Preços do gás na Europa sobem após ameaça de greves na Austrália

© D.R.

Os preços do gás natural na Europa subiram hoje 9%, após os trabalhadores de um projeto de exportação na Austrália terem ameaçado com uma greve, em setembro, que pode afetar significativamente os fornecimentos globais.

contrato de gás natural TTF (‘Title Transfer Facility’), que serve de referência para a Europa, subiu 9%, para um máximo de 41 euros por megawatt-hora (MWh), enquanto o contrato para entrega em setembro aumentou 6,84%, para 38,9 euros por MWh.

Os trabalhadores das plataformas de gás de North West Shelf, detidas pela Woodside e que alimentam a maior fábrica de GNL australiana, ameaçaram avançar para a greve, a partir de 02 de setembro, por melhores salários e condições de segurança, tendo dado à empresa um prazo de sete dias, que termina no domingo, para chegar a um acordo.

Segundo a Bloomberg, as possíveis paralisações na Austrália podem afetar 10% das exportações de gás natural liquefeito (GNL), a nível global.

A Europa ainda está a recuperar da crise energética do ano passado, quando os cortes na oferta russa deixaram o continente altamente exposto às variações no mercado global.

Os preços do gás ainda estam longe dos máximos registados no último ano mas, embora a Europa raramente receba combustível da Austrália, as eventuais restrições no envio de GNL para a Ásia poderiam aumentar a competição por cargas alternativas.

Últimas de Economia

A taxa de desemprego em Espanha aumentou ligeiramente no terceiro trimestre, atingindo os 10,45% da força de trabalho, face aos 10,29% do final de junho, segundo os dados oficiais divulgados hoje.
A confiança dos consumidores aumentou, em outubro, pelo segundo mês consecutivo na União Europeia (UE), para -13,5 pontos, e na zona euro para -14,2 pontos, divulgou hoje a Comissão Europeia.
Portugal desceu uma posição no ranking europeu de poder de compra, ocupando agora o 22.º lugar entre 42 países, apesar de o rendimento disponível dos portugueses ter aumentado 15,7% face ao ano anterior, segundo o Correio da Manhã.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) aplicou, em decisões proferidas no terceiro trimestre deste ano, cinco coimas no montante total de 91.250 euros, adiantou o regulador, numa nota no seu 'site'.
O endividamento do setor não financeiro, que reúne administrações públicas, empresas e particulares, aumentou cerca de 3.200 milhões de euros em agosto face a julho, para 857.000 milhões de euros, anunciou hoje o Banco de Portugal (BdP).
O Tribunal de Contas (TdC) e o membro português do TdC europeu alertaram hoje para os atrasos na execução dos fundos europeus, nomeadamente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Banco de Portugal (BdP) emitiu hoje um alerta para ajudar os cidadãos a identificarem mensagens e chamadas telefónicas com falsas propostas de trabalho que, na realidade, correspondem a fraudes financeiras.
Os preços da habitação aceleraram em 19 dos 24 municípios com mais de 100 mil habitantes, no segundo trimestre, com Vila Nova de Gaia e Coimbra a liderar os maiores acréscimos, avançou esta quarta-feira o INE.
O Conselho Orçamental Europeu (COE), organismo consultivo independente da Comissão Europeia, criticou hoje a “reforma apressada e fragmentada” das regras orçamentais da União Europeia (UE), com tetos para défice e dívida pública, defendendo uma abordagem “mais restritiva”.
O preço mediano dos 41.608 alojamentos familiares transacionados, no segundo trimestre, foi 2.065 euros por metro quadrado, mais 19% que no mesmo período de 2024 e após um aumento de 18,7% no trimestre anterior, segundo o INE.