Detidas oito pessoas na A2 com taxa de álcool superior a 1,2 g/l

Oito pessoas foram detidas, sete das quais por condução com uma taxa de álcool no sangue superior a 1,2 g/l, considerada crime, numa operação realizada no domingo na Autoestrada 2 (A2) no Seixal, informou, esta segunda-feira, a GNR.

©GNR

Em comunicado, a GNR adianta que no âmbito da ação de fiscalização, realizada entre as 02:30 e as 06:00 de domingo na A2, no sentido Norte/Sul na área de serviço do Seixal, no distrito de Setúbal, foi detida ainda outra pessoa por falta de habilitação legal para conduzir.

Durante a operação, direcionada ao combate à condução sob efeito de álcool, foram levantados 51 autos de contraordenação por excesso de álcool no sangue e apreendidos dois veículos por alterações às características construtivas.

Foram fiscalizados 561 condutores e veículos durante a operação que envolveu 28 militares da GNR e 14 viaturas policiais.

“Esta operação surge na sequência da análise dos fatores de risco do sistema rodoviário, com enfoque no consumo de álcool e na capacidade da UNT [Unidade Nacional de Trânsito] para controlar fluxos de pessoas, veículos e mercadorias, reforçando a presença operacional em pontos críticos de entrada e saída da Área Metropolitana de Lisboa”, refere a Guarda.

Últimas do País

As projeções das televisões para a abstenção nas eleições presidenciais de hoje indicam que deverá situar-se entre os 35,6% e os 43%.
A influência às urnas para a eleição do próximo Presidente da República situava-se, até às 12h00 de hoje, nos 21,18%, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
O escrutínio para eleger o Presidente da República decorre hoje e a tomada de posse do próximo chefe do Estado acontece em 09 de março, perante a Assembleia da República, como manda a Constituição de 1976.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) esclareceu hoje que os boletins de voto na segunda volta das eleições presidenciais terão os nomes de dois candidatos.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) aplicou 19 processos de contraordenação a oficinas de automóveis pela falta do livro de reclamações e por não terem taxas e impostos nos preços afixados.
O Infarmed recebeu mais cinco pedidos para a realização de ensaios clínicos em 2025, totalizando 209, e autorizou 190, segundo dados hoje divulgados, que revelam uma diminuição do tempo médio de decisão para 32 dias.
Carência de professores generaliza-se a todo o país e obriga escolas a recorrer a horas extraordinárias e soluções de recurso.
Portugal registou mais mortes em 2025, com mais 3.124 óbitos face a 2024, mas os óbitos de crianças com menos de um ano baixaram.
O Heliporto do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, registou mais de 200 aterragens desde que retomou a atividade há 10 meses, dando resposta a pedidos de todo o país, anunciou hoje a instituição.
Quinze distritos estão atualmente sob aviso amarelo devido à previsão de neve e agitação marítima por vezes forte, avançou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).