Google e Apple com acordo de 868 ME para atualizar assistente Siri com IA

A Apple e a Google estão a fechar um acordo que ajudará a colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM, na sigla em inglês), de acordo com a Bloomberg, citada pela Europa Press.

© D.R.

Como parte desta parceria, a Google está a trabalhar num modelo personalizado, baseado na sua própria tecnologia, que terá uma capacidade de 1,2 biliões de parâmetros, uma medida que permite ajustar o comportamento da IA e que determina a sua precisão e fiabilidade.

Atualmente, o modelo que a Apple usa para o sistema Apple Inteligence tem 150 mil milhões de parâmetros, pelo que o modelo Gemini da Google será usado para melhorar a capacidade de resumir e planear as funções da Siri.

O modelo personalizado será executado nos servidores de computação privada na nuvem da Apple e não na infraestrutura da Google.

O acordo tem um custo de mil milhões de dólares por ano (cerca de 868 milhões de euros) para a empresa de Cupertino, embora a Apple não pretenda que esta seja uma solução a longo prazo, mas que exista apenas até que as suas equipas possam desenvolver uma nova IA própria que permita substituir o Gemini.

A empresa prevê que este assistente de voz redesenhado chegue ao mercado na primavera de 2026, estando a Siri integrada com outras aplicações e com capacidade de compreender a linguagem natural para facilitar o controlo total do dispositivo apenas com a voz.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.
Mais de 3.500 pessoas foram retiradas hoje de casa por precaução na Andaluzia, sul de Espanha, devido às chuvas intensas, com as autoridades a alertarem para o risco de transbordo de 14 rios na região.
O feito ocorreu na sexta-feira, quando Austin Appelbee realizava uma saída em 'paddle' e caiaque com a mãe e os irmãos ao largo de Quindalup, cerca de 250 quilómetros a sul de Perth, no estado da Austrália Ocidental.
Espanha recebeu 96,77 milhões de turistas em 2025, mais 3,21% do que em 2024 e um recorde nos registos do país, revelou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE).
Com centenas de milhares de novos eleitores a entrar no censo nos próximos anos, os dados mostram que as regularizações estão a transformar-se, de forma silenciosa mas decisiva, em poder eleitoral.
Os emigrantes portugueses votaram em número recorde na primeira volta das presidenciais de 18 de janeiro, mas a abstenção mudou-se dos 96%, segundo os resultados da Administração Eleitoral.
Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.