parcial na CP serão novamente suprimidos dois comboios e denunciou que a empresa reduziu o número de carruagens para minimizar o impacto da paralisação.
A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar a divulgação de IPTV 'pirata' em páginas do Governo português, na sequência de uma queixa apresentada pela GEDIPE, disse hoje à Lusa o seu diretor.
Um professor condenado por abusar sexualmente de uma aluna de 12 anos numa escola de Matosinhos, distrito do Porto, vai poder voltar a dar aulas, segundo um acórdão do Tribunal da Relação do Porto (TRP) consultado pela Lusa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para o risco de inundações, cheias e acidentes rodoviários devido às previsões de chuva e vento fortes, trovoada e agitação marítima a partir da tarde de hoje.
Três crianças foram encontradas pela PSP num edifício devoluto numa zona conotada com o consumo de droga, no Bairro Padre Cruz, em Lisboa, tendo sinalizado o caso à Comissão de Menores
O Tribunal de Coimbra condenou hoje a uma pena de prisão efetiva de dois anos e três meses o recluso que atacou um guarda do Estabelecimento Prisional de Coimbra, em março do ano passado.
A PJ indicou hoje que ficaram em prisão preventiva os quatro detidos na operação que realizou juntamente com a Marinha e Força Aérea e resultou na apreensão de 1,7 toneladas de cocaína no Oceano Atlântico.
Os trabalhadores em arquitetura denunciaram hoje “práticas reiteradas e instituídas” de assédio laboral no setor, apontando a precariedade como principal instrumento de intimidação, e anunciaram que vão lutar contra o pacote laboral do Governo, que agrava as condições.
O caso ocorreu na Maternidade Daniel de Matos, integrada na Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, para onde a grávida, de 43 anos, foi encaminhada por se ter sentido mal. Um bebé morreu na barriga da mãe, que estava em final de gravidez.