“Um homem de 35 anos, residente em Oléron, atropelou deliberadamente vários peões e ciclistas numa estrada entre Dolus d’Oléron e Saint-Pierre d’Oléron”, disse à agência de notícias AFP Arnaud Laraize, procurador distrital de La Rochelle.
No momento da detenção, o suspeito gritou “Allahu Akbar” [Deus é grande, em árabe, expressão usada habitualmente por terroristas quando cometem atentados em nome do Islão], acrescentou o procurador.
“No entanto, o motivo ainda não foi confirmado e a investigação terá de o determinar”, acrescentou, especificando que a Procuradoria Nacional Antiterrorismo (PNAT) “ainda não assumiu o caso nesta fase”.
O suspeito, Jacques G., é conhecido por delitos comuns, afirmou Laraize, referindo que agora foi detido por “tentativa de homicídio”.
O homem, na casa dos trinta anos, “atropelou deliberadamente” as vítimas “ao longo de vários quilómetros”, confirmou à AFP uma fonte próxima da investigação.
O presidente da Câmara de Dolus d’Oléron, Thibault Brechkoff, mencionou na rede social Facebook os incidentes causados “deliberadamente” na sua cidade e na vizinha Saint-Pierre d’Oléron.
O autarca disse a um correspondente da AFP que o suspeito é residente em Saint-Pierre d’Oléron.
O ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, anunciou que se deslocaria ao local “a pedido do primeiro-ministro” francês, Sébastian Lecornu.