Convenção Autárquica do CHEGA: Atestados de residência? “Acabou a bandalheira”

O CHEGA elegeu nas últimas eleições autárquicas 13 presidentes de junta. Se um dos temas da campanha foi a ‘imigração’, a ‘passagem de atestados de residência sem qualquer controlo’ foi o tema e uma das grandes bandeiras dos autarcas do CHEGA.

© Folha Nacional

Na Convenção Autárquica do partido, que decorreu no Entroncamento no passado dia 6 de dezembro, o Folha Nacional recolheu o testemunho de Luís Moita (Freguesia de Nossa Senhora de Fátima), Bernardo Cabral (UF do Poceirão e Marateca) e de Pedro Araújo (UF da Atalaia, Alto-Estanqueiro e Jardia), três presidentes de junta, que foram unânimes: “a bandalheira dos atestados de residência passados em barda acabou.”

Luís Moita referiu: “estamos a compilar um relatório para denunciar casos de apoio à imigração ilegal que será enviado para a AIMA”. Já Pedro Araújo foi mais longe: “as máfias da apanha ilegal de amêijoa no Tejo ainda tentaram, mas já perceberam que o tempo do ‘regabofe’ socialista acabou”.

Já Bernardo Cabral indicou que: “a mudança no Poceirão e Marateca foi mais longe, para além de um maior rigor na passagem dos atestados de residência, acabámos com toda a simbologia comunista nas escolas e edifícios públicos da freguesia”.

Últimas do País

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 764 ocorrências relacionadas com o mau tempo, entre as 00:00 e as 12:30, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, disse à Lusa o comandante Telmo Ferreira.
A GNR, a PSP e o Município de Leiria estão a alertar a população para burlas e avisaram que em contextos de reconstrução como o atual, devido à depressão Kristin, podem surgir casos de pessoas que se fazem passar por entidades públicas.
O presidente da Câmara de Ansião, no distrito de Leiria, disse hoje que cerca de 60% do concelho continua sem eletricidade, após a depressão Kristin, mas assegurou que as escolas estarão em condições de abrir já na terça-feira.
Portugal era, em 2024, o quarto Estado-membro com maior percentagem de pessoas incapazes de aquecer adequadamente as casas (14,5%), tendo a média da União Europeia (UE) sido de 9,2%, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.
A PSP apelou hoje à denúncia de qualquer tipo de crime, em contexto escolar ou noutro ambiente, no arranque da operação nacional ‘Internet Mais Segura’, dirigida aos alunos ao 1.º ao 3.º ciclo do ensino básico e secundário.
Uma grua de grandes dimensões que caiu hoje de madrugada na Figueira da Foz, litoral do distrito de Coimbra, atingiu seis casas em três ruas da zona turística do Bairro Novo, e provocou três desalojados, informou fonte oficial do município.
A E-Redes registou hoje um aumento do número de novas variações na rede eléctrica nacional, devido ao agravamento das condições atmosféricas durante a madrugada, e às 08:00, estavam sem luz 161 mil clientes.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 263 ocorrências, entre as 00:00 e as 08:00 relacionadas com o mau tempo, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, disse à Lusa Telmo Ferreira.
As Forças Armadas têm mais de mil militares empenhados no terreno para apoio direto à população, além de 211 viaturas e 12 equipamentos de comunicações de emergência, anunciou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
Uma mulher foi baleada na madrugada de hoje na Avenida de Ceuta, em Lisboa, disse à Lusa fonte da Polícia Judiciária (PJ) que está a investigar o caso.