Universidade da Beira Interior implementa projeto de promoção da saúde mental

A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, vai implementar um projeto de promoção da saúde mental, um investimento de 307 mil euros que permite reforçar a resposta na área e diversificar o tipo de intervenção.

© Técnico Lisboa

O “AltaMente Saudáveis”, com a duração de três anos e financiado pelo Programa de Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, pretende dar especial destaque à prevenção, embora também permita dotar o Gabinete de Apoio Psicológico de outras valências.

“Nunca houve na universidade um projeto com desta envergadura para a área da saúde mental. Eu acredito que irá fazer muita diferença neste campo”, vincou a vice-reitora para a Qualidade, Responsabilidade Social e Ação Social, Amélia Augusto, em declarações à agência Lusa.

Além dos dois psicólogos, a universidade vai passar a ter o acompanhamento de mais dois, de um técnico de desporto e de um psiquiatra, não para dar consultas, mas para que possa fazer algum tipo de acompanhamento e a ligação às especializações do Serviço Nacional de Saúde.

“Este projeto vai-nos permitir não apenas reforçar o que já estamos a fazer, o que é muito importante, mas também ter intervenções diferentes e ter um foco especial na prevenção. Vai-nos permitir apostar em diferentes atividades, com diferentes propósitos”, explicou, à Lusa, a vice-reitora para a Qualidade, Responsabilidade Social e Ação Social.

A coordenadora do “AltaMente Saudáveis” sublinhou que aspetos como a pandemia, o isolamento social e a desconstrução dos estigmas associados à saúde mental justificam que mais gente da comunidade académica tenha procurado esta resposta, que já oferecia terapia, sessões de grupo e sessões de relaxamento.

Mas “o espírito do programa não visa apenas a psicoterapia, porque prevenir é melhor do que intervir”, frisou Amélia Augusto, motivo pelo qual a UBI vai formar alunos de todos os cursos e professores para serem “guardiões emocionais”, pessoas capazes de identificar e ajudar colegas que estejam a enfrentar dificuldades.

O programa prevê dar um impulso ao exercício físico, a estilos de vida saudáveis como forma de prevenção e à criação de espaços em que os estudantes das diferentes faculdades possam interagir.

“Uma boa parte da intervenção ao nível da prevenção passa pelo desporto como instrumento para melhorar esses momentos de interação social e de promoção de estilos de vida saudáveis”, revelou a vice-reitora da UBI.

Outra ferramenta a criar, da responsabilidade do pró-reitor do Digital, Pedro Inácio, com a colaboração do Departamento de Informática, é um recurso ‘online’ que a comunidade académica possa utilizar de forma autónoma, com conteúdos de autoajuda e outro tipo de conteúdos disponíveis.

“Acreditamos que são recursos com os quais eles lidam bem e que recebem melhor do que, por exemplo, a informação passada por via tradicional, como um folheto”, vincou Amélia Augusto.

A vice-reitora salientou que “o bem-estar dos estudantes é uma preocupação da reitoria” e acrescentou que “as questões de saúde mental fazem parte do bem-estar dos estudantes”.

A primeira reunião do projeto já se realizou e o “AltaMente Saudáveis” vai começar agora a ser implementado.

Últimas do País

A Autoridade tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje para a circulação de novos emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes aos quais é pedido que acedam a links maliciosos.
O incidente que levou um avião Airbus A320 a aterrar de urgência no Aeroporto Francisco Sá Carneiro teve origem num caso de inalação de odores ('fumes', em inglês) e não de fumo, esclareceu fonte da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP).
O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) começa hoje a reforçar a vigilância nas praias do continente devido às férias de Páscoa, antevendo o aumento da frequência balnear numa altura em que a época oficial ainda não começou.
O Ministério da Saúde abriu 579 vagas para recém-especialistas em Medicina Geral e Familiar, das quais 97 em zonas consideradas carenciadas, depois de terem ficado por preencher no concurso lançado em dezembro mais de 70% dos lugares.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve o suspeito de matar um jovem de 19 anos junto ao Bar Académico, em Braga, na madrugada do último sábado, disse hoje à agência Lusa fonte policial.
O serviço que permite aos utentes pedir uma autodeclaração de doença tem cada vez mais procura, tendo sido já emitidas 888 mil baixas pelo SNS desde 2023, com 163 mil pessoas a atingirem o limite de pedidos por ano.
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) levantou sete autos de notícia no Parque Natural de Montesinho, distrito de Bragança, por limpezas de terrenos em incumprimento com as regras da área protegida, informou hoje o organismo.
Os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga vão estar durante toda a manhã de sábado sob aviso amarelo por causa da chuva, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A operação da PSP no Martim Moniz, em dezembro, cumpriu todos os critérios legais, concluiu a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), que arquivou o inquérito, revela hoje o Diário de Notícias (DN).
Após pedido de asilo, Al Zoubandi ataca esquadra da PSP com o objetivo de matar o chefe da esquadra. Para o CHEGA, qualquer estrangeiro que cometa crimes graves deve ser “imediatamente devolvido ao seu país de origem".