Ministra da Saúde demite presidente do INEM

Está também em curso uma mudança de nome: o INEM deverá passar a designar-se Autoridade Nacional de Emergência Médica, após aprovação em Conselho de Ministros esta sexta-feira.

© Folha Nacional

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afastou Sérgio Janeiro da presidência do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) na noite de quinta-feira. Para o seu lugar foi indicado Luís Cabral, antigo secretário regional da Saúde dos Açores entre 2012 e 2016. A instituição passará também a designar-se Autoridade Nacional de Emergência Médica, alteração que deverá ser ratificada esta sexta-feira em Conselho de Ministros.

Segundo a RTP, a saída de Sérgio Janeiro foi comunicada durante uma reunião realizada ao final da tarde, por volta das 19h00, no Ministério da Saúde. No encontro, a ministra informou o então presidente da intenção de proceder à substituição da direção do instituto.

Enquanto o novo dirigente não toma posse, previsto para 3 de novembro, as funções de presidência serão exercidas interinamente por Alexandra Ferreira, vogal do atual conselho diretivo.

A nomeação de Luís Cabral ainda carece de aprovação formal pelo Conselho de Ministros, mas a escolha já está a suscitar críticas entre profissionais do setor. Um grupo de trabalhadores enviou uma carta ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, solicitando a reavaliação da decisão, apontando falhas na gestão do sistema de emergência médica nos Açores, consideradas semelhantes às que afetam atualmente o INEM.

Sérgio Janeiro, recorde-se, foi nomeado em julho de 2024 para um mandato inicial de 60 dias, mas acabou por permanecer no cargo até agora. O seu mandato ficou marcado por diversos episódios polémicos, entre os quais a greve de novembro de 2024, associada à investigação de 12 mortes por alegados atrasos no socorro, e pelos problemas no contrato com a empresa Gulfmed para o serviço de helicópteros de emergência.

Devido ao atraso no concurso público para o novo contrato, avaliado em mais de 77 milhões de euros por um período de cinco anos, o Estado foi obrigado a recorrer temporariamente à Força Aérea Portuguesa. Atualmente, o país dispõe apenas de três helicópteros operacionais, sendo que apenas um pode voar durante 12 horas por dia.

Últimas do País

A capitania do porto do Funchal alertou hoje para a agitação marítima forte prevista para o arquipélago da Madeira, emitindo um conjunto de recomendações.
Crime ocorreu em fevereiro de 2025, mas só foi denunciado meses depois, quando a vítima foi identificada como grávida. Exames de ADN confirmaram a autoria dos factos.
Mais de 60% das vagas para Medicina Geral e Familiar (MGF) ficaram por preencher no concurso de segunda época, que terminou com a ocupação de 50 das 142 abertas, segundo dados a que a Lusa teve acesso.
Mais de mil pedidos por dia, utilização recorde e quase 120 mil utentes no limite anual. O sistema de autodeclarações atinge máximos históricos e levanta alertas sobre o seu uso intensivo.
Os efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal Continental vão começar a fazer-se sentir a partir da tarde de hoje, tendo sido emitidos vários avisos de chuva, vento, neve e agitação marítima, segundo o IPMA.
Suspeito de 43 anos era alvo de mandado internacional por crimes de violência sexual e agressões à companheira. Enfrenta pena até 15 anos de prisão.
As bodycams para a PSP e a GNR vão custar seis milhões de euros e deverão começar a chegar ainda este ano, após um processo arrastado desde 2023.
A venda de livros em Portugal cresceu 6,9% em 2025, em relação ao ano anterior, o que se traduziu num total de quase 15 milhões de livros vendidos, um aumento muito impulsionado pelos livros de colorir e infantis.
Um homem de 57 anos foi constituído arguido por maus-tratos a animais de companhia após uma operação de buscas a uma loja em Penafiel, tendo sido resgatados 124 animais, 104 dos quais exóticos, apurou hoje a GNR.
Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).