Um agente da PSP conseguiu salvar a vida de um bebé de um ano que estava inanimado e sem respiração em Loures, numa intervenção que durou segundos mas evitou o pior. A criança encontra-se internada no Hospital Beatriz Ângelo, sob observação, mas sem risco de vida, segundo informação policial.
O episódio aconteceu na tarde de quinta-feira, durante uma patrulha de rotina, relata o Jornal de Notícias (JN), quando os polícias foram alertados por populares para uma situação de emergência numa rua próxima. Ao chegarem ao local, encontraram um cenário de pânico: dentro de um edifício, vários moradores, incluindo o pai do bebé, gritavam desesperados por ajuda, rodeando a criança que não reagia a qualquer estímulo.
Segundo a PSP, o bebé estava a brincar com o pai quando sofreu convulsões súbitas, começou a espumar pela boca e ficou com o rosto extremamente vermelho, acabando por deixar de respirar.
Perante a gravidade do momento, um dos agentes agarrou imediatamente na criança, colocando-a de bruços sobre o antebraço e iniciando manobras de estímulo e massagens nas costas, na tentativa de recuperar os sinais vitais. Ao mesmo tempo, o segundo polícia contactou o 112, seguindo as instruções em tempo real dos técnicos de emergência.
Até que, finalmente, o bebé começou a chorar, recuperando a respiração. O agente manteve-o ao colo, monitorizando os batimentos cardíacos até à chegada dos Bombeiros de Loures, que transportaram a criança ao hospital, conta o JN.
A PSP destaca que a intervenção rápida e coordenada dos agentes foi essencial para o desfecho positivo deste caso, que poderia ter terminado de forma trágica.