De acordo com um comunicado da PJ, a que o Jornal de Notícias teve acesso, o suspeito terá contactado a vítima sob o pretexto de entregar guloseimas destinadas aos filhos, convencendo-a a ausentar-se temporariamente da habitação. Contudo, tratava-se de um plano para conseguir aceder ao interior da casa sem ser detetado.
Mais tarde, já durante a noite, a mulher foi surpreendida no quarto pelo ex-companheiro, que se encontrava escondido. Segundo a investigação, o homem terá recorrido à coação e a agressões físicas para forçar a vítima a manter relações sexuais.
A vítima, temendo uma escalada de violência que colocasse em risco a sua integridade e a dos filhos, conseguiu pedir ajuda a um vizinho. Este alertou de imediato a Guarda Nacional Republicana (GNR), que se deslocou rapidamente ao local e pôs termo à situação.
A PJ foi chamada a intervir e, após as diligências iniciais de recolha de prova, procedeu à detenção do suspeito, sublinhando a existência de um historial de violência doméstica envolvendo o mesmo indivíduo.
O arguido, com registo criminal por crimes contra pessoas e contra a propriedade, já cumpriu pena de prisão. Foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de proibição de contacto com a vítima e de apresentações trissemanais às autoridades.