Pelo menos 14 mortos em desabamento de mina na Venezuela

Pelo menos 14 pessoas morreram no desabamento de uma mina em El Callao, na Venezuela, após chuvas torrenciais terem atingido a região a sudeste de Caracas, informaram hoje as autoridades.

© D.R.

O acidente ocorreu na manhã de domingo na mina Quatro Esquinas de Caratal, na cidade de El Callao, a cerca de 850 quilómetros a sudeste de Caracas, onde três minas verticais desabaram, surpreendendo os mineiros, durante o intenso dia de chuvas torrenciais.

As operações de busca e salvamento começaram com “o bombeamento de todos os poços da área para baixar o nível da água e, em seguida, a avaliação dos esforços de resgate” para as pessoas presas dentro da mina de ouro, referiram as autoridades, sem fornecer mais detalhes.

As autoridades criaram um posto de comando para coordenar as operações de recuperação dos 14 corpos.

O número de mortos baseia-se no testemunho de outros mineiros, informaram os bombeiros de El Callao nas redes sociais.

O município de El Callao é conhecido pelas jazidas de ouro, na zona do Arco Mineiro do Orinoco, o que a torna numa zona de intensa atividade mineira informal, com precárias condições de segurança.

O Instituto Nacional de Meteorologia e Hidrologia (Inameh) da Venezuela alertou para a influência local do fenómeno La Niña, que intensifica a estação chuvosa em grande parte do território venezuelano.

Em fevereiro de 2024, um desabamento na mina ilegal Bulla Loca, também no estado venezuelano de Bolívar, causou a morte de pelo menos 15 mineiros, tendo 11 ficado feridos.

Em junho de 2023, segundo a imprensa local, um desabamento na mina Isidora, no município de El Callao, causou a morte por asfixia de 12 mineiros.

Últimas do Mundo

A empresa de energia Endesa comunicou hoje que dados de milhões de clientes em Espanha foram alvo de “pirataria” informática.
Milhares de agricultores juntaram-se este sábado, dia 10 de janeiro, em Athlone, no centro da Irlanda e em Ourense, Espanha, para protestar contra o acordo de comércio livre entre a União Europeia e o Mercosul, de acordo com as agências AFP e EFE.
A polícia de Devon e Cornualha informou que a vítima mortal é um homem com cerca de 50 anos que morreu na noite de quinta-feira após a queda de uma árvore sobre a caravana em que se encontrava.
As autoridades australianas declararam hoje o estado de catástrofe devido à dimensão dos incêndios florestais, que destruíram várias casas e devastaram vastas áreas de floresta no sudeste rural do país.
O número de insolvências de empresas na Alemanha atingiu em 2025 o nível mais alto dos últimos 20 anos (17.604), de acordo com uma análise divulgada hoje pelo Instituto Leibniz de Investigação Económica de Halle (IWH).
A igreja católica de Espanha vai assumir a reparação de centenas de vítimas de abusos sexuais cujos casos não podem já ter resposta por via judicial, segundo um acordo assinado hoje entre a Conferência Episcopal e o Governo.
A justiça britânica aplicou penas de prisão a três residentes de Epping, em Essex, que, somadas, superam a condenação do imigrante ilegal responsável por crimes sexuais que desencadearam os protestos.
Os aeroportos europeus de Amesterdão, Bruxelas e Paris tiveram hoje de cancelar centenas de ligações aéreas, incluindo para Portugal, devido à queda de neve e vento, de acordo com as autoridades locais.
A secção do Ministério Público federal alemão responsável pelo combate às ameaças terroristas anunciou hoje que vai investigar a hipótese de terrorismo e sabotagem no apagão em parte de Berlim, ocorrido sábado.
Os agricultores da União Europeia (UE) terão ao seu dispor, no próximo quadro financeiro plurianual 2028-2034, um montante reservado de 293,7 mil milhões de euros, garantiu hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.